Round 1: locadoras x concessionárias

Ana Silva
Ana Silva
3 min. para leitura
Round 1: locadoras x concessionárias
Woman buying the car. Lady in a car salon. Manager with a client

De um lado as locadoras que estão mais avançadas em tecnologia de IoT, não cobram impostos e seguro. Do outro, temos as concessionárias que realizam o sonho de ter o próprio carro e a oportunidade de ir e vir, sem precisar encontrar preços, estabelecimento de carsharing, etc. Quem vai ganhar esse combate?

A crise de semicondutores afetou todo o mercado automobilístico e, em 2021, os preços dos carros seminovos e usados tiveram uma alta valorização de até 20% para certos modelos, e o zero KM ficou entre 25,4% até atingir o pico de 35%. Isso resultou em uma queda de 40% nas vendas dos novos e de 29,9% dos seminovos e usados. Já as locadoras, tiveram um aumento de 56%. Já sabemos quem ficou com o cinturão no ano passado.

Mas, agora, com a redução do imposto, talvez o sonho do jovem brasileiro volta a permear as mentes. Mas será? Segundo Daniel Schnaider, especialista em tecnologias disruptivas e CEO da Pointer by Power Fleet Brasil – líder no segmento de IoT para veículos, afirma: “as montadoras precisam abrir a mente em relação à tecnologia embutida, afinal, o que ganha para o cliente final é redução de custo e segurança”.

Diante disso o CEO mostra que as locadoras e outras opções de mobilidade como carsharing e motoristas de aplicativo ganham destaque. Carros por assinatura, por exemplo, também ganharam espaço junto a fatores como alta dos impostos combinados à pandemia. “Existem inúmeros benefícios nas diversas opções de mobilidade disponíveis, tais como a garantia de manutenção do veículo, tecnologias embarcadas capazes de oferecer cada vez mais praticidade e segurança na viagem”.

Quando você aluga um carro, você leva junto com ele opções tecnológicas necessárias como exemplos a redução de combustível, uma vez que que o serviço de roteirização mostra o caminho mais econômico; a garantia de uma boa manutenção, já que os dispositivos de IoT embutidos nos automóveis avisam com antecedência falhas; e garantia de km rodado, a telemetria é capaz de mostrar com exatidão quanto o veículo rodou, trazendo segurança ao locador e locatário.

As montadoras que não se atualizarem em relação às melhorias tecnológicas, provavelmente sofrerão um nocaute inevitável.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo