Home Estilo de vida Dormir é uma ferramenta para o bem-estar mental
Estilo de vida

Dormir é uma ferramenta para o bem-estar mental

Envie
Dormir é uma ferramenta para o bem-estar mental
Foto: Divulgação
Envie

O Home Center Ferreira Costa dá dicas em como ter uma noite de sono mais confortável e tranquila.

Não é apenas fisicamente que uma pessoa descansa durante a noite, mas mentalmente também. Além de uma série de processos biológicos que só acontecem no cérebro enquanto a pessoa dorme, as emoções também descansam. São benefícios essenciais para a saúde mental e emocional que só acontecem durante o sono.

Segundo o Ministério da saúde, estima-se que mais de 50% dos brasileiros acima de 65 anos tenham problemas do sono e cerca de 30% dos adultos jovens. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro do Sono, a insônia atinge aproximadamente 4 a cada 10 brasileiros, aproximadamente 40% da população brasileira sofre com algum distúrbio de sono.

As alterações mais comuns são a Insônia, Roncos, Bruxismo e Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Além disso, estudos recentes revelam que o sono é um fator importante e está diretamente ligado a aprendizagem. Existe uma ligação direta e positiva entre a qualidade do sono com a capacidade de aprender, memorizar e raciocinar.

Uma boa noite de sono é necessária para que uma pessoa possa processar as suas emoções e consolidar as memórias positivas. Por outro lado, dormir mal é uma forma bastante eficaz de consolidar apenas as memórias negativas, e ainda por cima, enfrentar o mau humor no dia seguinte.

E para proporcionar uma noite aconchegante e confortável, o Home Center Ferreira Costa dá algumas dicas para proporcionar uma condição ideal para o descanso e relaxamento.

A primeira dica é o colchão. Ele importa e muito! O ser humano passa cerca de um terço da sua vida em cima de um colchão. Um colchão ruim pode prejudicar não só uma boa noite de sono, como também o estado de saúde do usuário. Dessa forma, é certo dizer que a escolha e cuidados com o colchão podem impactar sua vida em geral e não apenas o seu sono. Em tempos e tempos, é aconselhável a troca do colchão. Mas, nem sempre, essa troca deve ser feita pelo tempo de uso, mas a principal coisa é se questionar como está a sua qualidade de sono. Além disso, alguns sinais podem te mostrar qual é o momento de realizar a troca do seu colchão. Confira:

O colchão não está mais firme e demonstrado sustentação;

Fica com a marca do seu corpo por muito tempo;

A temperatura deixou o colchão muito mole;

O preenchimento do colchão não está mais uniforme;

Quando ele fica muito barulhento;

Ele já passou da data de validade e tempo recomendado para troca;

Você acorda sentindo dores;

Não está conseguindo dormir e fica rolando na cama;

Sempre tem crises de alergia quando vai dormir;

Quando ele não está mais adequado para seu peso.

E o mais importante, se ele foi testado pelo Laboratório de Ensaio acreditado pela CGCRE de acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 17025, sob o nº CRL-1307.

Se o colchão apresenta alguns destes problemas, é importante procurar um novo para substituir.

Mas, ao comprar um colchão, deve-se priorizar as necessidades de quem irá usar, como peso, condições de saúde e alergias, e também conforto. A consideração do biotipo é primordial na escolha, por considerar o tamanho do colchão e a densidade ideal. Ao avaliar o conforto, no Home Center Ferreira Costa você encontra várias opções de colchões: macio, extramacio, médio, firme e extrafirme. Cada um possui características próprias que podem atender as preferências pessoais ou necessidades físicas. Outra dica importante do Home Center é a de verificar as saídas de ar e alças do colchão, pois elas ajudam na ventilação que evita mofos. Além disso, é importante conferir se possui pillow top e se ele é o único ou duplo, para saber se pode ou não virar o colchão quando uma das partes já foram usadas. Ao avaliar o tipo de tratamento do tecido do colchão, considere o conforto e se ele tem propriedades antialérgica, anti ácaros, antibacteriana e anti fungos.

O conforto do colchão também precisa estar em harmonia com as cobertas. Diferentes texturas de tecido podem trazer o conforto que queremos para dias mais quentes e mais frios e as almofadas estampadas trazem cor e alegria à decoração do quarto. Esses foram alguns dos pontos que exploramos na busca por arrumações de cama que prezam pelo máximo de conforto possível.

Coloque primeiro o lençol superior, depois o edredom mais “encorpado” por cima. Deixe uma manta ou cobertor mais fino sempre dobrado aos pés da cama. É chique, deixa a cama está arrumada e serve para quem tem muito frio à noite. Prefira tecidos com fibras naturais, que aquecem e “respiram”. Lãs, flanelas, algodões e veludos são ótimos para a estação mais fria do ano.

Assim como o colchão, o Home Center também te lembra sobre a importância de escolher o travesseiro com bastante cuidado. Isso porque ele não é um mero apoio para a sua cabeça. Sem uma estrutura adequada, o travesseiro pode ser responsável por dores como: cervicalgia, cefaleias, torcicolos, formigamentos nos braços e mãos.

O importante é que ele se adapte à necessidade individual, considerando a distância entre a face e o ombro. ao se deitar, o ombro não deve ficar sobre o travesseiro, independentemente da posição utilizada. Para quem prefere ficar de lado, o travesseiro ideal deve acomodar bem o ombro e a cabeça. Usar outro travesseiro entre os joelhos ajuda a aliviar a pressão nessa área e fará o alinhamento do quadril e a região lombar, permitindo uma noite de sono ainda melhor. Evite dormir de bruços pois pode prejudicar a sua coluna. Se for inevitável, utilize um travesseiro baixo no pescoço e outro sob a região abdominal para aliviar a pressão lombar.

Ao escolher um travesseiro para uma criança, o cuidado deve ser redobrado. Como elas estão em crescimento, têm um tempo maior de sono. Por isso, estão mais sujeitas a alterações posturais nessa fase. O uso de um travesseiro inadequado pode acabar trazendo vícios de postura

É recomendado usar uma capa e trocar a fronha a cada dois dias. Por estar em contato direto com o rosto, é normal que secreções se acumulem. Somadas ao calor do corpo, formam um microclima favorável ao surgimento de ácaros, fungos e bactérias que podem causar vários problemas de saúde, entre eles alergias. Exponha o travesseiro à luz solar e ventilação, para evitar umidade. Se optar por uma limpeza mais profunda, consulte a etiqueta para verificar as recomendações do fabricante.

E a Ferreira Costa precisa te lembrar de substituir o travesseiro de tempos em tempos. Diferente de um colchão, a vida útil de um travesseiro é bem menor e deve ser respeitada para evitar dores e noites mal dormidas.

E para quem anda se identificando com essa situação e vem sentindo falta de algum produto, tanto na loja física quanto no www.ferreiracosta.com poderá encontrar esses e outros produtos. Mas, o mais importante é ter consciência sobre a importância de ter uma boa noite de sono, pois ele repõe energias, revigora o corpo e nos deixa prontos para o dia seguinte. E também, não esquecer de consultar um especialista.

Sobre a Ferreira Costa:

Com 138 anos de história, a Ferreira Costa(@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil.

Envie
Artigo relacionado
Cuidados com a saúde e a firmeza da pele para começar bem o Projeto Verão
Estilo de vida

Cuidados com a saúde e a firmeza da pele para começar bem o Projeto Verão

Sim, o “projeto verão” já começa a mobilizar muita gente que se...

Expo Zen já tem data marcada e está aberta a expositores
Estilo de vida

Expo Zen já tem data marcada e está aberta a expositores

A Expo Zen, evento voltado aos entusiastas de filosofias orientais e práticas...

Setembro Amarelo: como profissionais e empresas podem fazer a diferença
Estilo de vida

Setembro Amarelo: como profissionais e empresas podem fazer a diferença

 O Setembro Amarelo de 2024 chega com um apelo urgente: salvar vidas....

O que não pode faltar na rotina de autocuidados?
Estilo de vida

O que não pode faltar na rotina de autocuidados?

No dia a dia corrido, estabelecer práticas de autocuidado pode não ser...