Entenda quais são as competências técnicas mais importantes para o sucesso profissional, destacando a especialização prática que cada candidato pode trazer para sua função
Hard skills são como um currículo prático, demonstrando aquilo que o profissional realmente sabe fazer. São conhecimentos específicos e quantificáveis, adquiridos por meio de estudos, cursos e outras experiências no mercado de trabalho. Por exemplo, saber programar em determinada linguagem, dominar um pacote de programas ou falar fluentemente um idioma estrangeiro.
Além da experiência e da formação, as habilidades técnicas, ou hard skills, desempenham um papel fundamental na hora de aplicar-se em uma vaga. No entanto, a combinação de hard skills e soft skills torna o candidato mais completo e capaz de entregar resultados de alta qualidade e contribuir para um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo.
Essas competências, chamadas de soft skills, referem-se às habilidades comportamentais, como comunicação, trabalho em equipe, liderança, criatividade e resolução de problemas. São essenciais para interagir com colegas, clientes e superiores, em diferentes situações.
Por que análise e interpretação de dados são importantes?
A análise e a interpretação de dados emergem para impulsionar o sucesso de negócios em diversas áreas. Habilidades técnicas são responsáveis por coletar, organizar e extrair percepções com base em dados, tornando-se um diferencial. Setores como UX, Publicidade, Marketing e Data Science exigem colaboradores com forte perfil analítico para desenvolver estratégias assertivas e tomar decisões fundamentadas em informação.
Uma sugestão para aprimorar essa hard skill é procurar por um curso Tableau. Mesmo iniciantes podem criar visualizações complexas e interativas. Ao transformar dados brutos em gráficos e mapas, isso permite que os profissionais de diferentes áreas extraiam novas ideias por meio de dados, otimizando os processos e o crescimento da empresa.
Quais são as outras hard skills mais requisitadas?
No cenário tecnológico em constante evolução, as competências exigidas dos profissionais também se transformam rapidamente, mas, hoje, destacam-se:
- O domínio de linguagens de programação como HTML, CSS e JavaScript, além de conhecimento em sistemas CRM e criação de protótipos, algo essencial para quem busca uma carreira na área de tecnologia.
- Proficiência em ferramentas como Microsoft Office, Google Drive e redes sociais é um pré-requisito básico para qualquer candidato.
- Capacidade de personalizar a oferta, conhecer os produtos e serviços e lidar com dados são pontos exigidos para quem trabalha com vendas e atendimento.
- Gerenciamento de pessoas e planejamento para executar projetos são competências indispensáveis para líderes.
- SEO, SEM, Google Analytics e outras estratégias de marketing digital são imprescindíveis para incentivar novos projetos e parcerias.