Home Notícias Internacional Lula relaciona tentativa de golpe na Bolívia a interesse por lítio
Internacional

Lula relaciona tentativa de golpe na Bolívia a interesse por lítio

Envie
Reuniao Lula Reitores2 Mcamgo Abr
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Envie

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (27) que a tentativa de golpe na Bolívia ontem pode estar relacionada com as reservas de lítio, gás e outros minérios no país. “A Bolívia é um país que tem muitos interesses internacionais focados lá porque é a maior reserva de lítio do mundo e outros minerais críticos de muita importância, além de ter gás. É preciso que a gente tenha em mente que tem interesse em dar golpe”, disse Lula em entrevista à Rádio Itatiaia.

Chamado de “ouro branco” ou “petróleo do século 21”, o lítio é um dos minerais considerados críticos de importância central para transição energética e para as baterias dos carros elétricos. Estima-se que 53% do lítio na América Latina esteja concentrado em países como Chile, Bolívia e Argentina.

O presidente Lula confirmou sua ida à Bolívia no dia 9 de julho, onde irá se encontrar com o presidente Luis Arce, em Santa Cruz de la Sierra, e também se reunirá com empresários locais. Lula irá à Bolívia logo após a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que será realizada em Assunção, no Paraguai, nos dias 7 e 8 de julho.

“Vou lá para fortalecer o Luis Arce, para fortalecer a democracia e mostrar para os empresários que é muito importante que se mantenha a Bolívia governada democraticamente. Se não for assim, a Bolívia nem pode entrar no Mercosul.”

Tentativa de golpe

Nesta quarta-feira (26), um grupo de soldados do Exército, liderado pelo general Juan José Zúñiga, se reuniu na praça central Plaza Murillo, onde estão localizados o palácio presidencial e o Congresso boliviano. Com tanques blindados, eles arrombaram uma porta do palácio presidencial, o que permitiu que os soldados entrassem no prédio.

O presidente Luis Arce nomeou novos comandantes para as Forças Armadas, e os soldados acabaram se retirando do local. Zúñiga e cerca de uma dezena de militares bolivianos já foram presos.

 

Fonte: Ag. Brasil

Envie
Artigo relacionado
Internacional

Citando “pressão hoteleira”, governo antecipa reunião de cúpula da COP

O secretário extraordinário para a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança...

Internacional

Massacre na Síria viola promessa de união do governo, diz especialista

Os massacres que vitimaram cerca de 1,2 mil civis de importante minoria...

Internacional

Corte IDH condena Brasil por desaparecimento de trabalhador em 2002

A Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Estado brasileiro pelo desaparecimento do...

Internacional

EUA ajustam regras de imigração em 2025

Desde janeiro de 2025, com Donald Trump à frente da presidência dos...