A ManejeBem, uma startup inovadora fundada em Florianópolis, está à frente de uma iniciativa que está promovendo mudanças significativas em comunidades da região de Oriximiná, no Pará. Em parceria com a cooperativa Coopaflora e a NESsT, a ManejeBem está conduzindo o projeto Copatec, que tem como objetivo capacitar comunidades indígenas, quilombolas e produtores assentados em práticas agrícolas e extrativistas sustentáveis.
Com o propósito de melhorar a vida dos pequenos produtores rurais no Brasil, a ManejeBem tem realizado visitas a comunidades rurais para compreender os processos tradicionais de coleta de produtos como o cumaru, além de se conectar com histórias únicas de uma região rica em cultura e biodiversidade.
“Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto tão transformador. É incrível ver como a capacitação e o acesso a novas tecnologias estão ajudando essas comunidades a desenvolverem sua produção de forma mais sustentável e com maior qualidade. Estamos vendo uma produção mais eficiente e, ao mesmo tempo, respeitosa com o meio ambiente. O Copatec é um exemplo claro de como a parceria entre empresas, cooperativas e comunidades pode gerar um impacto positivo tanto social quanto ambiental”, afirma Caroline Luiz Pimenta, fundadora da ManejeBem.
O projeto Copatec já está em pleno andamento, com visitas periódicas e treinamentos aplicados diretamente nas comunidades. Entre os produtos cultivados e extraídos pelos participantes do projeto, estão cumaru, andiroba, pimenta assisi (uma variedade exclusiva cultivada por mulheres indígenas), e castanha-do-pará. Além disso, a iniciativa beneficia tanto produtores rurais quanto extrativistas, promovendo uma integração entre a agricultura e o extrativismo sustentável.