Home Notícias São Paulo Prefeitura de SP e MP assinam termo de cooperação contra o racismo
São Paulo

Prefeitura de SP e MP assinam termo de cooperação contra o racismo

Envie
Racismo
© MPSP/Divulgação
Envie

O Ministério Público e a prefeitura de São Paulo assinaram nesta terça-feira (19) um termo de cooperação técnica para reforçar as ações de enfrentamento ao racismo e outras formas de discriminação. O acordo foi assinado na sede do Ministério Público, no centro da capital paulista.

O acordo prevê quatro formas de implementação: o compartilhamento de informação entre os dois órgãos; o estabelecimento de fluxos de encaminhamento de termos de acordo homologado judicialmente feitos com autores de crimes de ódio; a colaboração na formulação de propostas; e a adoção de medidas necessárias para construir uma proposta de criação de um fundo público para apoiar políticas que promovam a igualdade e combatam a discriminação.

Além disso, o acordo inclui o compromisso de oferecer medidas alternativas à prisão como a reparação de danos, a prestação de serviços à comunidade e o pagamento de valores a entidades antidiscriminação ou a fundos públicos.

Para o procurador-geral de Justiça do Estado, Mário Luiz Sarrubo, o termo trará capilaridade para muitos dos acordos de combate ao racismo. “Trata-se de um termo fundamental que trará capilaridade para muitos dos acordos que são feitos dentro da questão de intolerância e racismo. Por exemplo, cursos que deverão ser ministrados a infratores”, disse ele. “Queremos fazer com que essas ações antirracistas e que combatem a intolerância possam se transformar em mudança de cultura e aprendizado”, acrescentou.

Pelo termo de cooperação técnica, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos ficará responsável pelo acompanhamento e pela fiscalização do cumprimento do acordo. “Existem as ações que o Ministério Público desenvolve e então haverá o apoio da prefeitura para a conclusão e para o acompanhamento desses acordos”, destacou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

Para a secretária executiva de Igualdade Racial, Elisa Lucas Rodrigues, a assinatura do acordo demonstra que as políticas públicas de São Paulo estão pautadas em instrumentos de combate ao racismo. “Hoje é um momento especial para todos nós, mas especialmente para a comunidade negra. Assinar este termo de cooperação com o Ministério Público é uma medida afirmativa, uma ação essencialmente antirracista que colabora e vai colaborar e muito com os nossos trabalhos”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Envie
Artigo relacionado
62 (1)
São Paulo

Rede de restaurantes Greenjoy procura influencers para parceria de divulgação da marca

Em um cenário de constante evolução no varejo, a presença e importância...

Capa Do Livro Gênio Indomável Img 5764
São Paulo

Livro Sobre a Vida e Obra de José Ramis Será Lançado em São José dos Campos

O gênio indomável atuou na indústria automobilística, na propaganda e na indústria...

Os Saltimbancos Menor
São Paulo

“Os Saltimbancos” abre temporada do Diversão em Cena em Osasco

Musical clássico infantil é uma adaptação de conto dos Irmãos Grimm, e...

Discursos de autoridades marcam a abertura do 24º Encontro Nacional do CONGEMAS
São Paulo

Discursos de autoridades marcam a abertura do 24º Encontro Nacional do CONGEMAS

Representantes de diversas esferas do sistema de assistência social de todo o...