Home Diversidade Mês do Orgulho: A ArteGerando Renda oferece vagas para o público LGBTQIA+
Diversidade

Mês do Orgulho: A ArteGerando Renda oferece vagas para o público LGBTQIA+

Envie
Mês do Orgulho: A ArteGerando Renda oferece vagas para o público LGBTQIA+
Créditos: Divulgação
Envie

Projeto destina 10% de todas as vagas para pessoas LGBTQIAPN+ desde2018 
A ONG Favela Mundo atua por meiode projetos que visam elevar as chances de um futuro melhor para moradores decomunidades do Rio de Janeiro. Uma dessas iniciativas é o Arte Gerando Renda,que por meio de oficinas de capacitação profissional, oferece oportunidades deuma nova ocupação e renda extra para os inscritos.

 Entre as ações promovidas peloprojeto A Arte Gerando Renda, que tem o objetivo de aumentar a renda dos alunose inseri-los no mercado de trabalho da estética e artes cênicas, destaca-se areserva de 10% de todas as vagas para pessoas pertencentes ao grupo LGBTQIA+.Tal ação teve início em 2018, quando diversas alunas trans começaram a procuraros cursos, quando o projeto era realizado na Rocinha. As próprias alunasbuscavam melhores condições financeiras e mostraram a todos que suas vidas iamuito além dos estereótipos atribuídos a elas, de que o público trans vive à margemda sociedade. A grade de cursos inclui maquiagem social e artística, tranças eturbantes, artesanato, decoração de nas unhas e fantasias e adereços. 

O projeto A Arte Gerando Renda játransformou vidas por onde passou. Uma das pessoas, que pôde ver atransformação acontecer, foi Camila Barcellos, de 46 anos e moradora de BelfordRoxo. Contratada, em 2014, como professora de artesanato, foi durante o projetoque conheceu o amor de sua vida, Leilane Barcellos, de 35 anos, que fazia asoficinas de maquiagem artística, fantasias e adereços. 

“Estive por nove anos na ONGFavela Mundo e nessa trajetória de várias comunidades por onde a gentecaminhou, encontrei o grande amor da minha vida. Hoje estou casada e ganhei umafamília linda. Fazer parte do projeto foi uma experiência maravilhosa, não sópara mim. Lembro de alunas que tinham depressão e faziam minhas aulas comoterapia. O que a Favela Mundo faz é muito fantástico, é a realização de sonhos,terapia, acolhimento e a chance de uma adquirir uma profissão”, expressouCamila. 

Em junho celebra-se o Mês doOrgulho LGBTQIAPN+, que busca levar conscientização e fortalecer essa luta em todoo país. Segundo estudos, o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBT’S nomundo e nadando contra essa corrente que destrói vidas, a ONG Favela Mundo,através do A Arte Gerando Renda, leva esperança para essas pessoas que lutampara serem vistos como pessoas capazes e dignas de viver uma vida plena.  

13 ANOS DE SUCESSO DA FAVELA MUNDO
Trabalhando o empreendedorismo, e a mediaçãode conflitos através das artes e da cultura, a ONG Favela Mundo tem muito o quecomemorar em seus 13 anos de existência. A organização não governamental é aúnica no país a ser reconhecida pela ONU como “Modelo de Inclusão Social nasGrandes Cidades”. O reconhecimento ocorreu no evento World Cities Day, em NovaYork. O Favela Mundo também já representou o Brasil em outros nove eventos noexterior, sendo três deles na Organização das Nações Unidas.
Mais de 6 mil pessoas já foramcapacitadas nos cursos do A Arte Gerando renda e em torno de 12 mil crianças ejovens já participaram do projeto que deu nome à entidade Favela Mundo, querealiza oficinas gratuitas de teatro, música e danças, no contraturno escolar. 


Serviço:
ONG Favela Mundo destina 10% de suas vagas em cursos gratuitos de capacitaçãoprofissional para público LGBTQIAPN+
Para mais Informações entre emcontato pelo whatsapp (21) 2236-4129

Envie
Artigo relacionado
Preço do Serviço de Caça Vazamento: Tudo o Que Você Precisa Saber
Diversidade

Preço do Serviço de Caça Vazamento: Tudo o Que Você Precisa Saber

O serviço de caça vazamento é muito importante para quem tem imóveis....

AfroDay 2024: Cultura Afro-Brasileira em Destaque no Teatro FECAP
Diversidade

AfroDay 2024: Cultura Afro-Brasileira em Destaque no Teatro FECAP

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o Coletivo Negro Maria...