Imagine passar dois dias ao ar livre e ainda partilhar de uma programação para toda a família, que contempla várias linguagens artísticas e esbanja criatividade. Esse evento tem nome: Festival Quanta Cultura, que acontece, pela primeira vez, em Indaiatuba, nos dias 9 e 10 de novembro, sábado e domingo, das 10h às 16h. A entrada é gratuita e todas as apresentações contarão com tradução simultânea em Libras.
Destinado a todos os públicos, o festival será realizado no bosque do Casarão Pau Preto oferecendo uma série de atividades de música, teatro, literatura e circo.
“A ideia do Quanta Cultura é criar um ambiente com forte senso de comunidade, pertencimento e afetividade, convidativo e acessível”, destaca uma das coordenadoras, Maíra Gama. “De um modo geral”, prossegue, “nosso trabalho busca ampliar o contato das crianças, suas famílias e responsáveis com o mundo ao ar livre, propondo a realização de experiências artísticas de qualidade, e oferecendo o acesso à cultura por meio da integração de diversas linguagens artísticas”.
O que esperar
O festival tem uma programação bem diversificada, que “não menospreza a inteligência do público-alvo, e apresenta artistas da nossa região, de forma a estimular a formação cultural, além de fomentar e valorizar a cultura local”, frisa Maíra.
Do passeio animado pelo cancioneiro popular às inspiradas fanfarras do leste europeu, a agenda do Quanta Cultura ocupará todos os espaços do Casarão. Logo no sábado, às 11h, o grupo Os Trilsons apresenta A Procura das Notas, que mistura música e comédia. O Cria Cantos e Contos traz as infinitas e ricas possibilidades da cultura brasileira com o espetáculo Baile da Cria.
O festival também trará o ator Filipe Bregantim e seu excêntrico e carismático personagem Mendonca, que promete animar a plateia com magias cômicas, demonstrando toda sua desenvoltura circense.
Cantigas, ritmos e brincadeiras estão no show Mexe e Remexe, do Cantinho do Joe, que propõe uma interação recheada de estímulos sonoros, táteis, visuais e gestuais. O curupira será tema do espetáculo do grupo Manui que, intercalado de músicas indígenas, evoca os poderes deste ser encantado das florestas.
Quanta Cultura Festival é um projeto realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Industria Criativas, o Governo Federal e Ministério da Cultura.
Serviço
Quanta Cultura Festival
Local: Casarão Cultural Pau Preto. Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro, Indaiatuba
Programação
Dia 9 de novembro, sábado
PALCO
11h – À Procura das Notas (Os Trilsons)
Um pequeno e inusitado grupo formado por artistas que se uniram para fazer um espetáculo na forma que acreditam ser essencial, embalado pelas emoções, misturando música e comédia.
13h30 – Baile do Cria (Cria Cantos e Contos)
O espetáculo é um passeio bem animado pelas canções, ritmos e muita alegria em uma festa bem brasileira, recheada de músicas do cancioneiro popular e cantigas para experimentarmos as infinitas e ricas possibilidades de nossa cultura.
15h – Um Tza Fanfarra (Um Tza Fanfarra)
Inspirada nas fanfarras do leste europeu, a música do grupo (com nome dado em referência ao ritmo carinhosamente apelidado de “um tza um tza”), com seu caráter festeiro e de celebração, atravessa qualquer fronteira e envolve o público de qualquer idade ou lugar!
CIRCO
12h – Aplausos e Vaias (Filipe Bregantim)
Mendonça, um personagem excêntrico, carismático e cheio de habilidade, arruma sua parafernália para realizar seu espetáculo. Manipulando diversos objetos e realizando magias cômicas, demonstra toda sua desenvoltura circense.
E mais (das 10h às 16h):
Exploração Sensorial com Tintas da Natureza e Coroa de Flores (Coletivo Brincá)
Construções de Lugares Fantásticos (Gui Teixeira)
Nesta intervenção, os participantes são convidados a criar e construir pequenos mundos e lugares fantásticos sobre o chão utilizando uma gama variada de materiais naturais, tais como pedras, galhos e tocos de madeira.
Bolhas de Sabão Sensoriais, com Espaço de Brincar
Programação
Dia 10 de novembro, domingo
PALCO
11h – Mexe e Remexe (Cantinho do Joe)
O show, por intermédio da música e de brincadeiras musicais, oferece um momento lúdico de qualidade, com um repertório que permeia cantigas, ritmos e as brincadeiras da cultura popular, propondo uma interação recheada de estímulos sonoros, táteis, visuais e gestuais.
13h30 – Esse Tal de Curupira (Grupo Manuí)
Pouca gente sabe, mas muitos personagens das histórias de tradição oral contadas pelos pais e avós Brasil afora se originam no imaginário das etnias de origem Tupi. Nessa narração, intercalada de músicas indígenas, os poderes deste ser encantado das florestas despertam o desejo de cuidar da “Mãe Terra”.
15h – As Arrumadinhas (Forró das Minas)
Um trio de talentosas mulheres musicistas, que revezam suas vozes reproduzindo manifestações da cultura popular, com as clássicas do forró pé de serra, xote, baião, xaxado e coco de roda, contagiando e envolvendo todos os públicos em um show animado, dançante e inspirado.
CIRCO
12h – Energia (Cuca Maravilha)
Nessa jornada circense, cada acrobacia e cada gesto não são apenas demonstrações de habilidade, mas sim expressões profundas da paixão pela arte e pela conexão com o público. Cuca desafia estereótipos e quebra barreiras, mostrando ao mundo o poder transformador do riso e da criatividade.
E mais (das 10h às 16h):
Exploração Sensorial com Tintas da Natureza e Móbiles da Natureza (Coletivo Brincá)
Oficina de Gravura em EVA (Por Que Guairá)
Em vez de madeira, pedra e metal, o público vai usar folhas em EVA, papel, tesoura, muita cor e criatividade para produzir as matrizes das gravuras.
Bolhas de Sabão Sensoriais, com Espaço de Brincar