Home Evento Indaiatuba sedia a primeira edição do Festival Quanta Cultura com uma série de atrações artísticas para todos os públicos
Evento

Indaiatuba sedia a primeira edição do Festival Quanta Cultura com uma série de atrações artísticas para todos os públicos

Envie
Indaiatuba sedia a primeira edição do Festival Quanta Cultura com uma série de atrações artísticas para todos os públicos
Flavia Linhares
Envie

Imagine passar dois dias ao ar livre e ainda partilhar de uma programação para toda a família, que contempla várias linguagens artísticas e esbanja criatividade. Esse evento tem nome: Festival Quanta Cultura, que acontece, pela primeira vez, em Indaiatuba, nos dias 9 e 10 de novembro, sábado e domingo, das 10h às 16h. A entrada é gratuita e todas as apresentações contarão com tradução simultânea em Libras.

Destinado a todos os públicos, o festival será realizado no bosque do Casarão Pau Preto oferecendo uma série de atividades de música, teatro, literatura e circo.

“A ideia do Quanta Cultura é criar um ambiente com forte senso de comunidade, pertencimento e afetividade, convidativo e acessível”, destaca uma das coordenadoras, Maíra Gama. “De um modo geral”, prossegue, “nosso trabalho busca ampliar o contato das crianças, suas famílias e responsáveis  com o mundo ao ar livre, propondo a realização de experiências artísticas de qualidade, e oferecendo o acesso à cultura por meio da integração de diversas linguagens artísticas”.

O que esperar

O festival tem uma programação bem diversificada, que “não menospreza a inteligência do público-alvo, e apresenta artistas da nossa região, de forma a estimular a formação cultural, além de fomentar e valorizar a cultura local”, frisa Maíra.

Do passeio animado pelo cancioneiro popular às inspiradas fanfarras do leste europeu, a agenda do Quanta Cultura ocupará todos os espaços do Casarão. Logo no sábado, às 11h, o grupo Os Trilsons apresenta A Procura das Notas, que mistura música e comédia. O Cria Cantos e Contos traz as infinitas e ricas possibilidades da cultura brasileira com o espetáculo Baile da Cria.

O festival também trará o ator Filipe Bregantim e seu excêntrico e carismático personagem Mendonca, que promete animar a plateia com magias cômicas, demonstrando toda sua desenvoltura circense.

Cantigas, ritmos e brincadeiras estão no show Mexe e Remexe, do Cantinho do Joe, que propõe uma interação recheada de estímulos sonoros, táteis, visuais e gestuais. O curupira será tema do espetáculo do grupo Manui que, intercalado de músicas indígenas, evoca os poderes deste ser encantado das florestas.

Quanta Cultura Festival é um projeto realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através  do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Industria Criativas, o Governo Federal e Ministério da Cultura.

Serviço

Quanta Cultura Festival

Local: Casarão Cultural Pau Preto. Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro, Indaiatuba

Programação

Dia 9 de novembro, sábado

PALCO

11h – À Procura das Notas (Os Trilsons)

Um pequeno e inusitado grupo formado por artistas que se uniram para fazer um espetáculo na forma que acreditam ser essencial, embalado pelas emoções, misturando música e comédia.

 

13h30 – Baile do Cria (Cria Cantos e Contos)    

O espetáculo é um passeio bem animado pelas canções, ritmos e muita alegria em uma festa bem brasileira, recheada de músicas do cancioneiro popular e cantigas para experimentarmos as infinitas e ricas possibilidades de nossa cultura.

 

15h – Um Tza Fanfarra (Um Tza Fanfarra)

Inspirada nas fanfarras do leste europeu, a música do grupo (com nome dado em referência ao ritmo carinhosamente apelidado de “um tza um tza”), com seu caráter festeiro e de celebração, atravessa qualquer fronteira e envolve o público de qualquer idade ou lugar!

CIRCO

12h – Aplausos e Vaias (Filipe Bregantim)

Mendonça, um personagem excêntrico, carismático e cheio de habilidade, arruma sua parafernália para realizar seu espetáculo. Manipulando diversos objetos e realizando magias cômicas, demonstra toda sua desenvoltura circense.

E mais (das 10h às 16h):

Exploração Sensorial com Tintas da Natureza e Coroa de Flores (Coletivo Brincá)

Construções de Lugares Fantásticos (Gui Teixeira)

Nesta intervenção, os participantes são convidados a criar e construir pequenos mundos e lugares fantásticos sobre o chão utilizando uma gama variada de materiais naturais, tais como pedras, galhos e tocos de madeira.

Bolhas de Sabão Sensoriais, com Espaço de Brincar

Programação

Dia 10 de novembro, domingo

PALCO

11h – Mexe e Remexe (Cantinho do Joe)

O show, por intermédio da música e de brincadeiras musicais, oferece um momento lúdico de qualidade, com um repertório que permeia cantigas, ritmos e as brincadeiras da cultura popular, propondo uma interação recheada de estímulos sonoros, táteis, visuais e gestuais.       

13h30 – Esse Tal de Curupira (Grupo Manuí)

Pouca gente sabe, mas muitos personagens das histórias de tradição oral contadas pelos pais e avós Brasil afora se originam no imaginário das etnias de origem Tupi. Nessa narração, intercalada de músicas indígenas, os poderes deste ser encantado das florestas despertam o desejo de cuidar da “Mãe Terra”.

15h – As Arrumadinhas (Forró das Minas)

Um trio de talentosas mulheres musicistas, que revezam suas vozes reproduzindo manifestações da cultura popular, com as clássicas do forró pé de serra, xote, baião, xaxado e coco de roda, contagiando e envolvendo todos os públicos em um show animado, dançante e inspirado.

 

CIRCO

12h – Energia (Cuca Maravilha)

Nessa jornada circense, cada acrobacia e cada gesto não são apenas demonstrações de habilidade, mas sim expressões profundas da paixão pela arte e pela conexão com o público. Cuca desafia estereótipos e quebra barreiras, mostrando ao mundo o poder transformador do riso e da criatividade.

E mais (das 10h às 16h):

Exploração Sensorial com Tintas da Natureza e Móbiles da Natureza (Coletivo Brincá)

Oficina de Gravura em EVA (Por Que Guairá)

Em vez de madeira, pedra e metal, o público vai usar folhas em EVA, papel, tesoura, muita cor e criatividade para produzir as matrizes das gravuras.

Bolhas de Sabão Sensoriais, com Espaço de Brincar

Envie
Artigo relacionado
Mulheres empreendedoras participam de imersões exclusivas em Dubai.
Evento

Mulheres empreendedoras participam de imersões exclusivas em Dubai.

Denise Gonçalo é a brasileira responsável pelo Dubai Connect Woman, evento que...

Karla Alves brilha em Dubai: Empresária recebe Prêmio e explora novas tecnologias no Oriente Médio
Evento

Karla Alves brilha em Dubai: Empresária recebe Prêmio e explora novas tecnologias no Oriente Médio

Reconhecida por sua expertise em bronzeamento, Karla visitou a Beautyworld Middle East...

ONDM Brasil encerra 11ª edição em Balneário Camboriú com mais de 17 mil pessoas e confirma novas datas para 2025
Evento

ONDM Brasil encerra 11ª edição em Balneário Camboriú com mais de 17 mil pessoas e confirma novas datas para 2025

Evento “O Negócio da Moda” confirma três novas edições para o próximo...