Home Negócios IA para uma nova Gestão de Pessoas
Negócios

IA para uma nova Gestão de Pessoas

Envie
IA para uma nova Gestão de Pessoas
Cesar Nanci, Vice Presidente de Produto da Gupy
Envie

Por Cesar Nanci, Vice Presidente de Produto da Gupy

Inovar e disruptar são verbos de ordem na nova economia. As gerações possuem expectativas diferentes em relação ao futuro e ao trabalho, os ciclos de desenvolvimento das lideranças estão cada vez mais curtos (para suprir as necessidades do negócio) e a Inteligência Artificial mudou de vez a maneira como nos relacionamos e interagimos com o mundo.

Em meio a esse mar de novidades, navega o profissional de Recursos Humanos, envolto de grandes dilemas e desafios, e tentando entender: como equilibrar a tecnologia e o “toque” humano? Como reduzir o risco de perder talentos? Como o RH pode ser mais relevante para a organização? O papel do RH vem mudando drasticamente, e as novas tendências e ferramentas estão transformando culturalmente os líderes e gestores de pessoas

Sempre que falamos sobre IA, independente da demanda ou área em que ela está sendo utilizada, é inevitável o questionamento sobre como usamos este artifício a nosso favor sem perder o viés humano. Em um primeiro momento, é natural o receio de que, de fato, as máquinas estejam ocupando o lugar das pessoas. Mas, com o tempo, percebemos que a tecnologia é favorável de diversas formas, e pode, efetivamente, contribuir para o desenvolvimento de pessoas e organizações em vários sentidos.

Não poderia ser diferente para os Recursos Humanos. Apesar da denotação importante que ele carrega em seu nome, a implementação de tecnologias e Inteligência Artificial vem se mostrando essencial para um setor que, até pouco tempo atrás, era associado a trâmites burocráticos relacionados à contratação, benefícios e demissão de colaboradores.

Nos últimos anos, o contexto de mercado contribuiu para que o RH ganhasse sua devida importância como uma área extremamente estratégica para o desenvolvimento de um negócio. Um estudo feito pela Revelio Labs neste ano, mostra que o setor já está liderando a adoção de IA no contexto administrativo. Recrutadores, Instrutores e Business Partners estão entre os cargos que mais exigem conhecimento em Inteligência Artificial para, entre outras necessidades, eliminar tarefas repetitivas.

Ao mesmo tempo, o novo cenário que provoca mudanças profundas no comportamento das pessoas e empresas, exige novas ferramentas, novas competências e uma nova mentalidade. Se antes as corporações ofereciam benefícios e plano de carreira como diferenciais, agora, outros fatores influenciam o interesse dos profissionais por determinada vaga e impactam a retenção de talentos e decisão de saída, tais como a cultura organizacional, modelos de liderança, gestão e a experiência do colaborador.

A IA atua como copiloto para um RH estratégico. O futuro da gestão de pessoas – que já está ao alcance das mãos – é contar com soluções que facilitem a escuta ativa dentro das companhias e ajudem no desenvolvimento de técnicas prescritivas, preditivas e descritivas para antecipar e resolver problemas críticos. O que as difere é o tempo de ação. A primeira se aplica quando analisamos um cenário futuro, ainda que próximo, e as demais, quando se tratam de situações no presente e passado, respectivamente. Ou seja, a Inteligência Artificial nos ajuda a agir de maneira estratégica a qualquer momento.

Um exemplo disso são as ferramentas de “pulso contínuo”, já disponíveis no mercado. O objetivo é medir constantemente o engajamento, performance, aprendizado, e até bem estar das pessoas colaboradoras, gerando informações e insights valiosos de causalidade sob diferentes dimensões do cotidiano em uma corporação,. Desta forma, o RH e a liderança conseguem atuar preventivamente para garantir a satisfação de seus colaboradores e, consequentemente, bons resultados para a empresa.

A transformação nas demandas e ferramentas, implica também na mudança de indicadores. Diferente do RH que estava, até agora, focado em desenvolver e automatizar processos, o RH do futuro se torna um designer de experiências, preocupado com a jornada das pessoas do começo ao fim de seu ciclo na empresa, assim como medidas de Diversidade & Inclusão, Employee Value Proposition, mobilidade interna, aumento do e-LTV, entre outros fatores que vão ganhando mais relevância para que a organização se diferencie enquanto marca empregadora e ganhe tração de negócio.

Durante muito tempo, o RH contou com sua intuição e um conhecimento avançado sobre comportamento humano como principal fator de competição com os demais cargos da organização. Agora, uma necessidade comum a qualquer negócio é que ele seja cada vez mais Data Driven e que as decisões sejam tomadas a partir da análise e interpretação dos dados. Para um futuro próximo, a tendência é que empresas e profissionais tornem-se, acima de qualquer coisa, Intelligence Driven , pedindo por uma diversificação nas fontes fornecedoras de dados para enriquecer a triagem, a análise e até as ações a serem tomadas.

O People Analytics chegou para ficar e já deixou de ser tendência: é um pré-requisito essencial na gestão de pessoas. O caminho, a partir de agora, é sermos cada vez mais humanos a partir da utilização de tecnologia para coletar dados e informações que contribuam para colocarmos projetos em prática, mudarmos cenários e elaborarmos estratégias, sempre alinhadas às perspectivas do negócio. A Inteligência Artificial com certeza se torna uma aliada cada vez mais presente no dia-a-dia da gestão de pessoas.

Envie
Artigo relacionado
Conheça as diferenças entre e-CNPJ e e-CPF
Negócios

Conheça as diferenças entre e-CNPJ e e-CPF

Contar com o ecnpj e ecpf se torna indispensável atualmente, uma vez...

Legacy School expande presença e inaugura nova unidade em São João de Meriti
Negócios

Legacy School expande presença e inaugura nova unidade em São João de Meriti

A Legacy School, conhecida por oferecer uma educação cristã de qualidade e...

Verticalização da armazenagem e preparação de pedidos são temas de webinar da ULMA Handling Systems
Negócios

Verticalização da armazenagem e preparação de pedidos são temas de webinar da ULMA Handling Systems

A ULMA Handling Systems (https://www.ulmahandling.com.br), integrador especialista em soluções de armazenagem e...

Nova Era Centro Automotivo: Revolucionando o Atendimento com Conforto e Inovação
Negócios

Nova Era Centro Automotivo: Revolucionando o Atendimento com Conforto e Inovação

O Nova Era Centro Automotivo está prestes a inaugurar uma nova sede...