Rio de Janeiro
Estudantes do Colégio Santa Marcelina Rio de Janeiro criam campanha de arrecadação de brinquedos para crianças em vulnerabilidade social
– Cerca de 14 estudantes participaram da iniciativa intitulada “Kids Forever”, que esperam arrecadar 200 itens até o dia 09/10.
– Projeto promove empatia e contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais entre os estudantes.
Estudantes do 9º ano do Colégio Santa Marcelina Rio de Janeiro, instituição que alia a tradição de gerações à inovação presente em uma proposta sociointeracionista, idealizaram uma campanha de conscientização intitulada “Kid Forever”, cujo objetivo é arrecadar brinquedos, roupas, livros e jogos de tabuleiro destinados a crianças em vulnerabilidade social. Ao todo, 14 estudantes participam ativamente do projeto.
A inspiração para a iniciativa surgiu a partir da exploração em sala de aula dos conceitos de dignidade e humanidade. Sob esta perspectiva, os estudantes do 9º ano, assumindo papel protagonista na campanha, definiram o público-alvo e se dividiram em grupos de ação, responsáveis por setores distintos do projeto.
De acordo com a professora de inglês do Colégio Santa Marcelina do Rio de Janeiro, Brenda Maganha, de maneira colaborativa, a turma considerou diversas possibilidades para viabilizar a campanha. No entanto, tendo em vista os projetos anteriores do colégio, os estudantes reconheceram a importância de direcionar seus esforços ao público infanto-juvenil. “A partir dessa decisão, os estudantes realizaram um levantamento de instituições que trabalham com este público e suas necessidades. Com base nas percepções das organizações, somadas às datas comemorativas de Dia das Crianças e Natal, a turma definiu que a campanha priorizaria a arrecadação de brinquedos”, explica Brenda.
Estudantes são os principais atores do projeto
Durante a fase de planejamento da iniciativa, foi estabelecido que o Instagram seria o principal canal de comunicação para a campanha. Os estudantes elegeram a plataforma levando em consideração a capacidade de atender às necessidades demandadas pelo projeto. A escolha viabiliza a criação de códigos QR, simplificando o acesso às informações sobre a campanha, bem como a exibição de fotos e orientações visuais acerca da instituição escolhida e dos itens selecionados para arrecadação.
A criação do QR Code será realizada por uma equipe dedicada, que também se responsabilizará pela elaboração do perfil da campanha no Instagram. O desenvolvimento da identidade visual da campanha e as publicações no perfil do Instagram, com informações e mensagens para toda a comunidade escolar, será de responsabilidade da equipe de layout.
Além destas, há também a equipe de comunicação, que se dedicou à identificação de instituições alinhadas ao público-alvo determinado pela turma e à definição de prazos para a arrecadação e entrega. Já a equipe de organização dos itens, ficou responsável por definir lugares onde as arrecadações serão armazenadas e por conferir as condições dos itens doados e selecioná-los.
Experiência de aprendizagem e empatia
Com o projeto, os estudantes aprimoram as chamadas “soft skills”, ou seja, habilidade de inteligência socioemocional, através do trabalho em equipe, tomada de decisões, escuta ativa, entre outras habilidades.
“O resultado esperado pelo colégio é, primordialmente, o da participação, tanto dos estudantes do 9º ano, quanto da comunidade escolar como um todo. Assim, a participação de todos é traduzida como atos de empatia e de amor, valores essenciais trabalhados diariamente pelo colégio e intrínseco à filosofia da Rede”, destaca Brenda.
Além disso, as disciplinas envolvidas no projeto contribuíram de maneira multifacetada para sua realização. As aulas de inglês e português desempenharam papel fundamental na interpretação e criação de textos, utilizando fontes textuais e audiovisuais como inspiração. Nesse sentido, segundo Brenda, a disciplina de artes contribuiu com a dimensão criativa do projeto, uma vez que a campanha engloba tanto materiais físicos, quanto digitais, incluindo a criação de perfis em redes sociais, designs digitais e elaboração de panfletos.
Já a disciplina de religião, proporcionou suporte em termos de carisma e empatia, trazendo conceitos previamente discutidos em sala de aula e oferecendo referência a campanhas da fraternidade. Adicionalmente, o projeto contou com a participação de inúmeros profissionais e especialistas do corpo docente do colégio.
Aqueles interessados em participar do processo de doação podem entrar em contato através do perfil no Instagram e entregar as doações na unidade do colégio no Rio de Janeiro. A arrecadação vai até o próximo dia 09/10, com intenção de angariar mais de 200 itens.
Sobre o colégio Santa Marcelina
O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.
Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.
Rio de Janeiro
Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS acontece na próxima semana em Volta Redonda com oferta de mais de 300 vagas
Evento realizado na Estácio é voltado a pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla; além de reabilitados do INSS e jovens aprendizes com deficiência
Na próxima terça-feira, 11 de novembro, a Estácio Volta Redonda abre suas portas para sediar o Circuito Dia D – Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS. A ação é promovida pelo Instituto Rede Incluir, uma organização sem fins lucrativos e que atua na promoção de inclusão social e profissional, em parceria com o Ministério Público do Trabalho de Volta Redonda e a Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, e conta com apoio da Estácio, da Prefeitura e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de Volta Redonda, além do Cluster Automotivo Sul Fluminense.
<span;>O Circuito Dia D acontecerá das 9h às 16h, no campus da Estácio Volta Redonda, localizado na Av. Lucas Evangelista, 530, no bairro Aterrado. Já são 16 empresas da região Sul Fluminense confirmadas, que ofertarão mais de 300 vagas para os setores de comércio, transporte, saúde, atendimento, administração, cargos técnicos e operacionais, além de oportunidades para jovens. O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia dos candidatos às vagas, basta comparecer ao local com currículo atualizado e laudo médico ou documento do INSS que comprove a deficiência ou reabilitação. A Feira é voltada a pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla; além de reabilitados do INSS e jovens aprendizes com deficiência.
“O Circuito Dia D é a maior feira de empregabilidade do Brasil voltada para pessoas com deficiência (PcDs) e reabilitados do INSS. Esta será a primeira edição do Circuito Dia D em Volta Redonda, marcando um novo ciclo de inclusão social e empregabilidade no Sul Fluminense. O evento é um grande feirão de empregabilidade, onde empresas públicas e privadas oferecem vagas exclusivas para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. Durante toda a ação, os participantes têm acesso a entrevistas de emprego com empresas parceiras; encaminhamentos para processos seletivos; roda de conversas e oficinas de orientação profissional; apoio para elaboração de currículos; e acessibilidade comunicacional (intérpretes de Libras, estrutura acessível e equipe de apoio especializada)”, explica Antoniel Bastos, presidente da Rede Incluir.
Para o diretor da Estácio Volta Redonda, Pedro Bolpato, receber um evento desta importância para a região é muito significativo para o novo campus, que foi inaugurado no último mês de agosto.
“Além da feira de empregabilidade, teremos rodas de conversa com diversos temas, organizadas pelos cursos de graduação da Estácio Volta Redonda e que ocorrerão ao longo de todo o dia. Serão atividades com objetivo de promover reflexões, trocas de experiências e aprofundamento sobre inclusão, mercado de trabalho e cidadania. A Estácio tem um compromisso sério com a inclusão, seja em suas ações sociais ou institucionais. Oferecer vagas de emprego a pessoas com deficiência garante acesso a oportunidades de trabalho e de direitos, é uma iniciativa que promove a inclusão e ao mesmo tempo o desenvolvimento e a valorização dessas pessoas”, diz o diretor.
O curso de Educação Física do campus promoverá reflexões com profissionais da área sobre inclusão, mercado de trabalho e cidadania, das 9h às 16h; e o curso de Direito abordará o tema Acidente de Trabalho, das 13h às 16h. A graduação de Nutrição marcará presença na Feira com uma atividade voltada à escolha consciente de alimentos a partir dos rótulos das embalagens, das 11h às 12, e das 13h às 15h; e o uso racional de medicamentos para pessoa com deficiência será o tema abordado pelo curso de Farmácia, das 14h às 16h. Já o curso de Gestão da Estácio Volta Redonda ficará responsável por dicas sobre como ser notado por recrutadores, mesmo não tendo experiência no mercado de trabalho, promovendo uma atividade com foco em produção de currículo e de perfil no LinkedIn, das 13h às 16h.
Para a procuradora do Ministério Público do Trabalho de Volta Redonda, Juliana Gois, a feira não é apenas um dia de recrutamento: é um marco de compromisso com a inclusão.
“Reunir empresas, que estão em busca de contratar, e pessoas com deficiência, em busca de oportunidades, significa dar concretude ao direito ao trabalho digno, rompendo barreiras e combatendo preconceitos ainda presentes na sociedade. A iniciativa reforça que a inclusão não pode ser apenas um discurso, mas deve se materializar em ações efetivas. O Dia D é um passo firme nesse caminho, demonstrando que empresas e instituições, quando se unem, podem transformar realidades, garantindo maior cidadania e igualdade, por meio do trabalho digno”, destaca a procuradora.
Vagas ofertadas na Feira
Confira a lista com algumas das vagas que serão ofertadas na Feira:
Operacionais e de Apoio
- ajudante diurno
- ajudante noturno
- pedreiro
- lavador
- assistente de manutenção predial
Setor de transporte
- motorista de carreta
- motorista de truck
- motoristas (diversas categorias)
Área da saúde
- técnico de enfermagem
- enfermeiro
- auxiliar de farmácia
- auxiliar de almoxarifado
- atendimento ao paciente
- recepcionista
Comércio e atendimento
- operador de caixa
- balconista de medicamentos
- farmacêutico
- recepcionista
- atendimento ao cliente
- assistente de vendas externas
- call center
Administrativas e Técnicas
- Analista de planejamento
- analista de departamento pessoal
- administração
- tecnologia da informação
- logística
- qualidade
- produção
Vagas para Iniciantes
- Jovem aprendiz
- Instalador de internet fibra óptica
Cultura
Reta final de “Anos-Luz”: instalação e encontros que celebram 120 anos da Light terminam em novembro no MAM Rio
Público tem últimas oportunidades de vivenciar a obra e participar dos encontros no espaço expositivo com entrada franca
Anos-Luz, criada e dirigida pela multiartista Bia Lessa em celebração aos 120 anos da Light, entra em seus últimos dias de exibição no MAM Rio. A instalação, que já recebeu mais de 30 mil visitantes desde a abertura, permanece em cartaz apenas por mais duas semanas e oferece uma experiência imersiva que combina arte, luz, som e narrativas sobre tempo, memória e energia.
O encerramento da exposição também marca as duas últimas edições do ciclo de debates “Conversas Anos-Luz”, que, ao longo de oito encontros, reuniu artistas e pensadores de diferentes áreas — entre eles Nuno Ramos, Silviano Santiago, Luisa Duarte, Moreno Veloso e Luiz Camillo Osório. As conversas, que exploram as relações entre luz e sombra, espaço e tempo sob múltiplas perspectivas, já atraíram cerca de 600 participantes presencialmente, além de ser integralmente disponibilizada no canal do Rio Memórias, no YouTube.
As duas últimas edições do ciclo acontecem dentro do próprio espaço expositivo e terão como convidados o cineasta Júlio Bressane, o guitarrista Pedro Sá e o grupo musical QP-P, sob mediação de Maria Borba. A proposta é manter o caráter de diálogo fluido e intimista que marcou os encontros anteriores. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Confira a programação:
SÁB, 08 NOV — 16h
Conversas Anos-Luz: “O olho merece mais o nome de luz do que a assim chamada luz”
Com Júlio Bressane e Pedro Sá. Mediação: Maria Borba.
- Júlio Bressane é cineasta brasileiro, autor de filmes aclamados pela crítica, como Cleópatra (apresentado no Festival de Veneza e premiado no 40º Festival de Brasília, em 2007), além de títulos marcantes da década de 2010, como Educação Sentimental, Garoto, Beduíno e Sedução da Carne.
- Pedro Sá é guitarrista, baixista, vocalista e produtor musical. Participou de inúmeros projetos e gravações, trabalhando com artistas como Tom Jobim, Adriana Calcanhotto, Jorge Ben Jor, Lenine e Caetano Veloso (na Banda Cê). Integra também a Orquestra Imperial e o grupo Rubinho e Força Bruta, de Rubinho Jacobina, além do projeto +2, com Moreno Veloso, Domenico Lancellotti e Alexandre Kassin.
DOM, 16 NOV — 17h
Apresentação musical de encerramento da exposição.
Com QP-P.
- QP-P, formado no Rio de Janeiro no coletivo “Free at Last”, dedica-se à improvisação livre e à música indeterminada. Com formações e instrumentações variadas, o grupo interpreta obras de compositores como Karlheinz Stockhausen, Hans-Joachim Koellreutter e Pauline Oliveros, além de criações próprias dos integrantes., Koellreutter e Pauline Oliveros, além de composições próprias dos integrantes.
Sobre a instalação Anos-Luz
A instalação foi pensada especialmente para o espaço arquitetônico do MAM Rio, onde os diversos espaços imersivos de luz e elementos da expografia estão conectados por linhas elásticas que simulam fios da rede elétrica e vibram, representando as conexões ou ligações. São 1.845 m² de área ocupada pela instalação, que utiliza 65 mil metros de elástico branco, 42 projetores e uma obra inédita do artista plástico, escritor e professor carioca Milton Machado, medindo 18 metros de comprimento e 7 metros de largura. Parte da instalação também ocupa a área externa do museu, no pilotis.
O termo ano-luz, que serve como título da mostra, é uma unidade de comprimento usada para expressar distâncias astronômicas, e é equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros (9,46×1012 km). Um ano-luz é a distância que a luz viaja no vácuo em um ano juliano (365,25 dias). Uma medida que impõe um limite rígido, do que não pode ser observado.
A exposição Anos-Luz tem realização do Rio Memórias e é patrocinada pela Light, Governo do Estado do Rio de Janeiro, pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO:
Temporada da exposição: até 16 de novembro.
Horários de visitação:
Quartas, quintas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Aos domingos, das 10h às 11h, visitação exclusiva para pessoas com deficiência intelectualLocal: MAM RIO
Endereço: av. Infante Dom Henrique, 85- Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro
O MAM Rio não tem cobrança de ingressos; a entrada é gratuita para todos os públicos.
Mais informações para a imprensa
Carlos Pinho – Fato Coletivo
Contatos: (21) 98633-3032 | fatocoletivo@gmail.com
Sobre a Light
Presente em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo toda a Região Metropolitana, a Light é uma das maiores distribuidoras de energia do Brasil. Todos os dias, cerca de 11,6 milhões de pessoas – cerca de 70% da população do RJ – realizam sonhos, constroem projetos, desfrutam de momentos importantes e saem para trabalhar com a energia levada pela companhia, que completou 120 anos e tem sua história interligada ao desenvolvimento do estado.
Com um time de 11 mil profissionais diretos e indiretos e investimento constante em equipamentos e tecnologia de ponta para a manutenção de sua rede, a Light monitora em tempo real toda a sua área de cobertura para prestar um serviço eficiente e de qualidade.
Sobre o MAM Rio
Inaugurado em 1948, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é referência nacional e internacional em arte moderna e contemporânea. Localizado no icônico edifício projetado por Affonso Eduardo Reidy, com jardins de Roberto Burle Marx, o museu promove exposições, cursos, mostras de cinema e diversas atividades culturais, além de abrigar um extenso acervo artístico.
Sobre o Rio Memórias
Fundado em 2019, o Rio Memórias é uma organização social dedicada a promover a história e a cultura da cidade do Rio de Janeiro. O Rio Memórias é patrocinado pela Norsul, Kasznar Leonardos, Impulso e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, pela Light e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Banco BTG Pactual e Elogroup através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Rio de Janeiro
Governo do Estado participa de agendas bilaterais no Smart City Expo World Congress, em Barcelona
Secretário das Cidades representa o Rio de Janeiro em busca de parcerias estratégicas para o desenvolvimento inteligente das cidades fluminenses
O Secretário das Cidades, Douglas Ruas, participa esta semana do Smart City Expo World Congress, em Barcelona (Espanha), onde cumpre uma série de agendas bilaterais voltadas à troca de experiências em inovação urbana, sustentabilidade e transformação digital.
Entre os encontros desta terça-feira (04/11), ele destacou a reunião com Gérard Wolf, Conselheiro Especial do Ministro da Europa e das Relações Exteriores da França para Cidades Inteligentes e Sustentáveis. O encontro abordou projetos de mobilidade, resiliência urbana e cooperação internacional, com foco na criação de pontes entre experiências francesas e brasileiras em inovação urbana.

O secretário também participou de um workshop com Cris Turner, vice-presidente da Google, que abordou o uso da inteligência artificial para aprimorar a gestão pública e melhorar a qualidade de vida nas cidades.
As agendas reforçam o compromisso da Secretaria das Cidades em buscar boas práticas internacionais e parcerias estratégicas que impulsionem o desenvolvimento sustentável e inteligente das cidades fluminenses.
-
Notícias1 semana atrásFragmentação de Placas Tectônicas Revela Novos Riscos Sísmicos nas Américas
-
São Paulo16 horas atrásAstronauta Brasileiro, Marcos Pontes recebe troféu #BrazilsBest Peace Award
-
Saúde7 dias atrásAnsiedade sazonal: por que o fim do ano aumenta o estresse — e como preparar corpo e mente para o verão
-
Notícias7 dias atrásArtista plástico Gerson Fogaça estreia exposição “Caos In Itinere” na Argentina
-
Notícias1 semana atrásMovimento negro exige investigação independente após operação policial no Rio com 121 mortos
-
Gospel4 dias atrásMake America Revival Again: O clamor pelo retorno ao altar
-
Entretenimento3 dias atrásTrader brasileiro Rafael Schroeder se destaca entre os investidores internacionais da NASDAQ
-
Internacional4 dias atrásSinais de trégua em Washington: Senado dos EUA esboça movimentos para encerrar paralisação recorde do governo





