De eletrônicos a produtos de decoração: Live commerces de marcas de vários segmentos movimentam o Dia dos Namorados

O dia mais especial do ano para os apaixonados, o Dia dos Namorados, está próximo e o varejo já está se preparando com lançamentos e promoções. Tradicionalmente, a data movimenta um bom volume de vendas, movido por descontos e promoções.

Neste ano, o Dia dos Namorados deve movimentar R$ 18 bilhões, segundo aponta uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) feita em 27 capitais. Segundo levantamento, 92 milhões de apaixonados pretendem comprar presentes para o dia 12 de junho, o que representa 57% dos entrevistados.

Além das lojas físicas e do e-commerce tradicional, outro formato de vendas ainda mais eficaz – que estreita o contato das marcas com os consumidores – vai ajudar os casais a se presentearem: o live commerce.

Formato de venda virtual mais humanizada, chegou ao Brasil no meio da pandemia e se tornou um sucesso, ao permitir que os consumidores tenham uma experiência de compra online semelhante à física.

Online e ao vivo, o live commerce une vendas, interação e entretenimento para o público final. Nas lives a marca apresenta seus produtos e lançamentos, trazendo apresentadores – que vão de vendedores e influenciadores até famosos – que interagem com os consumidores enquanto mostram os produtos.

Na live, a interação é completa, sendo possível entrar,  fazer perguntas em tempo real e comprar na mesma tela, além de permitir ver os produtos com mais riqueza de detalhes em ângulos específicos, o que não é possível no e-commerce.

Isso faz com que a compra seja muito mais assertiva, pois a live traz as cores, formatos e dimensões mais reais. Com isso, o número de trocas é muito menor comparado com o e- commerce.

Além disso, durante  o live commerce, as marcas podem oferecer  descontos e trazer dicas de ouro ao público sobre cada produto, além de possibilitarem vendas em escala já que uma transmissão ao vivo é capaz de atingir 1.000, 100.000 e até 1 milhão de pessoas de forma simultânea, algo impossível de ser feito na loja física.

“O live commerce funciona muito bem quando adequado ao planejamento de marketing da marca. Um exemplo disso é que o live commerce pode impulsionar as vendas trazendo um público muito maior e que não caberia no espaço das lojas físicas, principalmente em ações e campanhas focadas em datas especiais, como o Dia dos Namorados. Além disso, isso faz com que o público ‘novo’ conheça essa nova maneira de comprar e torne parte da rotina” , avalia Monique Lima, CEO da Mimo Live Sales, empresa de live commerce que já realizou mais de 700 lives.

Além de entreter o consumidor enquanto compra, o live commerce é a experiência de compra mais pessoal que o digital pode oferecer. “Tudo isso acompanhado de otimização de tempo, já que você compra como se estivesse dentro da loja, do conforto de casa”, explica.

Consolidado na China, o live commerce movimentou US $200 bilhões em 2020. Além disso, a estimativa feita pela Research and Market prevê que esse formato de vendas deve crescer 39% ao ano e transacionar o volume em GMV de US$ 600 bilhões até 2027.

Escolha o presente ideal para seu amor

Para os amantes de vinho, o Mundo Wine, empresa que oferece presentes personalizados, artigos de decoração e acessórios para os que amam o mundo dos vinhos, irá exibir em sua primeira live, através da tecnologia da Mimo, dicas especiais para o dia dos namorados, com descontos imperdíveis na coleção e brindes para os participantes da live, que será dia 1 de junho, às 19h no próprio site da marca. 

Já focado no cuidado pessoal, a Philips irá trazer ao público  a linha care e beauty, que inclui produtos como barbeadores, depiladores e raspadores, além de secadores de cabelo com descontos exclusivos. A live será exibida no dia 1 de junho, às 20h neste link.

Para as namoradas ligadas na moda feminina, tendo estilo romântico, fashionista ou casual, a Gallerist, curadoria exclusiva de marcas de roupas, sapatos e acessórios, irá promover o live commerce no dia 7 de junho às 19h, trazendo  lançamentos da nova coleção. Confira aqui.

Oferecendo produtos de beleza feminina, a perfumaria Sumirê, irá proporcionar uma live especial do dia dos namorados, no dia 7 de junho,às 19h30. Na live terá marcas exclusivas e os  produtos terão descontos, brindes e a loja oferecerá frete grátis para aqueles que comprarem na live.

Já a Embelleze, que também proporciona beleza feminina, neste dia dos namorados irá apresentar uma pré-venda de lançamentos no dia 8 de junho, às 19h30. Confira neste link.

Todas as lives serão exibidas no site oficial da marca, por meio da tecnologia Mimo Live Sales.

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.
Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)