Home Estilo de vida Saúde 5 Mitos e verdades sobre o colesterol
Saúde

5 Mitos e verdades sobre o colesterol

Envie
Colesterol2
Divulgação
Envie

Especialista do CDB Medicina Diagnóstica Alliança dá dicas sobre essa condição, que se não for controlada pode causar doenças cardiovasculares

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares decorrentes do colesterol alto são a principal causa de mortes no mundo. No Brasil, cerca de 100 mil pessoas morrem anualmente devido à doença. A seguir, Dr. Vitor Omori, cardiologista e coordenador de Ecocardiografia do CDB – Medicina Diagnóstica Alliança, analisa alguns mitos e verdades sobre o colesterol, que é um tipo de gordura importante para o funcionamento do organismo. Ele está presente no sangue e em todos os tecidos, contribuindo para a produção de muitos hormônios, de vitamina D, de ácidos envolvidos na digestão e também tem papel na regeneração das células.

1. O colesterol é um vilão para a saúde – MITO

O colesterol é fundamental para as funções e o bom funcionamento do organismo. O perigo está no excesso da substância, em especial em um de seus tipos. “O corpo precisa de colesterol para o funcionamento e contribui a construção e manutenção das membranas que envolvem nossas células, além de ser essencial na produção de hormônios”, explica Dr. Vitor Omori.

2. Colesterol alto pode estar ligado a um fator genético – VERDADE

Algumas pessoas, mesmo com uma dieta balanceada e praticando exercício físico, continuam apresentando índices altos de colesterol no sangue. De acordo com o cardiologista isso pode ter ligação hereditária e é preciso fazer um acompanhamento médico – de um endocrinologista ou cardiologista – para avaliar um tratamento medicamentoso.

3. Tomar chá e comer berinjela fazem as taxas de colesterol caírem – MITO

Segundo Omori não é a berinjela especificamente que irá melhorar a condição e sim uma dieta balanceada, com legumes, verduras e fibra. “Devemos evitar gorduras, alimentos industrializados e ter hábitos saudáveis

4. Falta de exercício físico pode contribuir para um colesterol desregulado – VERDADE

O sedentarismo também pode afetar o colesterol. “A atividade física ajuda na saúde como um todo. “A constância de exercícios colabora para reduzir os níveis de LDL – o colesterol ruim – e ajudam a elevar o HDL – o colesterol bom, além de prevenir e contribuir com o controle das doenças do coração, melhor função cognitiva entre vários outros benefícios para a saúde”, afirma Dr. Vitor Omori.

5. Somente pessoas com problemas de saúde tem colesterol alto – MITO

O colesterol alto não apresenta sintomas. Idosos, pessoas de qualquer biótipo, magra, obesa e até crianças podem apresentar as taxas alteradas. “Tudo vai depender do estilo de vida que a pessoa leva e se há algum componente genético que interfere na capacidade de remoção de colesterol pelo fígado. Histórico familiar de algumas doenças, como diabetes, hipotireoidismo e síndrome de Cushing, também aumentam a probabilidade de níveis elevados de colesterol no organismo”, conclui Dr. Vitor Omori.

Envie
Artigo relacionado
Atenção: Covid-19 se Espalha por Cinco Estados e Preocupa Especialistas
Saúde

Atenção: Covid-19 se Espalha por Cinco Estados e Preocupa Especialistas

A Fiocruz divulgou nesta quinta-feira (12) um alerta sobre o aumento dos...

Ciência contra o cigarro eletrônico: Inca e Fiocruz lançam iniciativa conjunta
Saúde

Ciência contra o cigarro eletrônico: Inca e Fiocruz lançam iniciativa conjunta

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)...

PRM na Saúde: a evolução do cuidado ao paciente na era digital
Saúde

PRM na Saúde: a evolução do cuidado ao paciente na era digital

Por meio das réguas de cuidado, é possível fazer o acompanhamento do...

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr