Home Estilo de vida Saúde Viagem longa: veja quais cuidados tomar para evitar a trombose
Saúde

Viagem longa: veja quais cuidados tomar para evitar a trombose

Envie
Img 20231215 Wa0017
Envie

Médica angiologista, cirurgiã vascular e sócia da Clínica Sanjuan, Maria Clara Sanjuan explica quais práticas durante uma viagem podem prevenir o desenvolvimento da doença

Condição caracterizada pela formação de coágulos de sangue que causa a obstrução dos vasos sanguíneos, a trombose é muito associada ao uso de anticoncepcionais, tabagismo, diabetes e obesidade. Contudo, o que muita gente não sabe é que a doença tem outros fatores de riscos, como ficar muito tempo sentado em viagens longas.

Nesse caso, é importante tomar muito cuidado com a chegada das férias, para que um momento pensado para conhecer novos lugares e relaxar não se torne prejudicial para a saúde vascular. Isso é o que explica a médica angiologista, cirurgiã vascular e sócia da Clínica Sanjuan, Maria Clara Sanjuan.

“Em viagens longas, geralmente acima de 4 horas, como as internacionais, a circulação dos membros inferiores fica comprometida devido à imobilização prolongada em posição sentada. E quando temos muito tempo de imobilidade, o sangue se acumula nas pernas, o que interrompe o seu fluxo normal. Sendo assim, seja de avião ou transportes terrestres, se a viagem for longa, há riscos de ter coágulos sanguíneos e, consequentemente, a trombose venosa profunda”, esclarece Maria Clara.

Para se prevenir da doença, os viajantes podem recorrer ao uso de meias de compressão, afirma a cirurgiã vascular. “São meias desenvolvidas para comprimir o sistema venoso profundo. Elas melhoram o retorno do sangue nas veias e diminui o risco de desenvolvimento da trombose. No entanto, é importante buscar a orientação de um angiologista antes de fazer uso das meias”, destaca a médica.

Movimentar-se durante o voo é outra medida eficaz para evitar a trombose. De acordo com Maria Clara, sempre que possível, é importante que o passageiro se levante para esticar as pernas e, se puder, faça uma caminhada, nem que seja para ir lavar o rosto no banheiro da aeronave. No caso de viagens longas em ônibus, a angiologista diz que “é importante andar um pouco durante as paradas no percurso ou fazer pequenos alongamentos para ativar os movimentos das pernas e melhorar a circulação sanguínea”.
Para evitar a condição, usar roupas confortáveis é mais uma ação que os viajantes devem praticar, além de se hidratarem bem durante a viagem. Isso porque, segundo Maria Clara, “roupas apertadas podem comprometer a circulação e a baixa ingestão de água torna o sangue mais viscoso e facilita a formação de trombos, que são os coágulos sanguíneos. Por isso, é importante beber muita água e também evitar o consumo exagerado do álcool, que gera a desidratação, o que aumenta as chances de desenvolvimento da trombose”.

Envie
Artigo relacionado
Saúde

Mutirão Agora tem Especialistas faz mais de mil cirurgias em todo país

O mutirão Agora tem Especialistas Dia-E realizou de forma simultânea, em 24 estados...

Saúde

Pesquisa com coautoria da USP pode avançar tratamento de doença rara

Um estudo clínico internacional, publicado no The New England Journal of Medicine, testou...

Saúde

Câncer de pulmão também pode assolar não fumantes

Poluição do ar e fumo passivo podem ser responsáveis pelo adoecimento desse...