Home Estilo de vida Gastronomia Taste e Sebrae celebram as Indicações Geográficas (IGs) do Brasil
Gastronomia

Taste e Sebrae celebram as Indicações Geográficas (IGs) do Brasil

Envie
Taste e Sebrae celebram as Indicações Geográficas (IGs) do Brasil
Divulgação
Envie

Alguns dos 123 produtos nacionais que já possuem o registro que atesta seu valor e qualidade foram apresentados a um grupo de mais de 100 pessoas em um jantar fechado nesta quarta (27/11), no Balaio IMS; o menu em cinco tempos foi elaborado pelos chefs Rodrigo Oliveira, representando o Sudeste, Onildo Rocha (Nordeste), Carla Pernambuco (Sul), Thiago Castanho (Norte) e Ariani Malouf (Centro-Oeste)

Em uma parceria entre Taste e Sebrae, foram celebradas ontem (27/11), com um jantar no icônico Balaio IMS, as Indicações Geográficas (IGs) brasileiras, que são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. Um menu em cinco tempos, inédito e exclusivo, utilizando 49 dos mais de 100 ingredientes nacionais que já possuem o registro que atesta sua origem e qualidade, foi apresentado a um grupo de mais de 100 pessoas, entre chefs, restaurateurs, varejistas, jornalistas e influenciadores de gastronomia, para evidenciar a riqueza cultural, territorial e a biodiversidade do nosso país. Na cozinha, revezaram-se os chefs Rodrigo Oliveira, representando o Sudeste, Onildo Rocha (Nordeste), Carla Pernambuco (Sul), Thiago Castanho (Norte) e Ariani Malouf (Centro-Oeste). Na ação em conjunto, o Taste Festival São Paulo, o maior Taste Festival do Mundo – evento internacional que celebra a gastronomia das cidades onde acontece, reunindo os melhores chefs e restaurantes da cidade – serve como plataforma de divulgação destas indicações geográficas mapeadas pelo Sebrae, o principal ator no apoio a quem produz.

“Ter chefs como estes dando a roupagem que esses produtos e produtores merecem é muito gratificante para a gente, que vem trabalhando há anos nessas IGs”, diz Hulda Giesbrecht, Coordenadora de Tecnologias Portadoras de Futuro do Sebrae. “Quando falamos de indicação estamos falando de história que passa de geração para geração, de saber fazer, da ampliação da participação das mulheres nas comunidades. A gente quer transformar a vida das pessoas que estão em cada um desses lugares, valorizando as nossas origens.”

Concedidas pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) a uma região, as IGs ajudam na preservação da biodiversidade, do conhecimento e dos recursos naturais, levando contribuições positivas para as economias locais e o dinamismo regional. Elas são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios e têm como funções principais agregar valor ao produto e proteger a região produtora. Dessa maneira, promovem esses produtos e sua herança histórico-cultural, que é intransferível. Os registros são divididos por categorias: agroalimentar, café, fruticultura, outros produtores, vinhos e espumantes, queijos e carnes e pescados. No Brasil, são cerca de 150 mil pequenos negócios com potencial de uso das IGs, sendo 123 já determinadas – a última delas foi o abacaxi, de Porto Grande, do Amapá. Outros exemplos são os vinhos do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, o café do Cerrado Mineiro, os queijos da Canastra, o cacau de Linhares, as cachaças de Salinas e o Pirarucu de Mamirauá.

 

No jantar de apresentação para convidados realizado no Balaio IMS, cada uma das cinco regiões brasileiras foi representada por ingredientes únicos. Entre as receitas, o anfitrião Rodrigo Oliveira utilizou o tambaqui da região do Jamari, em Rondônia, em um salpicão com crocante de mandioca, além de reunir no prato pré- sobremesa, queijos da Canastra, em Minas Gerais, Serrano, dos Campos de Cima, no Rio Grande do Sul, Creme do Marajó (búfala), do Pará, Colonial, do Sudoeste do Paraná, geleia de jabuticaba de Sabará, em Minas Gerais, mel de Bracatinga, do Planalto Sul Brasileiro, em Santa Catarina, e Uva Niágara rosada, de Jundiaí, em São Paulo. Ariani Malouf fez o curioso papillote de pintado com rosti de mandioca com queijo da Canastra, em Minas Gerais, compota de manga, do Vale do Submedio São Francisco, de Pernambuco e da Bahia, e mel do Pantanal, no Mato Grosso do Sul, e farofa de quiabo, com farinha de Uarini, do Amazonas. Onildo Rocha apostou na cajuína, do Piauí, para preparar uma glace que acompanhou o caju confitado e a musseline de castanha. Thiago Castanho preparou uma rabada com farinha d’água, de Bragança, no Pará, fruto da pupunha e glace de açaí. E Carla Pernambuco elaborou um sagu branco na maçã Fuji de São Joaquim, em Santa Catarina, espumante de Altos de Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, com morangos do Norte Pioneiro, no Paraná caramelizados e nozes-pecã. 

Sobre a IMM

No mercado há mais de 11 anos, a IMM, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento, é referência em entretenimento ao vivo para o público e marcas, e seu portfólio é seu maior diferencial. Vai do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, aos musicais da Broadway de primeira classe, passando pelo Cirque du Soleil, pelo maior festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo, pelos consagrados São Paulo Fashion Week e São Paulo Oktoberfest. A partir de 2025, a IMM também será responsável pelo time Mubadala Brasil SailGP e pela etapa brasileira da mais emocionante corrida na água, a ENEL Rio SailGP.

Sobre o Sebrae

Em 2024, o Sebrae celebra 52 anos de existência, com atividades em torno da inovação, inclusão e sustentabilidade. Empreender é um ato democrático, pois permite que todos tenham oportunidades para buscar seu próprio sustento e ajudar o país a se desenvolver. Os pequenos negócios são essenciais para a economia do Brasil, representam 95% das empresas, 30% do PIB e são os maiores geradores de emprego e renda. A instituição apoia o desenvolvimento de novos negócios, promovendo a melhoria das políticas públicas em favor do empreendedorismo, com atuação destacada no estímulo à competitividade. Com ampla capilaridade em todos os estados, o Sebrae contribui para a modernização constante dos pequenos negócios e para inclusão social, por meio da geração de emprego e renda.

Saiba mais: www.sebrae.com.br/origens

Informações para a imprensa:

Com Andrezza Arnone (andrezza@anexocom.com.br)

Natália Iponema ( natalia.iponema@anexocom.com.br)

Mauro Hossepian (mauro@anexocom.com.br)

Inscreva-se para receber notícias sobre Gastronomia

Envie
Artigo relacionado
4 DICAS DE RESTAURANTES PARA CURTIR NA SERRA DA MANTIQUEIRA
Gastronomia

4 DICAS DE RESTAURANTES PARA CURTIR NA SERRA DA MANTIQUEIRA

Endereços oferecem opções gastronômicas que vão do sabor da cozinha alemã a...

Confira dicas saborosas para confraternizações em casa
Gastronomia

Confira dicas saborosas para confraternizações em casa

Snacks podem ser solução fácil de fazer e cheia de sabor para...

Gastronomia do Mar chega à Praça Mauá no sábado
Gastronomia

Gastronomia do Mar chega à Praça Mauá no sábado

O Festival Gastronomia do Mar 2024 fecha com chave de ouro sua programação, neste...