Saúde
Semana de Enfermagem do Hospital de Brotas é focada no “cuidar de quem cuida”
De 12 a 20 de maio é celebrada a Semana da Enfermagem no segmento da saúde. No Hospital de Brotas, em Salvador / Bahia, foi uma semana dedicada a oferecer ações de autocuidado para os profissionais das equipes de enfermagem que têm o cuidar como missão e como função na assistência ao paciente.
No dia 12 de maio são celebrados o Dia Mundial da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro. Dia 20 de maio é o Dia do Técnico de Enfermagem. Num período de oito dias, são três datas importantes para profissionais de saúde. Instituíram assim, de forma merecida e honrosa, a Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio.
Tirar um tempo para se cuidar, na folga entre um plantão e outro da escala do mês, ou melhor, das escalas do mês, porque a maioria dos profissionais de enfermagem têm mais de um vínculo de trabalho, não é tarefa fácil e rotineira, para a maioria. Separar um valor do orçamento mensal para investir em autocuidados para o próprio corpo e a própria mente, seus instrumentos de trabalho, também não é uma escolha fácil, nem sempre possível e, muito menos, comum. Para facilitar e possibilitar isso por dois dias, o Hospital de Brotas (HB) ofereceu às suas equipes de enfermagem a opção de dedicarem um tempinho, durante o plantão, para receber sessões de autocuidado.
As ações aconteceram numa sala do próprio Hospital e foram realizadas por profissionais voluntários do IRSI -Instituto de Responsabilidade Social INTS. E o INTS é o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, responsável pelo Hospital de Brotas que é a primeira unidade de saúde exclusiva para os beneficiários do Planserv, plano de saúde de funcionários do Governo do Estado da Bahia.
Levar assistência à saúde e ajudar o próximo são premissas do trabalho realizado pelo INTS pelo Brasil afora, em vários estados de diferentes regiões do país. O IRSI foi criado como mais um braço para oferecer ações de cuidados à população mais vulnerável e para “cuidar de quem cuida”. Cuidando dos seus próprios colaboradores, seu maior patrimônio humano.
Na segunda semana do mês de maio, o IRSI montou acampamento numa sala do Hospital de Brotas, e cinco profissionais voluntárias de massoterapia e técnicas de enfermagem cuidaram, por dois dias, de mais de 70 profissionais de enfermagem que, todos os dias, cuidam dos seus pacientes.
_Cuidando de quem cuida_
“O Projeto Cuidando de Quem Cuida do Instituto de Responsabilidade Social INTS, marcou presença na Semana da Enfermagem do Hospital de Brotas, contando com a participação da sua equipe de voluntários que ofereceu atendimentos de massoterapia, ventosaterapia, massagem com pedras quentes, reflexologia podal e auriculoterapia aos profissionais de enfermagem da unidade” – explicou Girlaine Pereira, analista de projeto do IRSI. Para ela, uma iniciativa como essa é fundamental para valorizar e cuidar de quem se dedica diariamente ao bem-estar dos outros. “Reconhecer e acolher esses profissionais é uma forma de agradecer ao trabalho essencial que realizam com tanto empenho e carinho”, destacou ela.
A aferição da Pressão Arterial e uma entrevista rápida, como uma anamnese breve, são realizadas com o colaborador que vai receber os atendimentos de autocuidado. Por segurança, para checagem que a pessoa está apta a receber os serviços oferecidos.
Maria das Graças Moreira de Jesus é voluntária do IRSI há seis anos, participou da Semana de Enfermagem do HB, e já considera o trabalho com o Instituto uma parceria. “As ações voluntárias acrescentam na minha vida profissional, autoconfiança, humanização, acolhimento e respeito a cada pessoa que precisa dos meus cuidados. Com o voluntariado, aprendi a ser uma pessoa mais atenciosa e prestativa com as pessoas ao meu redor” – compartilhou com emoção, Maria das Graças.
A massoterapeuta Daniele Oliveira da Encarnação atua há dois anos no IRSI como voluntária. “Com esse trabalho tenho a oportunidade de praticar as técnicas de terapia para as quais sou habilitada, oferecendo mais saúde, bem-estar físico e mental para as pessoas que cuido. Tenho crescido muito em conhecimento e humanização. Amo fazer o trabalho voluntário e trabalhar com toda a nossa equipe. Tenho muita gratidão por todos” – externou a massoterapeuta, demonstrando a via de mão dupla que é o voluntariado. Afinal, fazer o bem faz muito bem para quem faz e para quem recebe.
Cecília França é técnica de enfermagem do Hospital de Brotas, na saída de uma sessão de massoterapia, com o semblante leve e sorridente, ela contou: “Foi muito gratificante! Outras ações dessas deveriam acontecer de forma mais constante. (risos) Realizamos um trabalho que requer toda a nossa atenção, é estressante. Depois de uma sessão de massagem como essa, chega dá vontade de dormir para relaxar mais e mais. O Hospital de Brotas está de parabéns por nos ofertar esse presente. Muito obrigada!”
O médico Drauzio Varella, com muita pertinência, considera a enfermagem como a espinha dorsal do cuidado em saúde. “Com o apoio de uma equipe multidisciplinar, é a enfermagem que define o padrão de assistência direta ao paciente. São os enfermeiros e os técnicos de enfermagem que permanecem ao lado do paciente, oferecendo-lhe cuidados contínuos” – afirma ele. E continua…
“Quem responde ao chamado no leito? Quem administra a medicação…? Quem ajuda o paciente com dificuldade de mobilidade? Quem oferece apoio nos momentos de fragilidade? Quem realiza os cuidados essenciais de higiene? A resposta para todas essas perguntas é: a equipe de enfermagem”.
Parabéns, equipes de enfermagem, vocês, realmente, são a espinha dorsal da assistência!
Saúde
Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio
O Ministério da Saúde reafirmou na 6ª Conferência das Partes da Convenção de Minamata (COP 6) o compromisso do país de reduzir gradualmente o uso de amálgamas dentário contendo mercúrio. A pasta manifestou ainda que apoia a eliminação total do uso da liga. 

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil está em condições de apoiar a eliminação do uso de amálgama dentário, mas defendeu uma transição “gradual e segura”, de modo a não comprometer o acesso da população aos tratamentos odontológicos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O posicionamento brasileiro destaca a saúde pública, a proteção ambiental e o cumprimento das metas da Convenção de Minamata, que visa reduzir os impactos do mercúrio na saúde humana e no meio ambiente. Além de incentivar práticas restauradoras baseadas no princípio da mínima intervenção”, explica o coordenador-geral de Saúde Bucal do ministério, Edson Hilan.
Segundo o ministério, desde 2017 o Brasil utiliza exclusivamente amálgama encapsulado, que garante o manuseio seguro e minimizando à exposição ocupacional e ambiental ao mercúrio.
Entre 2019 e 2024, o uso de amálgama no Brasil caiu de cerca de 5% para 2% de todos os procedimentos odontológicos restauradores, resultado da substituição por materiais alternativos, como resinas compostas e ionômero de vidro.
Saúde
Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde
A Grão Consultoria em Negócios na Saúde nasce da união da experiência de mais de duas décadas de Andrea Canesin e Elis Ribeiro, profissionais reconhecidas pela atuação em modelos assistenciais complexos e na gestão de serviços de saúde. Ambas foram fundadoras da Clínica Acallanto, referência nacional em transição pediátrica e cuidados de alta complexidade, e agora unem seus repertórios para apoiar instituições na construção de processos mais estruturados, humanos e sustentáveis.
O foco da Grão é transformar a prática de gestão em saúde em algo mensurável, replicável e ético. A consultoria atua ao lado de clínicas, hospitais e operadoras na revisão de fluxos, no redesenho de modelos de cuidado e na implementação de metodologias próprias, como a Entrelaço (transição infantil), Conexus (transição adulto), Domus (voltada para residenciais) e a Praxis (focada em clínicas).
Para Andrea Canesin, a criação da Grão representa a consolidação de um novo ciclo profissional. Depois de anos à frente de unidades assistenciais, ela retorna com um olhar voltado para a operação e a humanização: “Não se trata apenas de cuidar, mas sim de garantir que o cuidado aconteça de forma contínua e segura”.
Já Elis Ribeiro define a Grão como um espaço de reconstrução e propósito. Especialista em planejamento estratégico e visão sistêmica, ela reforça que “processos bem estruturados são o que sustentam resultados consistentes e relações de confiança”.
Com sede em São Paulo e atuação nacional, a Grão Consultoria em Negócios na Saúde se propõe a ajudar instituições a acertarem o passo com clareza, método e presença contínua.
Mais informações:
www.graoconsultoria.com.br
contato@graoconsultoria.com.br
Saúde
Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde
A Grão Consultoria em Negócios na Saúde nasce da união da experiência de mais de duas décadas de Andrea Canesin e Elis Ribeiro, profissionais reconhecidas pela atuação em modelos assistenciais complexos e na gestão de serviços de saúde. Ambas foram fundadoras da Clínica Acallanto, referência nacional em transição pediátrica e cuidados de alta complexidade, e agora unem seus repertórios para apoiar instituições na construção de processos mais estruturados, humanos e sustentáveis.
O foco da Grão é transformar a prática de gestão em saúde em algo mensurável, replicável e ético. A consultoria atua ao lado de clínicas, hospitais e operadoras na revisão de fluxos, no redesenho de modelos de cuidado e na implementação de metodologias próprias, como a Entrelaço (transição infantil), Conexus (transição adulto), Domus (voltada para residenciais) e a Praxis (focada em clínicas).
Para Andrea Canesin, a criação da Grão representa a consolidação de um novo ciclo profissional. Depois de anos à frente de unidades assistenciais, ela retorna com um olhar voltado para a operação e a humanização: “Não se trata apenas de cuidar, mas sim de garantir que o cuidado aconteça de forma contínua e segura”.
Já Elis Ribeiro define a Grão como um espaço de reconstrução e propósito. Especialista em planejamento estratégico e visão sistêmica, ela reforça que “processos bem estruturados são o que sustentam resultados consistentes e relações de confiança”.
Com sede em São Paulo e atuação nacional, a Grão Consultoria em Negócios na Saúde se propõe a ajudar instituições a acertarem o passo com clareza, método e presença contínua.
Mais informações:
www.graoconsultoria.com.br
contato@graoconsultoria.com.br
-
Notícias1 semana atrásFragmentação de Placas Tectônicas Revela Novos Riscos Sísmicos nas Américas
-
Saúde7 dias atrásAnsiedade sazonal: por que o fim do ano aumenta o estresse — e como preparar corpo e mente para o verão
-
São Paulo16 horas atrásAstronauta Brasileiro, Marcos Pontes recebe troféu #BrazilsBest Peace Award
-
Notícias7 dias atrásArtista plástico Gerson Fogaça estreia exposição “Caos In Itinere” na Argentina
-
Notícias1 semana atrásMovimento negro exige investigação independente após operação policial no Rio com 121 mortos
-
Gospel4 dias atrásMake America Revival Again: O clamor pelo retorno ao altar
-
Entretenimento3 dias atrásTrader brasileiro Rafael Schroeder se destaca entre os investidores internacionais da NASDAQ
-
Internacional4 dias atrásSinais de trégua em Washington: Senado dos EUA esboça movimentos para encerrar paralisação recorde do governo




