Home Estilo de vida Saúde Cuidados durante as férias previnem contra traumas ortopédicos
Saúde

Cuidados durante as férias previnem contra traumas ortopédicos

Envie
Whatsapp Image 2024 01 25 At 09.56.39
Crédito da imagem: Freepik_Banco de Imagens
Envie

O período de férias não combina com fraturas ou luxações. Ainda assim, é nessa época que ocorrem muitos acidentes domésticos e na prática esportiva, seja por falta de preparo para certas atividades ou mesmo de atenção na hora de praticar um esporte, por exemplo. Afinal, com a rotina menos rigorosa, são comuns os casos de descuido – que ocasionam traumas ortopédicos, a ocorrência mais comum nesta especialidade da medicina, com 60% dos casos nos serviços de saúde, conforme levantamentos.

“As férias são momentos de descanso e lazer, porém, é preciso ter atenção redobrada ao realizar atividades que exijam esforço físico, como esportes e aventuras ao ar livre. Muitas lesões musculoesqueléticas podem ser evitadas com uma prática segura e consciente, aliada ao uso adequado de equipamentos de proteção”, observa a ortopedista Christine Muniz, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Ceará (SBOT-CE).

Christine Muniz enfatiza a importância de uma avaliação médica prévia antes de se engajar em atividades mais intensas. “É fundamental que a população busque orientação médica e de profissionais de saúde antes de se aventurar em práticas esportivas que exigem um esforço físico mais intenso”, ressalta.

Proteção
A utilização de equipamentos de proteção, como capacetes, joelheiras e cotoveleiras, durante a prática de esportes mais arriscados, como skate, patins, ciclismo e esportes radicais, também é destacada pela presidente da SBOT-CE. “Equipamentos de proteção podem reduzir significativamente a incidência de lesões em caso de acidentes, sendo um item crucial para a segurança durante a prática esportiva”, enfatiza. “Também é recomendado que as pessoas evitem o excesso de esforço, especialmente durante a prática de esportes que demandam condicionamento físico elevado. Respeitar os limites do próprio corpo é fundamental”, alerta.

Outro ponto de atenção são as condições do ambiente e de segurança ao participar de atividades ao ar livre, como trilhas, caminhadas, escaladas e esportes aquáticos. “A utilização de calçados adequados e a atenção a possíveis obstáculos no caminho são atitudes simples que podem prevenir quedas e lesões”, observa Christine Muniz.

Direção consciente
Por fim, a ortopedista destaca a necessidade do consumo responsável de álcool durante as férias, pois é comum que as pessoas aumentem o consumo de álcool durante o período de descanso. “Está comprovado que direção não combina com o consumo de álcool. Essa prática pode resultar em acidentes e lesões graves e até fatais. Também não é recomendado beber antes de realizar atividades físicas ou esportivas”, conclui.

Em caso de qualquer ocorrência, desde a mínima suspeita de fratura ou luxação, procurar um serviço de ortopedia é fundamental. “Somente esse profissional, especializado em traumas ortopédicos, poderá fazer o diagnóstico correto da lesão e prescrever o tratamento adequado”, observa Christine Muniz, presidente da SBOT-CE.

Envie
Artigo relacionado
Queda
Saúde

Inverno aumenta o risco de queda e fratura em idosos

A cada ano aumentam os casos de idosos que vão a óbito...

Free Photo Of Abstrato Resumo Abstrair Tecnologia[1]
Saúde

Neuromodulação: conheça o tratamento e como funciona

Tratamento inovador oferece novas perspectivas para diversas condições neurológicas A neuromodulação está...

A Disabled Senior Man In Wheelchair Indoors Playing With A Pet Dog At Home.
Saúde

Aposentadoria por invalidez em 2024: saiba quais doenças dão direito

Benefício destina-se a quem está permanentemente incapacitado para o trabalho; saiba quais...

3161c 20191107 00094 (1)
Saúde

Inovações fortalecem segurança nos canteiros de obras

Construtora integra treinamentos, tecnologia e programa de inovação; pesquisa aponta que construção...