Home Negócios Salão de Ideias da 27ª Bienal do Livro de SP recebe a mesa “O teto de vidro, o degrau quebrado e a mulher no mercado de trabalho
Negócios

Salão de Ideias da 27ª Bienal do Livro de SP recebe a mesa “O teto de vidro, o degrau quebrado e a mulher no mercado de trabalho

Envie
Salão de Ideias da 27ª Bienal do Livro de SP recebe a mesa “O teto de vidro, o degrau quebrado e a mulher no mercado de trabalho
Divulgação/IMI
Envie

Elisa Rosenthal, fundadora e diretora-presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário e autora dos livros “Proprietárias” e “Degrau Quebrado: A jornada da autoliderança para mulheres em ascensão”, trará suas reflexões sobre liderança feminina e a jornada profissional da mulher para o Salão de Ideias da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Na mesa “O teto de vidro, o degrau quebrado e a mulher no mercado de trabalho”, parte da programação na Sessão Colgate, Elisa se junta às autoras Karinna Forlenza e Jaqueline Fraga para discutir os desafios e estratégias de ascensão profissional enfrentados por mulheres no ambiente corporativo. 

Em “Degrau Quebrado: A jornada da autoliderança para mulheres em ascensão”, livro sobre o qual falará na mesa do Salão de Ideias, Elisa traz um cenário amplo sobre a trajetória profissional, ascensão na carreira e superação, e aborda como superar os obstáculos que desviam e impedem o crescimento profissional, promovendo a autoliderança e o planejamento estratégico. 

O Salão de Ideias conta com a curadoria de Leonardo Neto, pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), e Clivia Ramiro e Tiago Marchesano, pelo Sesc SP. O espaço traz grandes nomes para gerar discussões atuais sobre questões de relevância social e cultural.

Desigualdade de gênero nas lideranças: como solucionar essa assimetria?

Dados do Movimento Pessoas à Frente revelam que apenas 38% das mulheres ocupam cargos de liderança, e entre essas, apenas 15% são negras. Esse mesmo percentual de 15% se aplica às empresas associadas à Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI) que possuem mulheres na gestão empresarial. 

Quando falamos do setor imobiliário, apesar de 40% dos profissionais de corretagem de imóveis serem mulheres, elas ocupam apenas 15% dos cargos de liderança, de acordo com a pesquisa do Índice Regional de Assimetrias: Mercado Imobiliário e Construção (IRA), de 2023. 

O título da obra de Elisa refere-se à chamada Síndrome do Degrau Quebrado, nome dado aos desafios que impedem a ascensão das mulheres em postos de alto comando. Na prática, uma mulher precisa subir uma escada enorme e, quando está próxima ao topo dela, prestes a alcançar a um cargo de liderança sênior ou comandar seu próprio negócio, acaba deparando-se com um degrau quebrado ou perigoso a ser pisado.

Nas etapas de uma organização, os postos do “pé da escada”, os primeiros degraus das empresas e organizações, geralmente se concentram nos cargos de estágio, assistentes e analistas, com as mulheres ocupando 56% deles. Os números permanecem altos até a coordenação (algo em torno de 46%), mas quando se verifica a presença das mulheres nas gerências e diretorias, os índices caem para 14%.

“É crucial que nós, mulheres, possamos cultivar a autoliderança e adquirir uma compreensão mais profunda sobre o planejamento, desenvolvimento e prática da liderança feminina, superando os desafios e quebrando barreiras que, por vezes, limitam nosso progresso. Apesar de a sociedade precisar de muitos avanços nesse sentido, nós temos o direito de sermos protagonistas de nossas trajetórias profissionais, em um mundo que, gradativamente, reconhece a importância e o valor da diversidade de liderança”, comenta Elisa.

Frente ao Instituto Mulheres do Imobiliário, que congrega a maior comunidade do setor imobiliário brasileiro, Elisa estimula que mais mulheres vençam o Degrau Quebrado, transformando obstáculos em oportunidades de desenvolvimento de lideranças e capacitação. 

Durante a mesa, a autora também discutirá a importância de construir redes de apoio e o papel fundamental da educação e da mentoria no desenvolvimento da liderança feminina. “É preciso enfatizar como a autoconfiança e o empoderamento pessoal são essenciais para as mulheres poderem romper com as limitações impostas pela sociedade e alcançar seus objetivos profissionais”, conclui.  

____

SERVIÇO

27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Salão de Ideias – Sessão Colgate

Mesa “O teto de vidro, o degrau quebrado e a mulher no mercado de trabalho”, com Elisa Rosenthal, Karinna Forlenza, Jaqueline Fraga e Chris Pelajo.

Data: 8 de setembro de 2024, domingo

Horário: das 11:00 às 12:15

Endereço: Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP

Para saber mais sobre a programação completa da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e os valores dos ingressos, acesse o site oficial do evento. 

______________

Instituto Mulheres do Imobiliário

Primeiro e maior grupo feminino do setor imobiliário no País, dedicado à equidade de gênero na cadeia produtiva. Seu objetivo é promover igualdade e equidade, além de defender o meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e inclusão social, especialmente para mulheres. Suas atividades incluem educação, geração de trabalho decente, acesso à habitação, apoio ao empreendedorismo feminino e combate à discriminação. O Instituto também promove relações positivas entre áreas urbanas e participação democrática na gestão urbana. Saiba mais: www.mulheresdoimobiliario.com.br 

Elisa Rosenthal é a fundadora e diretora-presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário. Como mentora de profissionais de diversas áreas, ela continua motivando e preparando mulheres para cargos de liderança. Elisa foi a primeira paulista a ser certificada pelo curso de Liderança Avançada para Mulheres pela Shakti Fellowship, em parceria com a San Diego University, Califórnia. Reconhecida como LinkedIn Top Voices e TEDx Speaker, ela é uma influente colunista da HSM Management e Exame Invest. Vencedora do prêmio A Voz Feminina do Mercado Imobiliário, Elisa possui formação em Arquitetura pelo Mackenzie, pós-graduação em Administração de Empresas com extensão em Negócios Imobiliários pela Fundação Getulio Vargas e é formada como Conselheira de Administração pelo IBGC. Atualmente, ela está cursando pós-graduação em Urbanismo e o Futuro das Cidades pela PUCPR. Sua trilogia sobre liderança feminina para o LinkedIn Learning já alcançou mais de 25 mil alunos.

Envie
Artigo relacionado
Como Vinicius Areb Está Revolucionando o Posicionamento Digital no Brasil
Negócios

Como Vinicius Areb Está Revolucionando o Posicionamento Digital no Brasil

Vinicius Areb é mais do que apenas um estrategista de marketing; ele...

Área 44 Academia: Oásis Familiar em Maringá Oferece Muito Mais que Exercícios
Negócios

Área 44 Academia: Oásis Familiar em Maringá Oferece Muito Mais que Exercícios

Maringá – Em meio à crescente oferta de academias na cidade, a...

Quer alugar carro por assinatura? Não deixe de seguir essas 5 dicas
Negócios

Quer alugar carro por assinatura? Não deixe de seguir essas 5 dicas

Opção oferece mais segurança e conforto para motoristas, mas é preciso tomar...

Jordane Mota advogada que se tornou referência no Brasil
Negócios

Jordane Mota advogada que se tornou referência no Brasil

Jordane Mota se destaca como uma profissional renomada nas áreas de Direito...

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr