Home Estilo de vida Pets Raiva em animais: como identificar, sintomas e tratamento
Pets

Raiva em animais: como identificar, sintomas e tratamento

Envie
Raiva em animais: como identificar, sintomas e tratamento
Imagem: divulgação
Envie

A raiva é uma das doenças que possui a maior taxa de mortalidade e não acomete apenas cães, pode contaminar outros animais e até em humanos

Quem possui um pet, cães ou gatos, sabe que a raiva é uma das doenças com maiores taxas de mortalidade, chegando a quase 100%. Mas afinal, o que é a raiva? Segundo a Dra Cintia Ghorayeb, clínica geral do Veros Hospital Veterinário, a doença é causada por um vírus e a transmissão se dá por meio da mordida, ou pelo contato com as secreções do animal já infectado.

Esse vírus atinge o sistema nervoso central, causando graves lesões na massa cinzenta do cérebro e levando o animal doente a importantes e irreversíveis alterações neurológicas. Após o vírus chegar no cérebro, os sintomas podem levar ao óbito rapidamente, na maioria dos casos em até 10 dias. Como o próprio nome diz, essa doença deixa o animal muito agressivo, pela desorientação neurológica, e os ataques a outro animal ou até mesmo os humanos, se tornam mais frequentes.
A contaminação acontece pela saliva do animal doente. No meio rural, o morcego hematófago – que se alimenta de sangue – é um dos mais importantes transmissores da raiva, principalmente para os herbívoros e para o homem. Animais de sangue frio não adoecem, mas são transmissores e atuam como vetores da doença. Animais silvestres, como micos, sagüis, gambás e morcegos, podem transmitir a raiva.

Alguns dos principais indícios que o animal possa estar com a doença são as alterações de comportamento, como agressividade, ansiedade, depressão, dificuldade de engolir, salivação abundante, convulsões e sinais neurológicos graves, conta a Dra Cintia. Caso o paciente esteja com algum destes sintomas, e não estiver com a vacina atualizada, é importante descartar a doença como diagnóstico diferencial. Infelizmente não existe um tratamento eficiente para a doença, e depois de instalada no cérebro, e o paciente invariavelmente vem a óbito.

Existem chances de tratar com alguma resposta clínica, antes da contaminação chegar ao cérebro, ou seja, podemos conseguir lutar com o vírus na fase de incubação, que é variável para cada espécie, mas pode acontecer entre 10 à 120 dias, sendo comum em cães 10 dias, e em seres humanos os sintomas começam em aproximadamente 45 dias após a contaminação (sendo os sintomas nos humanos: irritabilidade, salivação, náuseas e vômitos inicialmente, evoluindo pra sinais como convulsão, coma e óbito). A vacinação de todos os animais, e dos profissionais que tem contato com essa casuística (veterinários, biólogos e tratadores em geral) é a única forma eficiente de prevenção e erradicação da doença.

De acordo com a Dra Cintia Ghorayeb, o pet toma a primeira dose ainda filhote, a partir dos 4 meses de vida e depois deve receber reforço anualmente para prevenir a doença. Todos os mamíferos devem ser vacinados!

O Veros está 24h à disposição para receber todos os pacientes e tratá-los da melhor maneira possível, garantindo exames e atendimento de qualidade, com mais de 80 colaboradores (1/3 deles médicos-veterinários) e capacidade para realizar cerca de 2 mil consultas e 700 cirurgias por mês.

Serviços:
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4643, Jardim Paulista – São Paulo, SP.
Site: https://veros.vet/ e Instagram: https://www.instagram.com/veros.vet/

Sobre o Veros:
O Veros Hospital Veterinário é o maior complexo hospitalar de saúde animal do país. Com um investimento de R$ 50 milhões, a unidade tem capacidade de realizar cerca de 2 mil consultas e 700 cirurgias por mês, além de manter pacientes graves sob ventilação mecânica. O centro de diagnóstico por imagem é o mais completo do país, com as últimas versões de equipamentos de RX, eco e ultrassonografia, ressonância magnética de 1,5 Tesla, aparelho de tomografia de 16 canais e arco cirúrgico.

Envie
Artigo relacionado
Cuidado com os pets no verão proporciona bem-estar. Veja dicas
Pets

Cuidado com os pets no verão proporciona bem-estar. Veja dicas

O verão chegou. Mas, além das altas temperaturas que proporcionam dias ideais...

Vai viajar com seu pet? Confira dicas importantes antes de pegar a estrada
Pets

Vai viajar com seu pet? Confira dicas importantes antes de pegar a estrada

Especialista explica como garantir conforto e segurança para o animal durante trajeto...

Pet de TODOS oferece banho gratuito e hidratação para os pets durante a Black Friday
Pets

Pet de TODOS oferece banho gratuito e hidratação para os pets durante a Black Friday

Au-au Friday é parte das ações promocionais da rede em novembro e...

Conheça os diferencias da graduação em Medicina da Qualittas
Pets

Conheça os diferencias da graduação em Medicina da Qualittas

Com inscrições abertas para o vestibular de 2025, a Faculdade Qualittas oferece...