Home Estilo de vida Moda e Beleza Quais são os benefícios do crochê para a saúde mental?
Moda e Beleza

Quais são os benefícios do crochê para a saúde mental?

Envie
Feche acima no tricô das mãos da mulher
Crédito: LukaTDB/iStock
Envie

Além das peças de crochê estarem na moda, a prática oferece uma série de vantagens para a saúde mental

 

Neste ano, as peças feitas em crochê tomaram conta das principais tendências de moda mundo afora. Nas grandes passarelas e semanas de moda, diversos editoriais mostraram como peças feitas nessa pegada estão cada vez mais em alta e cada vez mais no alvo.

 

Seja em peças de inverno ou de verão, um dos grandes charmes do crochê é que as peças, na maioria das vezes, são feitas na técnica de “handmade”, isto é, feitas à mão e artesanalmente. Mas o que muitos não sabem é que, além do estilo e da tendência, a produção e a prática de crochê oferecem uma série de benefícios para a saúde mental.

 

Durante a prática, os níveis de estresse começam a ser reduzidos. Além de ser algo terapêutico, exige uma concentração no momento, fazendo a pessoa “esquecer” dos problemas exteriores e se dedicar principalmente ao ato de execução da peça que está em mãos no momento. Isso tem muito a ver com a parte hormonal envolvida quando o corpo se compromete com atividades artesanais.

 

Nesse caso, os níveis de serotonina e dopamina se elevam. Esses hormônios estão associados às sensações de bem-estar e prazer, resultando em uma sensação de leveza, satisfação e felicidade. Isso se intensifica também ao término da execução da peça.

 

Com a repetição de movimentos durante o ato de crochetar, a pressão sanguínea abaixa, tornando os níveis de estresse mais tranquilos e mais baixos. Há uma redução do estresse, um aumento no relaxamento e uma melhora na autoestima. Essas mudanças contribuem para a diminuição da ansiedade e podem ser benéficas até mesmo em alguns casos de depressão. Isso pode ser aplicado nas mais variadas idades, tanto em pessoas mais velhas quanto nas mais novas.

 

A prática também ajuda na autoestima. Isso se aplica em dois casos. Um deles é quando a pessoa tem a peça feita, e como ela foi fruto de um período consigo mesma e de dedicação, isso traz uma sensação automática de orgulho e felicidade. Entretanto, isso também acontece ao vestir a peça e compreender como ela fica no corpo. Uma vez que estão na moda, elas ajudam a complementar o estilo e podem ser utilizadas das mais variadas formas.

 

Tanto para quem quer se tornar adepto desta tendência quanto para quem, quer ter a prática como uma aliada terapêutica, existem diversas formas de começar. Com tutoriais e aulas, o primeiro passo é investir em materiais, principalmente em boas agulhas de crochê. Começar com peças mais simples e depois evoluir para as mais elaboradas é um caminho.

 

Já presente nos principais lançamentos, fazer a própria peça torna o processo mais prazeroso e a peça mais exclusiva ainda, apresentando vantagens em todos os âmbitos.

Envie
Artigo relacionado
Trends: Jordanna Maia desembarca em Salvador para lançar campanha de moda
Moda e Beleza

Trends: Jordanna Maia desembarca em Salvador para lançar campanha de moda

Após participar do Festival Internacional de Cinema de Veneza e ser presença...

Imagem Do Whatsapp De 2024 08 30 à(s) 16.40.12 17152323
Moda e Beleza

Influencer de Moda Catarina Sants dá dicas sobre cores de calçados para a primavera

Faltando poucos dias para o início da Primavera (e, logo, o Verão),...

Calça De Couro Com Tênis
Moda e Beleza

Pode Usar Calça de Couro com Tênis?

A calça de couro é uma peça icônica no guarda-roupa de muitas...

Imagem Do Whatsapp De 2024 08 26 à(s) 12.06.51 Fd76d8a8
Moda e Beleza

Transparências no Inverno: A Nova Face da Feminilidade

Influencer Catarina Sants revela como equilibrar sensualidade e sofisticação nos looks da...

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr