Siga-nos nas Redes Sociais

Educação

Psicologia: Formação em parapsicologia e hipnose em Fortaleza desmitificará enigmas sobre as eficazes técnicas.

Publicado

em

Psicologia: Formação em parapsicologia e hipnose em Fortaleza desmitificará enigmas sobre as eficazes técnicas.
Foto: Divulgação

A capacitação nas tradicionais e “misteriosas” técnicas esclarecerá o assunto e formará novos parapsicólogos cearenses.

Sem dúvidas, existe bastante preconceito e desconhecimento ainda sobre essas técnicas, fatos que motivaram o oferecimento desta formação pelo Instituto AMAS. A Instituição se decidiu a convidar renomados professores de outros estados para uma qualificação de seis meses, funcionando em dois sábados de cada mês.

O objetivo geral do curso “Parapsicologia Clínica e Hipnoterapia” visa habilitar profissionais para a aplicação dos conhecimentos teórico-práticos da Parapsicologia Clínica e Hipnoterapia, nos contextos pessoal, social e profissional, com parâmetros de observação, análise e compreensão da mente humana, da estruturação da personalidade, da programação e reprogramação mental, com vistas à formação em Parapsicologia Clínica e Hipnoterapia.

Alguns dos seus conteúdos destacados do curso são:

– Parapsicologia
– Parapsicologia e ciência. Estudos e comprovações científicas. Os fenômenos paranormais e a mente humana
– Paranormalidade
– História da Paranormalidade. Fenômenos Paranormais
– Tipos de Paranormalidade
– Crenças
– Manifestações da Paranormalidade nos diferentes períodos históricos
– Neurociência
– O sistema nervoso e a mente humana
– Processo saúde-doença
– Psicopatologias
– Mente Humana
– Funções mentais
– Leis mentais.
– Programação e reprogramação do subconsciente
– Personalidade
– Elementos de formação da Personalidade
– Alicerces da Personalidade
– Programações Culturais Milenares
– Programações Individuais
– Tabelas Familiares.

Sobre a Hipnose

Segundo a psicóloga e psicanalista, professora Cláudia Brazil – Diretora do Instituto AMAS -, a qualificação “também abordará os mitos e preconceitos sobre hipnose., os métodos de indução hipnótica e a hipnose e regressão de memória. Auto-hipnose e seus benefícios: a hipnose e a compreensão como método da reprogramação mental. Os alunos conhecerão os alcances da hipnoterapia na resolução de traumas e bloqueios. Existem também as terapias de vidas passadas, entendendo o próprio Conceito de Terapia das Vidas Passadas”, destaca a Diretora.

Ao mesmo tempo, abordagens históricas e cronológicas conduzem o curso, estudando o histórico da TVP no Brasil e no mundo e as principais características da TVP, destacando, ao mesmo tempo, as indicações e benefícios da técnica. Logo, os estudantes assimilarão a metodologia e prática da TVP com desenvolvimento em sessões e considerando permanentemente a ética profissional da área.

Os educadores do Instituto AMAS destacam três momentos-chaves ao longo da formação: 1) O aprendizado de técnicas e práticas em relaxamento (válido para o dia a dia de todas as pessoas), 2) os estudos da constelação sistémica e multi-disciplinar da parapsicologia e a hipnoterapia, e, fundamentalmente, 3) os momentos de vivências em parapsicologia integradora.

Esta última fase inclui uma série de vivências dos fenômenos Psi, utilizando-se Estados Modificados de Consciência, focados em Valores Humanos Universais. Valores humanos e práticas psi condutivas. Aplicações da psi no cotidiano, no diagnóstico psíquico, na investigação policial, na mineração, curas paranormais, imposição de mãos, DMILs com animais e com vegetais e a capacidade da canalização.

Mais informações e inscrições:
Instituto AMAS de Terapias – (85) 9 8995-7277 | @amasterapiasalternativas

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

PND 2025: reaplicação para casos autorizados pelo Inep será domingo

Publicado

em

Por

A reaplicação da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) 2025 ocorrerá neste domingo (30).

O novo local de prova dos candidatos autorizados a fazer a reaplicação está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição no Sistema PND.

Somente para os candidatos que tiveram o pedido de reaplicação aprovado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o acesso deve ser feito pela plataforma Gov.br.

Além do local de prova, o documento oficial reúne informações como número de inscrição, data e horário da aplicação, e indica se o participante terá atendimento especializado ou tratamento por nome social.

Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o cartão no dia da prova, pois facilita a conferência rápida das orientações ao candidato.

Locais invalidados

Todos os inscritos de nove locais onde a aplicação regular da prova chamada de CNU dos Professores, realizada em 26 de outubro, foi invalidada porque foram identificadas irregularidades que poderiam comprometer a segurança ou a integridade do exame.

As irregularidades mencionadas incluem a superlotação de salas; a ausência de condições adequadas de aplicação ou em locais inadequados.

Os participantes registrados nas localidades abaixo estão automaticamente incluídos na reaplicação e devem realizar a prova.

  • São Luís (MA): IEMA Pleno Rio Anil
  • Vespasiano (MG): Escola Estadual Professor Guilherme Hallais França
  • Santa Rita (PB): ECI E.F.M Maria de Lourdes Araújo
  • São Paulo (SP): EE Brigadeiro Gavião Peixoto, EMEF Antônia e Artur Begbil, EE Deputado Geraldino dos Santos
  • Santo André: EE Dr. Celso Gama
  • Guarujá (SP): UNAERP Guarujá
  • Guarulhos (SP): EE Pastor João Nunes

Também farão a prova os participantes que não puderam realizá-la na data regular, devido a problemas logísticos.

Ficam dispensados da reaplicação os concluintes de cursos de licenciaturas e participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas que fizeram a PND como avaliação teórica do exame, que estavam nas localidades acima.

Porém, não terá uma segunda oportunidade de fazer a PND aquele participante que, em 26 de outubro, não realizou a prova teórica ou que alegou indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação e não a concluiu.

Horários

No domingo, dia de reaplicação da PND, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas (horário de Brasília).

O acesso à sala de prova será permitido com a apresentação de documento de identificação válido e com foto.

Com duração de 5 horas e 30 minutos, a reaplicação terá início às 13h30 e término às 19h.

Provas

O conteúdo do exame terá a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas que, desde a edição de 2024, foca nos cursos de formação docente. 

De acordo com o edital da PND 2025, o exame será composto por duas partes: formação geral de todos os docentes e componente específico.

A formação geral incluirá 30 questões objetivas e uma discursiva, elaboradas a partir de temas ligados à formação docente.

Já a parte específica contará com 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo e habilidades próprias de cada uma das 17 áreas da licenciatura. 

Resultados finais

Os resultados de desempenho individuais e identificados da PND serão disponibilizados ao participante no Sistema PND, em dezembro deste ano, por meio do Boletim de Desempenho.

Para o candidato aprovado para a reaplicação da PND 2025 valerá somente o resultado obtido na prova do dia 30. 

O candidato que estava em uma das salas em que a PND foi invalidada, mesmo que tenha participado da aplicação regular da prova, terá o resultado invalidado.

Para aquele participante que teve o nome aprovado para a reaplicação da PND, em nenhuma hipótese, o resultado de quem concluiu a aplicação regular, em 26 de novembro, será divulgado, esclarece o Inep.

PND

A Prova Nacional Docente não é uma certificação pública para o ofício de professor nem um concurso.

O exame, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível de conhecimento e a formação dos futuros professores das licenciaturas, tem o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionar professores para as próprias redes de ensino.

O MEC quer, por meio da PND, estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos no magistério público do país.

A prova será anual. Esta iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.

Fonte

Continue Lendo

Educação

Enem 2025: PF cumpre mandado no Ceará por suposta fraude no exame

Publicado

em

Por

© PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, neste domingo (23), a Operação Profeta, com o cumprimento de mandado de busca e apreensão no Ceará. A decisão foi expedida pela Justiça Federal, para apurar possível prática do crime de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025.

Por solicitação do Ministério da Educação (MEC), a Polícia Federal investiga a suposta divulgação antecipada de questões semelhantes às da prova, antes da realização do segundo dia do exame, conforme relatos na internet identificados pela equipe técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No dia 16 de novembro, cerca de 3,36 milhões de participantes do Enem resolveram 90 questões de múltipla escolha. Sendo 45 itens de ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física) e outros 45 de matemática e suas tecnologias.

Investigação federal

Em nota, a Polícia Federal afirmou que sua atuação tem os objetivos de esclarecer os fatos; apurar possíveis ilícitos; identificar os responsáveis pela obtenção dos dados e divulgação indevida, além de possíveis conexões com outros delitos.

“A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a integridade dos concursos públicos e com o combate a fraudes que comprometam a confiança da sociedade nos processos seletivos nacionais”, diz a nota.

Primeiras consequências

A suspeita de vazamento dos conteúdos similares aos que caíram no Enem 2025 resultou na anulação de três questões do exame, na terça-feira (18) pelo Inep por precaução.

A autarquia vinculada ao MEC também antecipou, em um dia, a divulgação do gabarito oficial do último dia de provas do Enem. 

Transmissão ao vivo

Em entrevista à TV Educativa do Ceará, na última terça (18), o ministro da Educação, Camilo Santana, relatou que, segundo as informações obtidas por ele, uma pessoa que participou de um pré-teste do Enem teria divulgado as questões durante uma transmissão ao vivo, na internet, dias antes da prova.

O pré-teste do Enem é a etapa de aplicação experimental e sigilosa, a uma amostra de estudantes, de novas questões, antes que elas sejam incluídas no Banco Nacional de Itens (BNI). Isso ocorre apenas se as questões atenderem a todos os critérios estabelecidos.

Depois de “aprovadas”, como parte do BNI, as questões ficam disponíveis para serem usadas nas provas. 

Fonte

Continue Lendo

Educação

Escolas indígenas recebem 1° livro infantil em língua do Alto Xingu

Publicado

em

Por

© Prefeitura de Saquarema/Divulgação

Cerca de mil crianças indígenas do Alto Xingu vão receber exemplares do primeiro livro infantil escrito na sua língua de origem, o idioma kuikuro.

O livro Ingu Helü (De Olho Aberto, em portugês) será distribuído para nove aldeias de quatro povos do Território Indígena do Xingu, no Mato Grosso.  

A publicação é de autoria do educador Daniel Massa e do professor Mutuá Mehinaku, e traz 45 verbetes escritos em kuikuro traduzidos para o português. Cada verbete é acompanhado de um desenho para colorir do ilustrador Ricardo Moura. 

Mehinaku é professor de uma escola estadual na aldeia Ipatse, do Alto Xingu, e conta que a falta de material pedagógico especializado foi o que motivou o projeto. 

“Dou aulas há mais de 20 anos e vinha observando todos os materiais que recebíamos para a alfabetização das nossas crianças. Eram livros bonitos e de bom conteúdo, mas não eram voltados para a nossa aldeia, para o nosso povo. Senti que a gente precisava produzir a nossa própria cartilha”, disse.

O Território Indígina do Xingu fica entre o Cerrado e a Amazônia e abriga 16 povos e quatro grupos linguísticos, com uma população de mais de seis mil pessoas. 

O kuikuro é parte do tronco linguístico karib, que tem cerca de 40 línguas com 60 a 100 mil falantes ao todo, espalhados por países da região da Amazônia.

No Alto Xingu, os povos falantes de kuikuro são: Kuikuro, Kalapalo, Matipu e Nahukwá. 

Ocupar espaços

O livro foi lançado no último dia 20 durante a Feira Literária Internacional de Saquarema (FLIS), no Rio de Janeiro. O painel  A Educação para a Diversidade nas Escolas Indígenas e Não-indígenas contou com a presença dos autores Massa, Mehinaku e Moura. 

Segundo eles, o livro também é uma oportunidade de aprendizado para escolas urbanas, como uma forma de abrir os olhos de não-indígenas sobre a realidade dos povos do Alto Xingu. 

Durante o evento, participaram também outros nomes da literatura indígena, como Eliane Potiguara e Márcia Kambeba. 

*Estagiária sob a supervisão da jornalista Mariana Tokarnia.

Fonte

Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.