Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Pronasci Juventude chega a quatro municípios vulneráveis do Amazonas

Publicado

em

Por

© Vanessa Sena/IFAM

Preservação da história, divulgação das tradições e da cultura do povo Tikuna, aliada à geração de oportunidades nas áreas de educação e esporte para a juventude de Tabatinga (AM) são objetivos da Casa Cultural Herói Yo’i Magüta, que homenageia o herói mitológico dessa comunidade.

O espaço foi um dos escolhidos para integrar, a partir deste mês, no Amazonas, o Pronasci Juventude, programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública voltado à promoção da cidadania entre adolescentes e jovens e à prevenção da violência causada, em grande parte, pelo tráfico transnacional de entorpecentes.

O  secretário da casa cultural, o estudante universitário indígena Hilário Ramos, de 35 anos, celebra o apoio federal para reforçar as ações locais destinadas a tirar os adolescentes da vulnerabilidade socioeconômica. “Com esse projeto, tiramos essa pessoa, que está em outro caminho que não é o do bem da sociedade. A gente o resgata e leva para o bem.”

Para Ramos, o esporte e a educação são os caminhos para isso. “Somos o futuro do Brasil. Vamos seguir por muitos caminhos. Um deles é o do estudo porque, um dia, a gente vai ser alguém na vida. Sem estudo, ficaremos para trás”, diz.

Beneficiários em Tabatinga

Ao todo, a partir de janeiro de 2026, serão beneficiados pelo programa federal 100 jovens indígenas e não indígenas do município do oeste amazonense, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, na região do Alto Solimões.

O estudante  Francisco Lucas Aparício e Silva, 18 anos, pode ser um dos beneficiários da nova política pública. Ele cursa o 3° ano do ensino médio e o curso técnico em meio ambiente, no Instituto Federal do Amazonas – Campus Tabatinga.

Sobre os riscos locais, o jovem lembra o ambiente de convívio em que a infância e a juventude estão expostas. “Se uma criança crescer em um convívio violento, o resultado é que a criança pode se tornar violenta também. O “violento” é o normal para ela”.

Ele afirmou à Agência Brasil que não se considera indígena. “Uma parte da minha família é sim, da etnia Kokama”.

O estudante nunca participou de projeto cultural ou educacional. “Em Tabatinga, esses projetos não chegam até os jovens e se chegam, é para uma minoria”.

Ele vê vantagens na chegada do programa voltado aos jovens. “O Pronasci Juventude ajudará muitas pessoas a sair desse vício, com acompanhamento médico. Será o meio de uma reabilitação com auxílio. Minha expectativa é que muitas pessoas melhorem. Droga faz mal e prejudica a saúde tanto psicológica quanto física.”

Programa no Amazonas

Em agosto, as ações do Pronasci Juventude chegam à Região Norte, com a contratação de equipes técnicas locais que vão atuar em quatro municípios considerados estratégicos pelo Ministério da Justiça: Iranduba, Manacapuru, Manaus e Tabatinga, sob coordenação dos campi do Instituto Federal (IFs) do Amazonas. 

Os profissionais admitidos ainda passarão pela fase de formação até o efetivo atendimento, a partir de janeiro de 2026, dos jovens selecionados nos quatro territórios .

A escolha das localidades considerou os territórios marcados por alta violência e forte presença do crime organizado. De acordo com o Atlas da Violência 2025, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, de 2013 a2023 o Amazonas registrou aumento de 30,6% no número de homicídios, passando de 1.191 para 1.555 na década.

Segundo o Ministério da Justiça, a rota do tráfico pelo Rio Solimões impacta comunidades ribeirinhas e indígenas. Outra questão é a falta de políticas públicas como geradora de vulnerabilidade extrema.

A partir do próximo ano, o Pronasci Juventude deve alcançar, no estado, 500 pessoas de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade sociorracial.

Com investimentos de R$ 7,7 milhões do governo federal no programa, as medidas incluem acompanhamento multidisciplinar dos adolescentes e jovens; elevação de escolaridade por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com o pagamento de bolsa mensal de R$ 500 por até 12 meses; além de oficinas comunitárias de arte, esporte, cultura e lazer. O ministério também planeja a formação de profissionais locais sobre prevenção e tratamento relacionados a drogas.

Nessa quinta-feira (14), a coordenação nacional do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) esteve na cidade de Iranduba.

Durante encontro no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Iranduba, o secretário municipal de Assistência Social, Thiago Marinho, projetou melhorias para os futuros participantes da iniciativa. “Os moradores de Iranduba só têm a ganhar com esse programa, com a colheita dos frutos dele a partir de 2026.”

“Quando se passa a viabilizar meios a jovens que buscam uma alternativa de vida, com recursos dados como fomento e incentivo ao estudo e à profissionalização  veremos uma mudança de contexto. Esses jovens vão poder se capacitar, ocupar a mente e ter meios para que possam ter esperanças de melhoria de vida. E como Iranduba é banhada pelos rios Negro e Solimões, a oferta de algum serviço voltado à capacitação de jovens ribeirinhos, como um diferencial no dia a dia, será um grande sucesso.”

Ciente da fragilidade das políticas públicas no município, o secretário Thiago Marinho explica que o Pronasci poderá chegar a locais expostos a violências. “Temos violações de direitos em vários contextos. Na área dos jovens, existe a cooptação para o tráfico de drogas, porque os criminosos visualizam facilidades para violar a mente de pessoas jovens, e ainda a questão da impunidade pelo fato de o menor não poder ser preso. Quando é pego, depois é liberado. Os jovens são de fácil substituição.”

Pronasci Juventude 

Criado em 2023, o Pronasci Juventude é um dos eixos prioritários do Pronasci II e foi inspirado no projeto piloto “Tô de Boa” (RJ – Chapadão e Pedreira), que, à época, atendeu 200 jovens em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). 

Desde então, além de focar em territórios vulneráveis e com altos indicadores de violência,  o programa mira localidades impactadas pelo narcotráfico na dinâmica das comunidades e com problemas agravados pelo uso de álcool e outras drogas, pelo cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, situação de alta evasão escolar, gravidez na adolescência, situação de rua, entre outros.

Em Manaus, durante a abertura do 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizado nessa quarta-feira (13), a secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad), Marta Machado, destacou que o programa se volta à juventude mais vulnerável e que é preciso enxergar os jovens “como sujeitos que precisam ser protegidos e amparados, oferecendo alternativas reais para que não sejam empurrados para organizações criminosas”

“Hoje, já se considera a atuação no tráfico de drogas a pior forma de trabalho infantil. A gente precisa disputar os jovens com o crime. É isso que estamos fazendo no Ministério da Justiça com o Pronasci Juventude: focando na juventude mais marginalizada, mais exposta ao alistamento pelo crime organizado. Jovens que vivem em territórios conflagrados, em territórios ocupados pelas facções criminosas, que experimentam uma série de fatores de risco e que precisam ser protegidos”, disse Marta.

No caso da entrada de jovens no tráfico de entorpecentes, a estratégia federal é atuar nas seguintes frentes:

– geração de renda e autonomia econômica; 

– capacitação profissional;

– cultura de paz e cidadania;

– acesso a direitos sociais;

– fortalecimento comunitário;

– redução da criminalização e da violência.

As inscrições dos jovens são divulgadas previamente nos territórios de atuação, em articulação do Ministério da Justiça com os campi dos institutos federais do estado e a gestão do município escolhido.

Em entrevista à Agência Brasil, a secretária da Senad explicou o esforço de mobilização para divulgar o programa e as inscrições. “Temos equipes de assessorias regionais que trabalham para que essa comunicação alcance o público do projeto, que são os jovens em condição de extrema vulnerabilidade ou vulnerabilidade sociorracial agravada”

Processo em expansão 

Atualmente, além do Amazonas, o Pronasci Juventude está presente nos estados da Bahia (Salvador), de Pernambuco (Cabo de Santo Agostinho e Recife), do Rio de Janeiro (Complexo do Alemão, Complexo de Manguinhos, Complexo da Maré e Complexo da Penha) e no Distrito Federal (Ceilândia, Sol Nascente, Cidade Estrutural, São Sebastião e Sobradinho). O Ministério da Justiça esclarece que as fases de implementação são diferentes em cada localidade.

“Temos planejamento em andamento para que essa expansão ocorra na nossa gestão, até o fim de 2026, em pelo menos mais seis estados”, anunciou a secretária.

O Pronasci Juventude beneficia 4 mil jovens em Salvador (BA) e no Rio de Janeiro (RJ) e tem como meta chegar a 15 mil em todo o território nacional.

Fonte

Divulgação Leia Mais

Brasil x Estados Unidos: Os desafios e avanços de duas potências logísticas

Foto: Divulgação Leia Mais

Programa “É POP” com Thiago Loures comemora 4 meses na Energia 104.9 FM

Divulgação Leia Mais

Pastor Matheus Amaral: Uma ponte de fé e ação entre Brasil e Estados Unidos

Divulgação Leia Mais

O “Royal Flying Doctor” da Vida Real: Glauber Machado Neves e os céus da Amazônia

Cliff Korman, Hans Mathisen, Petter Wettre, Kiko Freitas e Augusto Mattoso - The Norway-Brazil Connection Leia Mais

The Norway-Brazil Connection faz show no Blue Note Rio, em Copacabana

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Brasil x Estados Unidos: Os desafios e avanços de duas potências logísticas

Publicado

em

Por

Divulgação
Divulgação

O Brasil, com suas dimensões continentais e uma economia fortemente apoiada na indústria e no agronegócio, enfrenta uma das maiores demandas logísticas do mundo. Essa necessidade gigantesca movimenta um mercado robusto, que já atrai investimentos superiores a R$ 300 bilhões, segundo estimativas do setor.

Mesmo com uma infraestrutura ainda considerada desafiadora, o país vem investindo pesadamente em tecnologia e inovação. Ferramentas de inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT) e sistemas de rastreamento têm sido adotadas por empresas brasileiras para otimizar processos, reduzir riscos, como o roubo de cargas, e melhorar o atendimento ao cliente.
Soluções de gestão integrada de transporte e armazenagem também vêm sendo amplamente implementadas, elevando os padrões de eficiência e competitividade no mercado nacional.

Enquanto isso, a logística norte-americana, considerada referência mundial por décadas, enfrenta um cenário mais complexo do que se imagina. Problemas como gargalos de infraestrutura, altos custos operacionais, recessão no setor de fretes e escassez de mão de obra têm pressionado o sistema logístico dos Estados Unidos.

Manter e operar frotas e centros de distribuição no país envolve custos significativos, o que impacta diretamente na eficiência e nos preços finais dos produtos.

Para o especialista em logística empresarial Aloisio Ricardo Alves Rocha, o futuro do setor americano depende de uma estratégia abrangente.

“A melhoria da logística americana envolve uma combinação de investimentos em infraestrutura, modernização tecnológica e gestão de recursos humanos para enfrentar desafios como o envelhecimento da infraestrutura, a escassez de mão de obra e a crescente demanda por entregas rápidas”, explica.

Aloisio ressalta ainda que soluções como automação de armazéns, uso de inteligência artificial e análise de dados para prever demandas e otimização de rotas de transporte são caminhos essenciais para recuperar a eficiência e reduzir custos.

“Adotar práticas que reduzam o impacto ambiental, como o uso de combustíveis limpos e rotas com menor emissão de carbono, também é uma tendência irreversível”, complementa.

Outro ponto destacado pelo especialista é o investimento em capacitação contínua.

“Treinar e desenvolver profissionais de logística é fundamental para enfrentar a escassez de motoristas e operadores qualificados. Esse é um gargalo que afeta tanto os Estados Unidos quanto o Brasil”, conclui Rocha.

Com trajetórias distintas, Brasil e Estados Unidos seguem em busca do mesmo destino: uma logística mais eficiente, tecnológica e sustentável, capaz de acompanhar a velocidade do comércio global e as novas exigências do consumidor moderno.

A Logística Global está instalada no planejamento de todos os CO’s do setor logístico por ampliar os horizontes de atuação e possibilitar o escalonamento de demanda que reflete diretamente na otimização dos recursos de infraestrutura, o foco de gestão hoje é muito além dos 3 pilares da gestão logística: qualidade, tempo e custo, a outra variável externa que tem interferido e impactado nos investimentos e recursos a serem aplicados chama-se Informação. A ação externa do consumidor que tem mudado rapidamente o seu perfil de consumo, tendências de mercados externos, tarifas e impostos internacionais, etc são os grandes agentes de decisão no setor, mas esse adendo é apenas uma provocação de reflexão aos amantes do tema de infraestrutura logística, pois hoje temos de trabalhar e utilizar muita informação de qualidade em nossas operações, para ganharmos eficiência no Supply Chain Management.

Foto: Divulgação Leia Mais

Programa “É POP” com Thiago Loures comemora 4 meses na Energia 104.9 FM

Divulgação Leia Mais

Pastor Matheus Amaral: Uma ponte de fé e ação entre Brasil e Estados Unidos

Divulgação Leia Mais

O “Royal Flying Doctor” da Vida Real: Glauber Machado Neves e os céus da Amazônia

Cliff Korman, Hans Mathisen, Petter Wettre, Kiko Freitas e Augusto Mattoso - The Norway-Brazil Connection Leia Mais

The Norway-Brazil Connection faz show no Blue Note Rio, em Copacabana

Semana começa com possibilidade de chuvas fortes no Sul e Sudeste Leia Mais

Semana começa com possibilidade de chuvas fortes no Sul e Sudeste

Continue Lendo

Cultura

Suzy Brasil chega ao Teatro Claro Mais RJ com “Uma Noite Horripilante”

Publicado

em

Suzy Brasil como Cobra em Uma Noite Horripilante - Douglas Jacó
Suzy Brasil como Cobra em Uma Noite Horripilante - Douglas Jacó

Assustadoramente engraçado, novo show terá única apresentação em Copacabana no dia 20 de novembro, quinta-feira, às 20h

Suzy Brasil e seu criador Marcelo Souza estão de volta com um novo espetáculo, trazendo alguns personagens inéditos e outros já conhecidos do público tanto no humorístico LOL – Se rir já era, da Amazon Prime, no qual Suzy foi vice-campeã da terceira temporada do programa em 2023, como também da internet. “Uma Noite Horripilante” estreia no Teatro Claro Mais RJ, em Copacabana, no dia 20 de novembro, quinta-feira, às 20h. 

O projeto é novo, mas a parceria não. Diogo Camargos, Claudio Tizo e Jonatan Fonseca, seus parceiros desde Bye Bye Bangu (2021), pelo qual ganhou o Prêmio PRIO do Humor 2023 de melhor performance no Rio de Janeiro, e no seu show atual Made in Brasil que roda o País desde o ano passado com casas lotadas, estão juntos nesta nova empreitada.

Com uma narrativa dinâmica e rápidas trocas de roupa, o público se surpreende e se diverte com Suzy Brasil, a criação mais famosa de Marcelo Souza, que nesta montagem interpreta seis personagens para contar a história de Branca de neve (só para adultos) e a sua saga para conseguir um beijo de um hétero verdadeiro.

O espetáculo começa com a velha contadora de histórias, que após contar suas histórias macabras, resolve aplacar os ânimos da plateia contando a história de uma linda princesa. Personagem já conhecido do público, a Branca de Neve alcoolizada de Marcelo Souza agora ganha novos contornos nesta peça, ao entrar num mundo encantado cuja guardiã é a grande Naja QUE PICA, personagem também já conhecida do público através do humorístico LOL da Amazon Prime.

Outros personagens que compões a peça é a pastora Gimilde, um disfarce da maléfica madrasta e Ivo Ativo, o príncipe encantado que se recusa a dar um beijo em Branca para despertá-la, além da própria Branca de Neve zumbi que, mesmo sem o beijo, desperta trezentos anos depois, uma mistura de princesa e garota do exorcista, outro personagem de Suzy no LOL.

Este é um espetáculo para todos os tipos de público — especialmente para quem aprecia humor, sátiras e contos de fadas. A nova produção apresenta uma proposta totalmente diferente de tudo o que os fãs de Suzy Brasil e Marcelo Souza já viram até hoje.

Ficha técnica:

Texto: Marcelo Souza e Diogo Camargos

Direção: Diogo Camargos

Produção: Claudio Tizo e Jonatan Fonseca

Figurinos: Samara Rios

Cenário e iluminação: Criação Coletiva

Trilha sonora:  Diogo Camargos 

Fotos: Douglas Jacó

Criação de arte: Thiago Ristow 

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

SERVIÇO:

Local: Teatro Claro Mais RJ – Rua Siqueira Campos, 143 – Loja 58 – Copacabana

Dia e horário: dia 20 de novembro, quinta-feira, às 20h

Ingressos:

Plateia e Frisa – R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia) 

Balcão 1 – R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia)  

Balcão 2 – R$ 39,60 (inteira) e R$ 19,80 (meia)

Link de vendas: https://uhuu.com/evento/rj/rio-de-janeiro/suzy-brasil-em-uma-noite-horripilante-15127

Rede social: https://www.instagram.com/suzybrasil/

São Francisco Xavier recebe programação artística gratuita no final do mês Leia Mais

São Francisco Xavier recebe programação artística gratuita no final do mês

Shopping Multicenter Itaipu inaugura o Jardim do Noel Leia Mais

Shopping Multicenter Itaipu inaugura o Jardim do Noel

Freepik Leia Mais

Como assistir qualquer filme no Google?

Imprensa Leia Mais

Instituto Entre Rodas realiza espetáculo de dança em cadeiras de rodas no Teatro Paulo Eiró

ASCOM Leia Mais

Grupo Pela Vidda RJ recebe o lançamento da biografia da transformista Safira Bengell

Continue Lendo

Economia

Loja colaborativa Artesanato de Talentos inaugura edição de Natal no RioMar Recife

Publicado

em

Crédito: Luciana Morosini.
Crédito: Luciana Morosini.

Com estímulo ao empreendedorismo comunitário, indústria criativa e sustentabilidade, a iniciativa é uma parceria entre o shopping, o IJCPM e o Instituto Fecomércio-PE

 A loja colaborativa Artesanato de Talentos inaugurou a sua edição de Natal no RioMar Recife com a proposta de estimular o empreendedorismo comunitário, a indústria criativa e a sustentabilidade, dando visibilidade e geração de renda para artesãs e artesãos do entorno do empreendimento. A iniciativa é uma parceria do shopping com Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) e o Instituto Fecomercio-PE e oferece opções de decoração natalina e mesa posta, entre outros itens característicos para as festas de fim de ano.

Localizada no Piso L1 do RioMar Recife, próxima da Renner, a loja colaborativa de Natal vai contar com peças produzidas por 20 artesãs e artesãos das comunidades do Pina e de Brasília Teimosa. Entre os itens disponíveis estão guirlandas, árvores de Natal, presépios, toalhas de mesa, guardanapos e souplast, com valores que variam entre R$ 15 e R$ 350. “As peças disponíveis valorizam o talento, são únicas e cheias de significado. Elas são produzidas com técnicas artesanais e materiais reciclados e deixam as festas de final de ano ainda mais especiais. Além da exclusividade, toda a renda das vendas é revertida para as empreendedoras e empreendedores, que podem comercializar seus produtos em um espaço sem custo no shopping”, afirma a diretora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Lúcia Pontes. 

Lançado em 2015, o projeto da Artesanato de Talentos tem ativações de lojas no RioMar Recife em datas festivas e de grande movimentação do comércio, como o Carnaval e São João. Para além da exposição e venda dos produtos, os participantes recebem capacitações sobre gestão, montagem de vitrine, precificação, atendimento ao cliente, marketing digital, entre outras. “A loja do Artesanato de Talentos celebra a criatividade dos nossos artesãos. Nesta edição, além das peças natalinas, o público também encontrará artigos especiais para presentear, ampliando as possibilidades e fortalecendo ainda mais o trabalho local”, afirma Wilma Fonseca, secretária executiva do Instituto Fecomércio.

A expectativa é de movimentar cerca de R$ 100 mil em vendas durante o funcionamento da Artesanato de Talentos de Natal no RioMar Recife, que ficará no empreendimento até o dia 24 de dezembro. A loja segue o horário de funcionamento do shopping: de segunda a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 21h.

Artesãs e artesãos participantes:

Ah! Arretada É Maria Monteiro (Clube de Mães Criativas de Brasília); Adilson Hermann (Art Construção); Dinaly Caroliny (Atelie Dinaly Caroliny); Eduardo de Sena (Mãos Mágicas); Edvaldo Lopes (Reciart’s); Gerlane Ramos (Mãos Mágicas); Gerlinde Bazilio (Encanto em Artes); Ivani Oliveira (Mãos Mágicas); Ivoneide Tavares (It Is Aroma); José Roberto (Reciart’s); Joselaine Firmino (Mulheres De Arte); Luciana Souza (Arte Criativa); Maria Auxiliadora (Mãos Mágicas); Maria José (Arte em Família); Ninha (Ninha Arte); Rose Lima (Linhas E Artes); Roseneide Pessoa (Arte em Família); Rosilda Pessoa (Arte em Família); Rosimary Paixão (Rosiart’s); Taciana Melo (Artesanato Melo).

SERVIÇO 

Artesanato de Talentos

Quando: até 24 de dezembro de 2025

Local: Piso L1 do RioMar Recife, próximo da Renner.

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 21h.

Divulgação/MBigucci



Leia Mais

No Jaçanã-SP, construtoras vendem Minha Casa, Minha Vida que parecem condomínio clube

Divulgação Anttecipe.com



Leia Mais

Cansados de esperar, trabalhadores vendem processos trabalhistas

Divulgação



Leia Mais

Valorização em Goiânia e expansão em Goiás: palestra aborda o crescimento do mercado imobiliário

Crédito: Grupo JCPM/Divulgação



Leia Mais

Em dia dedicado a florestas e biodiversidade, experiência de regeneração ambiental no Recife será apresentada nesta terça-feira (18) na COP30

Divulgação Cartão de TODOS



Leia Mais

Promoção Black Premiada do Cartão de TODOS tem sorteios de casa, carros, TVs e iPhones




Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.