Contação de histórias de Kadu Santoro compartilha lendas amazônicas, música e artesanato paraense a dez cidades fluminenses
A partir do dia 03 de maio, o espetáculo “Amazônia na Mala”, idealizado e dirigido pelo ator, contador de histórias e arte-educador Kadu Santoro, inicia uma nova temporada pelo Estado do Rio de Janeiro. A proposta promove o encantamento pela literatura nortista por meio da contação de histórias e da valorização dos fazeres culturais amazônicos. A iniciativa foi selecionada pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2024/2025. A circulação acontecerá nas unidades do Sesc no Estado do Rio, até o final de junho.
Voltado especialmente ao público infanto-juvenil, “Amazônia na Mala” apresenta contos de autores paraenses, músicas compostas por artistas da região e elementos cênicos criados por artesãos locais, utilizando materiais típicos como o miriti. As apresentações têm cerca de 50 minutos e convidam o público a vivenciar as lendas, sons e cores da floresta, com direito a participação ativa da plateia e, em 50% das sessões, com tradução simultânea em Libras.
O repertório é composto por quatro histórias de autores da literatura paraense: “A Menina que Veio do Rio” (Patrícia Nogueira), “A Onça e o Caçador” (Walcyr Monteiro), “O Patinho Que Fazia Quã” (Guaracy Júnior) e “A Matinta e o Curupira” (Luciana Cavalcante). Além disso, músicas originais de Raimundo Lima e Katulo Gutierrez, e um figurino criado pela marca paraense Madame Floresta contribuem para a atmosfera lúdica e afetiva da cena.
“Amazônia na Mala” é uma declaração de amor à literatura nortista e à cultura paraense. É uma forma de espalhar nossas histórias, saberes e afetos pelo Brasil. A cada contação, vejo o encantamento no olhar das crianças e sinto que a floresta fala com elas, do jeito mais bonito: pela arte”, afirma Kadu Santoro.
A temporada inclui 10 apresentações em unidades do Sesc RJ. Confira a agenda abaixo:
– 03/05 – Sesc Valença
– 04/05 – Sesc Teresópolis
– 11/05 – Sesc Barra Mansa
– 01/06 – Sesc Nova Friburgo
– 07/06 – Sesc Duque de Caxias
– 08/06 – Sesc São João de Meriti
– 15/06 – Sesc São Gonçalo
– 22/06 – Sesc Campos
– 25/06 – Sesc Copacabana
– 29/06 – Sesc Grussaí
Sobre Kadu Santoro
Com formação em Licenciatura em Teatro, Kadu Santoro é contador de histórias, ator manipulador, arte educador e diretor cênico. Atua na formação de professores na arte de narrar, com o curso “O papel da imaginação na trajetória de quem conta”, e desenvolve projetos de contação de histórias para todas as idades, com foco na literatura infantojuvenil e na valorização da cultura nortista, especialmente da cidade de Belém, por quem nutre forte vínculo afetivo.
Kadu já atuou como colaborador da editora Casa do Lobo e da editora Ciranda na Escola, e foi parceiro da Companhia das Letrinhas (2021/2022). Também foi curador convidado do projeto Amazônia Luz nos anos de 2021 e 2022.
Como roteirista, diretor e ator, assinou os espetáculos infantis “Sonha, Tonha”, “Acorda, Maria”, “Tio Kadudu conta festas populares”, “Floresta Encanto” e o próprio “Amazônia na Mala”. Desde 2020, vem produzindo conteúdos audiovisuais no Instagram e no canal do YouTube “Kadu Santoro”, além do podcast “Conta Kadu”, ouvido em mais de 20 países.
Na televisão, integrou o elenco da série “Condor”, da Visagem Filmes, com estreia prevista na TV Cultura, e participou da novela “Beleza Pura”, da TV Globo. Em Belém, esteve em cartaz com a peça “Fulana, Sicrana e Beltrana”, onde ficou à frente da direção cênica, e faz parte do grupo teatral Bric Brac.
SERVIÇO
O espetáculo Amazônia na Mala circulará pelas unidades do Sesc RJ, a partir de 3 de maio. Confira a programação completa em instagram.com/kadu_santoro.