Siga-nos nas Redes Sociais

ONGs

Projeto A Arte Gerando Renda oferece 300 vagas em cursos gratuitos

Publicado

em

Projeto A Arte Gerando Renda oferece 300 vagas em cursos gratuitos
Foto: Divulgação

Cursos de capacitação profissional tornam possível que os alunos faturem mais de 500 reais por dia.


O projeto A Arte Gerando Renda vai abrir 300 vagas para cursos gratuitos de capacitação profissional no Caju. As inscrições iniciam no dia 03 de julho e as aulas começam em 1º de agosto. Vale destacar que não precisa ser morador da região para se inscrever e 10% das vagas serão destinadas para a população LGBTQIAPN+.

Desenvolvido pela ONG Favela Mundo, o projeto transforma vidas, através de cursos nas áreas de estética e artes cênicas. Com duração de 10 semanas, serão oferecidos cursos de maquiagem social, tranças e turbantes, maquiagem artística, artesanato, decoração de unhas e fantasias e adereços. O objetivo principal é inserir moradores de comunidades do Rio de Janeiro no mercado de trabalho.

Um dos cursos mais procurados é o de decorações de unhas, que ensina técnicas de unhas encapsuladas, acrigel, fibras de vidro, entre outras, tornando possível que os alunos faturem mais de 500 reais por dia e se tornem donos de suas próprias empresas, como é o caso de Joanne Cristina, de 42 anos. Joanne diz que viu sua vida mudar em 2014, quando iniciou as aulas no projeto. Hoje, a moradora da Maré é proprietária de seu próprio espaço e atua como professora no A Arte Gerando Renda, como exemplo vivo de que a transformação é possível. A “nail designer” já compartilhou conhecimento com mais de mil alunas, que são 98% do público do projeto.

“Quando o projeto esteve aqui na Maré, em 2014, eu estava desempregada e resolvi me inscrever. Fiz todos os cursos, mas me destaquei no de decoração de unhas. Sempre gostei da área de “nail design” e, através do que aprendi no projeto, tiro minha. O A Arte Gerando Renda mudou muito minha vida, ajudo nas contas de casa, ajudo meu marido e pago meus cursos para trazer novidades para as alunas. Quando vejo elas abrirem seus próprios salões me sinto realizada. Não tem nada que pague essa experiência”, comenta Joanne.

Cada curso tem a duração de 10 semanas e é completamente gratuito. Tanto o material em aula quanto o uniforme são gratuitos e ao final do curso os alunos recebem certificação. Para participar basta ter mais de 15 anos e apresentar comprovante com as duas doses da vacina contra a COVID-19, ou de dose única. 

O projeto A Arte Gerando Renda tem o patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, Age Rio e Kasznar Leonardos, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. 13 ANOS DE SUCESSO DA FAVELA MUNDOA ONG Favela Mundo, fundada em 2010, é a única entidade no país a ser reconhecida pela ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”. O reconhecimento ocorreu no evento World Cities Day, em Nova York. Além deste, a Favela Mundo já esteve representando o Brasil em outros nove eventos no exterior, sendo três deles na Organização das Nações Unidas. O A Arte Gerando Renda já capacitou mais de 6.000 pessoas desde sua primeira edição, em 2014.  

SERVIÇO
Projeto A ARTE GERANDO RENDA abre, 300 vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional nas áreas da estética e carnaval, a partir de 3 de julho.

Local de inscrição: Rua General Sampaio, 74, no Caju- CRAS XV de Maio, de segunda à sexta das 10h às 16h.

Para mais Informações entre em contato pelo Whatsapp (21) 2236-4129 ou no site www.favelamundo.org.br

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ONGs

‘Força em Rede 2025’ reúne mais de 100 lideranças sociais no Rio

Publicado

em

Por

Arquivo pessoal / Foto da primeira edição em 2023
Arquivo pessoal / Foto da primeira edição em 2023

Gerando Falcões promove segunda convenção regional para fortalecer organizações do terceiro setor

A Gerando Falcões realiza no dia 11 de novembro de 2025 a segunda Convenção Regional no Rio de Janeiro. O Força em Rede 2025 será realizado no Centro de Convenções do Nova América Offices e vai reunir cerca de 120 organizações sociais engajadas no combate à pobreza em diferentes regiões do estado.

Com o tema “Um impacto sustentável, uma transformação real”, o evento quer inspirar, capacitar e unir lideranças que estão na linha de frente das comunidades. O encontro é produzido pela Associação Prover, Organização da Sociedade Civil que atua como gerência regional da Gerando Falcões no Rio de Janeiro desde de 2023.

“A convenção é a celebração de um ano de dedicação e aprendizado. Como educadora, vejo neste encontro a materialização do nosso processo de formação contínua e da união da nossa rede”, afirma Flavia Silva, fundadora da Associação Prover e gerente regional da Gerando Falcões. “É um dia especial onde nossas lideranças se reúnem para debater sustentabilidade, inovação e estratégias de superação da pobreza”, completa.

Programação e convidados

O evento acontece das 9h às 17h30 e conta com a presença de Lemaestro, cofundador e diretor de operações da Gerando Falcões, e Leo Martins, fundador e CEO do Instituto O Grito e líder nacional da rede Gerando Falcões. A programação aborda temas essenciais para organizações sociais, incluindo gestão e liderança, sustentabilidade financeira para ONGs, modelos de negócios sociais e estratégias para superação da pobreza no Brasil.

Diana Bonar, especialista em Estudos da Paz e diretora da Peaceflow, trará o tema “Cultura de Paz como Estratégia de Transformação Social”. Diana colaborou com a Gerando Falcões na conclusão do pilar de construção da paz na Favela Marte, auxiliando na paz social com desenvolvimento sustentável das comunidades.

Empreendedorismo social em destaque

A convenção sediará dois painéis sobre empreendedorismo social, conduzidos por Flavia Silva e Leo Martins. Os painéis são modelados a partir do Programa de Excelência, que impulsionou projetos de negócio social de organizações parceiras. Participam dos painéis líderes das organizações Apisco, Origem Amorim, Estrela do Amanhã e Obra Social Filhos da Razão e Justiça, que transformaram seus empreendimentos sociais em fontes de renda e sustentabilidade.

O evento também celebra o impacto do Programa Educacional, que promoveu encontros mensais durante o ano com temas centrais para desenvolvimento de gestão e liderança. Este programa está diretamente ligado à tecnologia educacional da Falcons University. As 120 organizações sociais presentes passaram pela Falcons University e continuam se desenvolvendo na rede.

Cultura e consciência negra

Em sintonia com o mês da Consciência Negra, a convenção terá apresentações culturais realizadas por instituições da própria rede. As manifestações visam destacar e valorizar as raízes que estruturam e fortalecem as comunidades, reforçando a importância da cultura no processo de transformação social.

O Grupo de Dança Mineiro Pau Valdemar Madalena, da Obra Social Filhos da Razão e Justiça, apresentará celebração da tradição e ancestralidade com participação de crianças e adolescentes de Santa Cruz e do Quilombo. A Cia 2 Banquinhos, da instituição Viva Zona Oeste de Jacarepaguá, trará a arte da palhaçaria como palco de resistência. A companhia, que celebra 17 anos em 2025, inclui elementos de cultura popular e manifestação do Jongo em sua performance.

Sobre a Gerando Falcões

A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que nasceu na favela e tem a missão de transformar a pobreza das favelas em peças de museu. A estratégia é atuar em rede, acelerando o poder de impacto de líderes de favelas em todo o Brasil. A organização investe em educação, desenvolvimento econômico e cidadania, utilizando tecnologia e gestão de ponta para gerar impacto sistêmico e duradouro.

Para entrar em contato:
Flavia Ferreira da Silva Telefone: 21 976383681
E-mail: flavia.silva@gerandofalcoes.com

SERVIÇO

Gerando Falcões apresenta: Força em Rede 2025
Dia: 11 de novembro
Horário: 09 às 17h30
Local: Centro de Convenções do Nova América Offices
Endereço: Avenida Pastor Martin Luther King Jr., 126, Del Castilho – no Shopping Nova América

Continue Lendo

ONGs

Arte Salva Vidas promove feirão de empregos e estágios nesta quinta-feira (25)

Publicado

em

Por

Divulgação
Divulgação

Associação Filantrópica Arte Salva Vidas, reconhecida por suas iniciativas voltadas ao bem-estar social e à inclusão, promoverá a 2º Edição da Feira de Empregabilidade Arte Salva Vidas. A ação acontecerá no dia 25 de setembro, das 9h às 16h na sede da organização, localizada na rua General Sampaio, nº 74, no bairro do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro. Com o objetivo de conectar candidatos a oportunidades reais de emprego e desenvolvimento profissional, a feira contará com a participação de diversas empresas parceiras, oferecendo um leque variado de vagas em diferentes setores do mercado. Serão oferecidas 500 vagas.

Diversidade de oportunidades para todos os perfis

A feira apresentará um amplo espectro de vagas, atendendo a diferentes níveis de experiência e formação. Entre as oportunidades disponíveis estão: Estágio nível médio e técnico , jovem aprendiz, vendedor, enfermeiro, cuidador de idosos, atendente, ajudante de churrasqueiro, auxiliar de cozinha, confeiteiro, ajudante de padeiro, padeiro massa amarela, auxiliar de serviços gerais, jardineiro, copeiro, cozinheiro, operador de roçadeira, operador de loja, repositor, porteiro, recepcionista, vigilante, entre outras oportunidades. Os interessados devem comparecer na sede da Associação portando currículo, carteira de trabalho, CPF e RG.

Cursos Profissionalizantes

A Arte Salva Vidas também está oferecendo cursos profissionalizantes para jovens a partir de 14 anos, com o objetivo de capacitar e preparar os participantes para o mercado de trabalho. Os cursos são uma excelente oportunidade para quem busca adquirir novas habilidades e garantir uma melhor colocação no futuro.

Sobre a Associação Filantrópica Arte Salva Vidas

A Associação Filantrópica Arte Salva Vidas é uma entidade sem fins lucrativos dedicada a promover ações em prol da qualidade de vida, educação e meio ambiente. Mantida por doações de instituições públicas, privadas e pessoas físicas, a associação desenvolve atividades de educação profissional, assistência social, além de preservação ambiental.

“Com uma visão inclusiva, a Arte Salva Vidas trabalha incansavelmente para oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional a populações carentes, além de atuar na promoção da cidadania e dos direitos humanos. A associação é um exemplo vivo de como a solidariedade pode transformar vidas e construir um futuro melhor para todos” explica a presidente, Aldari Marques.

Serviço

2º Feira de Empregabilidade Arte Salva Vidas

Data: 25 de setembro de 2025

Horário:10h

Local: Sede da Arte Salva Vidas – Rua General Sampaio, nº 74, Caju, Rio de Janeiro

Entrada: Gratuita

Para mais informações e novidades, siga a Arte Salva Vidas no Instagram: @artesalvavidas123

Continue Lendo

ONGs

Santander lança guia para apoiar municípios na captação e aplicação de recursos incentivados

Publicado

em

santander/divulgação
santander/divulgação

O Santander lançou dois guias práticos para orientar os Conselhos Municipais na captação e aplicação de recursos incentivados. Elaborados por especialistas e com base em mais de 20 anos de experiência da equipe de Investimento Social do Banco, os materiais reúnem orientações, respostas para dúvidas frequentes e modelos de documentos. As publicações respondem a perguntas essenciais como: como criar e estruturar um Conselho Municipal de Direitos; quais caminhos para captar recursos incentivados e aplicá-los de forma eficiente e transparente; e como firmar parcerias com o poder público dentro das exigências legais. O conteúdo foi desenvolvido para apoiar conselheiros, gestores públicos e organizações sociais que atuam na garantia de direitos, e está disponível gratuitamente para download no site do programa Amigo de Valor.

Os guias, produzidos com a contribuição da Consultoria Transformação Social, trazem informações práticas acumuladas pelo Santander ao longo de duas décadas de atuação com incentivos voltados à infância, adolescência e terceira idade, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Estatuto do Idoso. Além disso, disponibilizam modelos de documentos úteis para o dia a dia dos Conselhos de Direitos e para quem atua na execução dessas iniciativas. Bibiana Berg, superintendente executiva de Experiências, Cultura e Impacto Social do Santander, entende que era necessário sistematizar todo o conhecimento acumulado pelos especialistas do Banco e compartilhar com os profissionais que estão na linha de frente da transformação social no Brasil. “Os materiais vão além da informação, oferecendo subsídios concretos para fortalecer o trabalho cotidiano na construção de políticas públicas mais eficientes nos territórios”, destaca.

Dados da Receita Federal mostram que, em 2024, R$ 14,6 bilhões deixaram de ser investidos em iniciativas fundamentais para a proteção da população mais vulnerável do país. Crianças, adolescentes e idosos foram os grupos que mais sofreram violações no período, com 37,8% e 23,4% dos registros, respectivamente, consolidados pelo Disque 100. Com uma abordagem prática, os guias percorrem todas as etapas essenciais para a atuação qualificada dos Conselhos de Direitos, desde sua estruturação, passando pela elaboração de diagnósticos locais, até a formulação de orçamentos públicos adaptados às especificidades de cada município. A proposta é contribuir para que a convivência familiar e comunitária de crianças, adolescentes e pessoas idosas se torne uma realidade possível, planejada e sustentável.

O primeiro volume, “Guia para Criação e Gestão de Conselhos”, apresenta orientações detalhadas sobre a criação e o funcionamento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa, com foco na captação de recursos, aplicação dos incentivos fiscais previstos nos respectivos estatutos e prestação de contas. Já o segundo volume, “Guia do Marco Regulatório das OSCs (MROSC)”, esclarece as principais dúvidas sobre a Lei nº 13.019/2014, que rege as parcerias entre organizações da sociedade civil e o poder público. Com linguagem acessível, o material explica como cumprir as exigências legais e oferece um link para modelos editáveis de documentos como regimentos internos, planos de ação e minutas de lei.

As publicações são direcionadas a profissionais que atuam na gestão de iniciativas sociais financiadas por Fundos Especiais dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa, incluindo conselheiros municipais, gestores públicos, técnicos de organizações sociais, representantes de instituições que utilizam recursos incentivados e empresas interessadas em direcionar recursos de forma sistemática e estratégica.

 

Mais informações: www.santander.com.br/amigodevalor

Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.