Equipado com toda a estrutura exigida para um hospital convencional, o Max Day é o primeiro ‘hospital dia multi-especialidades’ de Pernambuco. Localizado no RioMar Recife e inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (dia 3 de agosto), opera em um modelo já consolidado nos Estados Unidos e Europa. Além da redução de custos para os planos de saúde, por dispensar períodos maiores de internação, traz uma grande vantagem para o paciente por reduzir os riscos de infecção, além de ajudar a desafogar o trânsito nos hospitais com pequenas e médias cirurgias. “O paciente chega e sai em, no máximo, 12 horas. Sem complicação ou exposição desnecessária”, explica Alberto Souza Leão, um dos diretores do empreendimento.
O espaço, que já estava em funcionamento no modelo soft openning, ocupa uma área de 3,5 mil m² e conta com um moderno centro cirúrgico, equipado com aparelhos de última geração e alta tecnologia, composto por nove salas, incluindo salas de recuperação, além de 41 leitos pós-cirúrgicos e leito de UTI. A capacidade do Max Day é de realizar, por dia, de 60 a 70 cirurgias. O investimento no projeto é 100% pernambucano e gira em torno de R$ 35 milhões para execução e operação. O empreendimento tem entrada independente, acesso ao mall e horário de funcionamento diferenciado do centro de compras, atendendo das 6h às 22h. Também já estão credenciados os convênios médicos com as operadoras Unimed, Camed Saúde e Geap Saúde.
MENOS RISCO DE INFECÇÃO
O hospital tem estrutura para funcionar 24h. Porém, a escolha pelo modelo de day clinic visa trazer mais segurança e agilidade para os pacientes pois, no local, não haverá internamento, nem emergência. “Temos o bloco cirúrgico mais moderno e completo de Pernambuco, com potencial para trabalhar o dia todo. Mas optamos pelo conceito de desospitalização, que traz mais segurança para o paciente. Estudos já consolidados há muitos anos comprovam que um hospital dia oferece muito menos riscos de infecção hospitalar do que um de 24h. Não perdemos em infraestrutura para nenhum hospital”, destacou Souza Leão.
FILTRAGEM DO AR E LIMPEZA
Outro grande diferencial do Max Day Hospital, explica o médico Marcelo Menezes, também diretor do empreendimento, é a filtragem do ar. O local possui uma estrutura reforçada para assegurar a pureza do ar nos níveis de exigências atualizados após a pandemia da Covid-19. Além da troca diária, o espaço recebe esterilização, impreterivelmente, sempre ao final dos expedientes.
“Um bom sistema de filtragem de ar em hospitais evita que o ambiente seja fonte de contaminação para profissionais, pacientes e acompanhantes. Isso porque hospitais são locais com grande circulação de pessoas, principalmente aquelas com algum tipo de enfermidade que pode ser transmissível diretamente pelo ar”, explicou Marcelo.
CONFORTO PARA MÉDICOS E PACIENTES
A localização do Max Day Hospital, dentro do Shopping RioMar, que possui empresariais com várias clínicas médicas e próximo à Ilha do Leite, principal polo médico do Nordeste, é um atrativo para os profissionais de saúde. Além disso, o acesso facilitado dentro do mall traz vantagens tanto aos responsáveis pelas cirurgias, quanto para os pacientes. “Médicos com clínicas nas torres 4 e 5 do Empresarial RioMar têm acesso direto ao hospital, por exemplo. Pela localidade, oferecemos todos os recursos de excelência do shopping para os profissionais, além, claro, para os pacientes, como cardápio dos restaurantes, por exemplo”, acrescentou Alberto Souza Leão.
ESPECIALIDADES
Os procedimentos estéticos e cirurgias plásticas foram, nessa fase inicial, os mais realizados no Max Day Hospital. Mas, os diretores Alberto Souza Leão e Marcelo Menezes acreditam no aumento das cirurgias ortopédicas, ginecológicas, urológicas e na área de otorrinolaringologia com o início dos credenciamentos dos planos já em curso.