Home Agronegócio Perda de peso e falta de energia podem ser sintomas de presença de vermes nos equinos
Agronegócio

Perda de peso e falta de energia podem ser sintomas de presença de vermes nos equinos

Envie
Syntec Grandes Perda De Peso E Falta De Energia Podem Ser Sintomas De Vermes Nos Equinos Foto Divulgacao
Freepik
Envie

Os vermes estão entre os principais problemas de saúde dos equinos. Além de comprometer o bem-estar dos animais, impacta no seu desempenho, o que causa uma série de prejuízos aos criadores, já que é preciso investir em tratamento veterinário. “Os parasitas internos mais conhecidos e perigosos são dos gêneros Strongylus, Oxyuris e Anaplocephala. Suas consequências negativas podem ser devastadoras para a saúde dos cavalos”, ressalta o médico-veterinário Renato Coser, gerente comercial de grandes animais da Syntec. 

 

O especialista explica que os vermes podem comprometer o sistema digestivo dos equinos. Ao se alojarem no trato gastrointestinal, competem por nutrientes essenciais, o que pode levar à diminuição da absorção de proteínas e vitaminas. Isso resulta em perda de peso, falta de energia e aumento da susceptibilidade a outras doenças.

 

Além disso, certos tipos de vermes podem causar danos diretos aos tecidos intestinais. Por exemplo, larvas migratórias de vermes podem perfurar as paredes intestinais, causando inflamação, dor abdominal e, em casos graves, até mesmo perfuração da parede do intestino. “Essas condições não apenas são dolorosas para o animal, mas também podem ser fatais se não tratadas adequadamente e de maneira rápida e eficaz”, reforça Coser.

 

Outro impacto sério dos vermes nos equinos ocorre na função imunológica. “A presença contínua de vermes no sistema digestivo desencadeia uma resposta imunológica crônica, o que compromete a capacidade do cavalo de combater outras infecções. Isso é especialmente preocupante em animais jovens e idosos, mais vulneráveis ​​a infestações severas”, alerta o veterinário.

 

Segundo o gerente, para combater esses prejuízos é essencial ter um programa de controle de parasitas que inclui desparasitação regular sob orientação de veterinário, práticas de manejo sanitário adequadas e monitoramento constante do sistema digestivo dos cavalos. “A prevenção e o tratamento adequado protegem a saúde e o bem-estar dos animais”, finaliza Renato Coser.

 

Para auxiliar os criadores a protegerem seus animais contra os vermes, a Syntec disponibiliza o antiparasitário Anequim Plus, de uso exclusivamente oral, amplo espectro de ação e à base de Oxibendazol e Triclorfon. O produto é indicado para tratamento e controle de larvas e ovos dos principais parasitas que acometem os equinos. Já o Equimectin é um antiparasitário de também de uso exclusivamente oral, eficaz e seguro, à base de Ivermectina, indicado para combater as principais parasitoses que acometem os cavalos.

 

Sobre a Syntec – A Syntec é uma empresa 100% brasileira com 20 anos de história, dedicada à produção de medicamentos e suplementos veterinários de alta qualidade. Seu portfólio diversificado inclui terapêuticos, especialidades, produtos de higiene e saúde, suplementos e vacinas para animais. Para mais informações, visite: www.syntec.com.br 

Envie
Artigo relacionado
Período de transição das vacas leiteiras impõe desafios nutricionais aos pecuaristas
Agronegócio

Período de transição das vacas leiteiras impõe desafios nutricionais aos pecuaristas

. Períodos que antecedem e sucedem o parto precisam de manejo nutricional...

O papel estratégico de assuntos regulatórios no agro
Agronegócio

O papel estratégico de assuntos regulatórios no agro

* Gabriela Uliana No setor agrícola, um dos mais importantes e regulados no...

Ferramenta digital ajuda produtor a aliar sustentabilidade a rentabilidade
Agronegócio

Ferramenta digital ajuda produtor a aliar sustentabilidade a rentabilidade

Utilizando tecnologias como o SimaBio, um módulo da plataforma Sima, é possível...