Home Tecnologia Para especialista do IEEE, investimentos em pequenos satélites deverão criar oportunidades para o crescimento econômico global em diferentes setores
Tecnologia

Para especialista do IEEE, investimentos em pequenos satélites deverão criar oportunidades para o crescimento econômico global em diferentes setores

Envie
Para Especialista Do Ieee, Investimentos Em Pequenos Satélites Deverão Criar Oportunidades Para O Crescimento Econômico Global Em Diferentes Setores
Envie

A atual era da exploração espacial, denominada New Space, tem atraído um número cada vez maior de variados setores em diferentes continentes. O desenvolvimento de novas constelações de satélites em órbita, que melhoram significativamente o uso da internet de banda larga, é realidade, afirma Euclides Lourenço Chuma, membro sênior do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade.

No campo das telecomunicações, especialmente os investimentos nas constelações de pequenos satélites com o objetivo de ampliar o uso da internet ao redor do planeta, alcançando os pontos mais longínquos, avança rapidamente, diz Chuma. “A Nova Era Espacial vai além de lançar satélites e sondas para coletar dados científicos. Hoje é uma relevante oportunidade de negócios, motivando empresas privadas a investirem grandes recursos”, completa.

Chuma vê outros progressos e benefícios para a Humanidade em longo prazo na New Space, com a engenharia tendo participação primordial. “Ao aperfeiçoar tecnologias para cuidar da saúde humana em colônias espaciais, esses mesmos conhecimentos serão usados para melhorar a qualidade de vida aqui na Terra. A busca de recursos naturais, como minerais, por exemplo, fora do nosso planeta poderá reduzir a pressão que o crescimento da população exerce sobre a Terra. Até podemos pensar em produzir alimentos em outros astros e, assim, reduzir a fome nos países pobres”, comenta Chuma.

Nessa nova fase, ele destaca o programa Artemis, da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), que visa a levar os humanos de volta à Lua e a planejar futuras viagens a Marte.  “A Lua será nossa base de apoio para a tentativa de estabelecer a presença de humanos de forma sustentável fora da Terra e a investigação do espaço profundo. Em vista disso, o Artemis é tão significativo. No presente, o maior gasto para missões espaciais é com o combustível para sair da gravidade da Terra. Construir uma instalação na Lua facilitará bastante outras expedições. E nas missões espaciais a robótica será imprescindível, inclusive poderá ser utilizada na exploração de recursos naturais e produção de alimentos em outros planetas”, afirma o engenheiro.


Sobre o IEEE

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.

Envie
Artigo relacionado
2
Tecnologia

Oi Soluções digitaliza canais de atendimento da Sanesul

Empresa de saneamento do Mato Grosso do Sul adotou solução hub omnichannel...

Close Up Hands Concept
Tecnologia

Tecnologia revoluciona o processo de BID, garantindo segurança e eficiência ao transporte rodoviário de cargas

A transformação digital está mudando diversos setores da economia, e o transporte...

Pexels Photo 577585[1]
Tecnologia

Como prever crises a partir dos dados?

Saiba como a análise de dados pode ajudar empresas a prever e...

Parceria3
Tecnologia

Software.com.br fecha parceria com a Vyond para venda B2B no Brasil

A Software.com.br, maior especialista em tecnologia da América Latina, anuncia parceria com...