Home Estilo de vida Pets Outubro Rosa Pet: Câncer de mama também afeta machos. Saiba como prevenir
Pets

Outubro Rosa Pet: Câncer de mama também afeta machos. Saiba como prevenir

Envie
Outubro Rosa Pet: Câncer de mama também afeta machos. Saiba como prevenir
Foto: Divulgação
Envie

Mais comuns em fêmeas, a doença possui alto índice de letalidade também entre cães e gatos machos

O câncer de mama – ao contrário do que muita gente pensa – não afeta apenas humanos. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), essa enfermidade ocorre em aproximadamente 45% a 50% das cadelas e em cerca de 30% das gatas. E com um agravante: 20% dos diagnósticos são realizados em estágios avançados. A médica-veterinária e analista de marketing da Pearson Saúde Animal, Suzana Melo, complementa que, “apesar de raro, o câncer de mama também pode atingir os machos. Por essa razão, é importante reforçar que a prevenção inclui os pets de ambos os sexos.”

Assim como as fêmeas, os cães e gatos também produzem hormônios, como estrógeno e progesterona, mesmo que em menor quantidade. “A forma de identificar possíveis tumores mamários é a mesma em ambos. O exame de toque pode encontrar caroços na região das mamas. Além disso, algumas mudanças de comportamento podem indicar presença da doença. A falta de apetite e secreções incomuns também ocorrem em animais com câncer”, esclarece a veterinária.

Um estudo realizado em 2018 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou que a expectativa de vida dos cachorros dobrou nos últimos 30 anos: raças pequenas podem chegar com mais facilidade aos 18 anos e as de grande porte normalmente superam 13 anos de vida.” Apesar dessa boa notícia, esses anos a mais acarretam maiores desafios para os veterinários , como o câncer de mama. Porém, também evidenciam a evolução da medicina diagnóstica e dos tratamentos veterinários disponibilizados aos pets”, ressalta Suzana Melo.

Mesmo após diagnósticos de câncer, é possível que o processo de tratamento seja feito sem afetar de forma brusca o bem-estar animal. A utilização de suplementos, como Nutricore Alivium, é uma medida benéfica para auxiliar os animais de estimação nesse momento.

“Em sua composição, o produto inclui o Levagen PEA (palmitoiletanolamida), que propicia balanço energético ao organismo possibilitando importantes mecanismos de homeostase corpórea, biotina, importante para a hidratação cutânea (da pele), vitamina C, que possui ação antioxidante, e zinco, responsável por potencializar o sistema imunológico e promover renovação celular. Independentemente de ser apenas um suplemento auxiliar no tratamento, todo e qualquer uso deve ser previamente discutido com um médico-veterinário”, recomenda Suzana.

Sobre a Pearson

A Pearson Saúde Animal, com mais de um século de experiência, adota o conceito de saúde única, que reforça a visão de saúde animal e a humana como codependentes. A empresa oferece um rico portfólio que inclui a pioneira Creolina, referência em desinfecção de ambientes e no controle de epidemias de saúde pública. Além do mais, a Pearson expandiu suas atividades para o mercado de animais de companhia em 2021, com a aquisição de licenças do laboratório Labgard, e inaugurou o Laboratório Gama em Itapevi (SP), considerado passo fundamental para se colocar entre as 10 maiores empresas do ramo de saúde animal. Para mais informações, visite o site https://pearsonsaudeanimal.com/

Envie
Artigo relacionado
Terapia de quatro patas: o papel de cães no tratamento de pacientes
Pets

Terapia de quatro patas: o papel de cães no tratamento de pacientes

A intervenção assistida por animais é uma prática terapêutica que utiliza a...

Como evitar o tédio ou a ansiedade nos cães em casa?
Pets

Como evitar o tédio ou a ansiedade nos cães em casa?

Manter um cão feliz e tranquilo dentro de casa pode ser um...

Qual a importância do antipulgas para cachorro?
Pets

Qual a importância do antipulgas para cachorro?

Uma das principais preocupações de quem tem um pet em casa é...