Minas Gerais está prestes a receber o que há de melhor no mundo tratando-se de beach tennis. A capital mineira Belo Horizonte conta os dias para o ArcelorMittal International Cup 2024, evento ITF World Tour BT 400, um dos maiores do mundo na modalidade, e que distribui uma premiação total de US$ 35 mil (R$ 192 mil) aos atletas. O torneio será realizado na Arena RM, entre os dias 1º e 5 de outubro, e promete ser marcante: os fãs poderão acompanhar de perto um atleta da casa fazendo história no Brasil.
Aos 33 anos, André Baran se tornou o primeiro brasileiro desde 2014 a se tornar número 1 do mundo no beach tennis entre os homens. O posto de líder do ranking, apenas o segundo atleta do Brasil na história a alcançar esta marca, foi conquistado após o título do Campeonato Mundial da modalidade, no início de setembro, na Itália.
“É uma felicidade muito grande poder entrar em quadra sendo o número 1 do mundo, é uma sensação difícil de explicar, a ficha demorou para cair após o título mundial. Vamos seguir trabalhando muito forte para nos mantermos no topo pelo maior tempo possível”, contou o ex-tenista catarinense, que se profissionalizou no beach tennis há 5 anos, mas que já coleciona 35 troféus na modalidade.
Baran busca em Belo Horizonte seu décimo título jogando ao lado do italiano Michele Cappelletti, com quem forma dupla e empilha conquistas desde agosto do ano passado. Lenda do esporte, Cappelletti é profissional desde 2010, hexacampeão mundial, com mais de 80 troféus na carreira, tendo liderado o ranking da ITF por vários anos.
“Vai ser o nosso primeiro torneio como dupla número 1 no mundo. Então existe uma pressão, não posso falar o contrário. Um grande desafio, mas que nos motiva a dar nosso máximo. Não foi fácil chegar ao topo, e agora o estímulo é se manter nele, sobretudo sabendo que [a dupla número 2] Gianotti e Spoto vai vir com tudo para tentar retomar a liderança”, lembrou Michele, que jamais jogou na capital mineira. “Fico muito feliz de competir na arena do Rafael Moura, a quem sou muito grato por tudo que vem fazendo pelo esporte”.
“Ter chegado à liderança do ranking mundial nos traz mais responsabilidade, seremos ainda mais visados dentro dos torneios pois todos querem a chance de bater quem está no topo”, concordou Baran. “Mas estamos muito tranquilos, tínhamos esse objetivo, graças a Deus alcançamos e agora vamos desfrutar desse momento tão especial da carreira e continuar trabalhando”, acrescentou André, que no tênis contou com a orientação do treinador Larri Passos, e já aos 16 anos, compartilhou as quadras com Guga Kuerten, com quem formou a última parceria do tricampeão de Roland Garros na carreira, inclusive em seu jogo de despedida, na Costa do Sauípe (BA), em 2008.
“Sem dúvida as expectativas são as melhores possíveis. É sempre um prazer muito grande estar em Belo Horizonte, o povo mineiro nos recebe com muito carinho e sempre lota as arenas. Estamos confiantes em fazer uma grande competição e quem sabe brigar por mais um título na temporada”, finalizou Baran.
Torneio preparatório e transmissão
O aquecimento do torneio será com um torneio da categoria BT 10 que não tem premiação, mas conta pontos no ranking e é uma oportunidade para atletas mais jovens ou que estão começando no esporte. No dia 2 será disputado o qualifying do torneio principal BT 400 com a concorrida disputa pelas oito últimas vagas nas chaves principais do masculino e feminino. No dia 3, quinta-feira, o início da chave principal com a primeira rodada completa. Na sexta-feira rodada dupla com oitavas e quartas de final e no sábado as semis e finais com transmissão da ESPN. O torneio terá transmissão do Play BT no Youtube nos três dias.
Chaveamento estrelar
Principais favoritos ao título, André Baran e Michele Cappelletti medem forças contra a segunda melhor dupla do mundo, formada pelo italiano Mattia Spoto e o francês Nicolas Gianotti. Bicampeão mundial, o espanhol Antomi Ramos virá com o jovem talento brasileiro Felipe Loch. Outra dupla de jovens promete agitar as quadras de areia mineiras com Daniel Mola e Giovanni Cariani.
Entre as mulheres, as atuais bicampeãs mundiais, a venezuelana Patrícia Diaz e a paranaense Rafaella Miiller serão as favoritas e defendem o número 1 em disputa acirrada com as brasileiras Vitória Marchezini e Sophia Chow. Bicampeãs mundiais em 2021 e 2022 e atuais vices, as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini prometem estragar a festa das brasileiras. A mineira Graziele Silva, que vem subindo e conquistando títulos na categoria BT 200, atua com a ex-top 10, a paranaense Marcela Vita.
Serviço
O acesso na Arena RM será gratuito. O empreendimento é de Rafael Moura, o He-Man do futebol, que brilhou no Atlético (MG) e outros grandes clubes como Corinthians, Botafogo, Fluminense.
Na quadra central coberta os ingressos dos camarotes já foram esgotados em apenas 18 minutos.
O torneio ArcelorMittal International Cup conta com o patrocínio master da ArcelorMittal, o patrocínio oficial da Deloc – Soluções em Cozinhas Industriais e Cervejaria Colder e patrocínios da Euroville Volvo, Colpany Temper e Casemiro – Locação de Móveis e Copasa. O evento tem o apoio da For Run Sports, Sol & Neve, Achei Troféus, Drop Shot, Epo Empreendimentos, 356 Living Center, Adjutos Assessoria Contábil, Oasis Saúde Integrativa e Bem-Estar, TLK Transportes, Banco BRB, Flores e Muito Mais, Maison Deboá, ZEIQ, Bloco Sigma, Patogé, Life Projects Arquitetura.
O Hotel Oficial é o Holiday Inn. A bola oficial é a Drop Shot. O torneio tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Mineira de Tênis.