Siga-nos nas Redes Sociais

Esportes

No Dia Olímpico, atletas e organizações enviam ofício ao Presidente Lula e à Câmara dos Deputados por Lei de Incentivo ao Esporte permanente

Publicado

em

Douglas Gomes / Lid Republicanos
Douglas Gomes / Lid Republicanos

Bernardinho, José Roberto Guimarães, Hortência, Magic Paula, Lars Grael, Flávio Canto, Joanna Maranhão e Poliana Okimoto são alguns nomes que lutam pela perenidade da lei

Junho, 2025 – Tradicionalmente, o dia 23 de junho é uma data de celebração para os atletas brasileiros, que comemoram o Dia Olímpico e o Dia Nacional do Esporte. Mas em 2025 a festa dá lugar à mobilização, a uma cobrança da comunidade esportiva junto à classe política: tornar a Lei de Incentivo ao Esporte permanente.

Para isso, uma verdadeira seleção brasileira foi formada para enviar um ofício ao Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, ao Ministro do Esporte André Fufuca, ao Presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta, aos líderes partidários da Câmara e aos membros da Comissão Especial do PLP 234/24, que dispõe justamente sobre a Lei de Incentivo ao Esporte.

Dentre os mais de 5.500 nomes que assinam o documento estão: José Roberto Guimarães, Bernardinho, Ana Moser, Giovane Gávio e William Arjona, do vôlei; Hortência Marcari e Magic Paula, do basquete; Flávio Canto e Rafael Silva “Baby”, do judô; Lars Grael, da vela; Bárbara Seixas e Ricardo, do vôlei de praia; Joanna Maranhão, Poliana Okimoto e João Gomes Júnior, da natação; além dos paralímpicos Daniel Dias, Veronica Hipólito, Petrúcio Ferreira e Phelipe Rodrigues.

A partir de um movimento liderado pela Atletas pelo Brasil, milhares de pessoas e organizações (clubes, federações, institutos, ONGs e projetos sociais) subscrevem o ofício em que exigem, além da perenidade da lei, o aumento no limite de investimento de recursos – subindo de 2% para 3% – e que a Lei de Incentivo ao Esporte não concorra com outras leis, como a da Reciclagem.

“Atualmente, a lei está garantida somente até o fim de 2027. Ou seja, além de ainda não ser permanente, ela tem data para acabar. Estamos falando da principal política de fomento ao esporte no país, que transforma a vida de milhões de brasileiros. Se a Lei de Incentivo ao Esporte deixar de existir, milhares de projetos sociais vão encerrar suas atividades”, afirma a Presidente-executiva da Atletas pelo Brasil, Ana Moser.

Segundo dados do Ministério do Esporte, mais de 15 milhões de pessoas já foram impactadas diretamente pela Lei de Incentivo ao Esporte desde sua criação, em 2006. Mesmo assim, a continuidade da lei está sob risco devido ao cenário fiscal do país. De acordo com a Lei Complementar 211/24, caso o Governo Federal apresente déficit primário ou reduza o valor nominal das despesas discricionárias, isto é, aquelas em que o governo pode decidir como gastar, não haverá mais renovação de benefícios e incentivos tributários.

O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que as isenções ou benefícios fiscais do Governo Federal somaram R$519 bilhões em 2023. Considerando que a Lei de Incentivo ao Esporte captou R$ 1 bilhão no ano passado e atingiu seu recorde histórico, o somatório não chega a 1% das desonerações tributárias registradas no país.

“Sou fruto de projeto de Lei de Incentivo ao Esporte e, se não fosse isso, não estaria representando a seleção brasileira, tendo a oportunidade de atuar no exterior e conquistar tantos títulos na Europa. Então, este é um assunto que acompanhamos, ficamos em cima, e esperamos que a lei ganhe cada vez mais força”, disse a ponteira da seleção feminina de vôlei, Gabi Guimarães, prata nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e bronze em Paris 2024, durante audiência pública promovida no último dia 11 pela Comissão Especial da Lei de Incentivo ao Esporte, na Câmara dos Deputados.

Mesmo com tão poucos recursos destinados às políticas públicas, o setor esportivo vem desenvolvendo um trabalho que beneficia diversas outras áreas, como educação, saúde, cidadania e inclusão social. No caso da Lei de Incentivo ao Esporte, seu caráter democrático possibilita a transformação da vida de cidadãos no esporte educacional, de participação e rendimento.

“Esta lei é uma das maiores ferramentas já criadas no Brasil, que tem colaborado para a formação de crianças e adolescentes, dando oportunidade de escolhas de vida a elas. Isso é o mais importante. Sou gestor de um projeto em Barueri (SP) e, das 20 atletas pré-convocadas para as Olimpíadas de Paris, 11, passaram por lá, o que é muito de muito orgulho. Chego a me emocionar quando estou dirigindo a seleção brasileira e vejo meninas que saíram de projetos sociais e de clubes que utilizam a Lei de Incentivo ao Esporte”, revelou o treinador da seleção feminina de vôlei, o tricampeão olímpico José Roberto Guimarães, que também participou de audiência pública este mês na Comissão Especial da Lei de Incentivo ao Esporte.

Foto: Douglas Gomes / Lid Republicanos

Mais informações:
Instagram: https://www.instagram.com/p/DLPg8uvOFj5/?igsh=N3pscWYwczIyeTFy

Atletas pelo Brasil
Alexandre Massi – alexandre@atletaspelobrasil.org.br

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Brasil estreia com vitória nas Eliminatórias da Copa do Mundo

Publicado

em

Por

© Divulgação/CBB/Direitos Reservados

A seleção brasileira iniciou a sua caminhada nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2027 de basquete masculino com uma vitória de 82 a 66 sobre o Chile, na noite desta quinta-feira (27) em Valdivia (Chile).

𝗕𝗥𝗔𝗦𝗜𝗟 𝗩𝗘𝗡𝗖𝗘! 🇧🇷 Seleção Brasileira estreia com vitória sobre o Chile nas Eliminatórias da Copa do Mundo! 🔥

🏀 Georginho • 16 pontos
🏀 Lucas Dias • 14 pontos
🏀 Léo Meindl • 12 pontos, 10 rebotes
🏀 Alexey Borges • 11 pontos

🔛 Brasil volta a quadra neste… pic.twitter.com/VYaCNy2Q8W

— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) November 28, 2025

Georginho (com 16 pontos, dois rebotes e três assistências), Léo Meindl (12 pontos, dez rebotes e uma assistência) e Lucas Dias (16 pontos, três rebotes e quatro roubos de bola) foram os destaques individuais da equipe verde e amarela.

O próximo compromisso do Brasil na competição é novamente contra o Chile, mas no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo. A partida será disputada a partir das 19h10 (horário de Brasília) do próximo domingo (30).

Nas Eliminatórias da Copa, o Brasil faz parte do Grupo C, ao lado de Chile, Colômbia e Venezuela. A primeira fase da competição será disputada até julho de 2026, com confrontos de de ida e volta com os rivais. Os três melhores da chave se classificam para a segunda fase.

Fonte

Continue Lendo

Esportes

Fluminense goleia São Paulo e confirma presença na Copa Libertadores

Publicado

em

Por

© Lucas Merçon/Fluminense FC/Direitos reservados

O Fluminense goleou o São Paulo por 6 a 0, na noite desta quinta-feira (27) no estádio do Maracanã, e garantiu a classificação para a próxima edição da Copa Libertadores da América, ainda na fase prévia. O triunfo, válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, representou a pior derrota da equipe do Morumbi para o time das Laranjeiras na história da competição.

VEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENNNNNNNNNNNNCEEEEE O FLUMINEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENNNNNNNSEEEEEEE!

AMASSO HISTÓRICO DO MEU TRICOLOR! CANOBBIO (2), NONATO, MARTINELLI, JK E SERNA MARCARAM OS SEEEEEEEIISSS GOLS DA GOLEADA! VAAAMMMOOOS, TRICOLORES! pic.twitter.com/MhBNLr5OVd

— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) November 28, 2025

Graças à grande vitória jogando em casa, o Fluminense assumiu a 5ª posição da classificação com 58 pontos. Já o São Paulo permaneceu com 48 pontos após o revés, ocupando a 8ª posição.

O jogo

O Tricolor das Laranjeiras não tomou conhecimento do São Paulo na noite desta quinta no Maracanã. E, logo aos 8 minutos o primeiro tempo, abriu o placar graças a gol em cobrança de pênalti do uruguaio Canobbio. Sete minutos depois o Flu ampliou com o volante Martinelli, que aproveitou sobra de bola para bater para o gol vazio.

A equipe comandada pelo técnico argentino Luis Zubeldía continuou melhor no confronto, e chegou ao terceiro ainda na etapa inicial, aos 23 minutos, quando Serna puxou contra-ataque e tocou para Nonato, que ganhou da marcação de Ferraresi antes de bater colocado para superar o goleiro Young.

Fez dois gols e tem oito pulmões pic.twitter.com/5u9uFIfYRV

— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) November 28, 2025

Após o intervalo o Fluminense não tirou o pé do acelerador e continuou mandando no confronto. E o quarto saiu aos 24 minutos, com John Kennedy após receber passe de Serna. Seis minutos depois o time das Laranjeiras chegou ao quinto em nova jogada de contra-ataque que terminou em finalização de Canobbio.

O Flu deu números finais aos 41 minutos, quando Ganso lançou Soteldo na ponta esquerda e o venezuelano cruzou rasteiro para Serna, que apenas escorou para o fundo do gol.

Fonte

Continue Lendo

Esportes

Brasil sobra diante de Cuba na estreia do Mundial de Handebol Feminino

Publicado

em

Por

© Bruno Ruas /Ruas Mídia/Direitos Reservados

O Brasil estreou com sobra no Mundial de Handebol Feminino em Stuttgart (Alemanha). Na tarde desta quinta-feira (27), as Leoas – apelido da seleção feminina – aplicaram 41 a 20 em Cuba, na primeira rodada do Grupo G. Alguns destaques do Brasil em quadra foram a veterana Alexandra Nascimento (Alê), com sete gols marcados, e a estreante em Mundiais Jamily Felix, com seis. Quem também sobressaiu foi a ponta-direita Jéssica Quintino, eleita MVP (Most Value Player) –  melhor jogadora da partida.

O próximo adversário será a República Tcheca, no sábado (29), às 14h (horário de Brasília). Em caso de nova vitória, as Leoas selam a classificação.

 

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por CBHb (@cbhb1)

As Leoas dominaram a partida do início ao fim. Ao término dos 30 minutos iniciais já lideravam o placar por 18 a 13. No segundo tempo, foram ainda mais implacáveis: aos seis minutos já tinham 24 a 14 de vantagem. O técnico Cristiano Rocha aproveitou o embate para colocar em quadra jogadoras do banco reserva e o ritmo seguiu intenso até o apito final, com a seleção cravando 41 a 20 sobre as cubanas.

A seleção busca o bicampeonato mundial. Em 2013 as Leoas já contavam com a ala-direita Alê quando conquistaram o primeiro título mundial da história. Um ano antes, ela fora eleita a melhor jogadora do mundo. Alê está de volta à Amarelinha após hiato de quatro anos, dedicados à maternidade. Atualmente, a atleta de 43 anos defende o clube Handball Erice (Itália). 

Alexandra Nascimento (Alê), lateral-direita, Mundial de handebol feminino 2025
Alexandra Nascimento (Alê), lateral-direita, Mundial de handebol feminino 2025

A veterana Alexandra Nascimento, a Alê, balançou a rede sete vezes na vitória do Brasil contra Cuba na estreia do Mundial. A jogadora integrou a seleção na conquista do inédito título mundial de 2013 – Bruno Ruas/Ruas Mídia/CBHb

Formato

O Mundial reúne 38 seleções, divididas em oito grupos de quatro. As três melhores equipes de cada chave na fase de grupos avançam ao Main Round (etapa principal). A partir daí, serão formadas quatro novas chaves e serão considerados os pontos obtidos na primeira fase. Só se classificarão às quartas de final os dois melhores de cada grupo do Main Round. A partir das quartas, todas as fases serão eliminatórias até a decisão do título, programada para 14 de dezembro.

Próximos jogos da seleção na primeira fase

Sábado (29) – 14h – Brasil x República Tcheca 

Segunda-feira (1º de dezembro) – 16h30 — Brasil x Suécia

Fonte

Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.