Trio é composto por Afonso Villasanti na viola caipira, Bernardo Bittencourt no alaúde oriental e Wallace Oliveira na guitarra portuguesa
A 22ª Edição da Mostra de Cordas Dedilhadas oferece no dia 24 de agosto um workshop, às 15h com o Santa Maria Trio seguido por um concerto às 19h, no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP, na Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda.
O Santa Maria Trio é composto por Afonso Villasanti na viola caipira, Bernardo Bittencourt no alaúde oriental e Wallace Oliveira na guitarra portuguesa, e apresenta uma experiência musical inovadora ao explorar as raízes culturais de seus respectivos instrumentos. Combinando tradições musicais do Brasil, Oriente Médio e Portugal, o trio oferece uma fusão cativante e envolvente que encanta os ouvintes. Com formação recente, o Santa Maria Trio busca celebrar e honrar a diversidade musical de diferentes culturas, conectando tradições ancestrais com um toque contemporâneo. Cada membro do trio traz consigo um profundo conhecimento e amor por sua cultura musical, e juntos eles criam um som único e harmonioso que transcende fronteiras geográficas e culturais. Afonso Villasanti, um virtuoso da viola caipira, traz as tradições da música sertaneja brasileira para o trio. Sua técnica excepcional e paixão pela viola trazem uma energia contagiante às apresentações do grupo. Bernardo Bittencourt, com sua maestria no alaúde oriental, incorpora melodias e ritmos do Oriente Médio, criando uma ponte entre as culturas árabes e brasileiras. E Wallace Oliveira, com sua habilidade na guitarra portuguesa, adiciona uma dimensão melancólica e emocional à música do trio, trazendo a herança musical de Portugal para a mistura.
A 22ª Edição da Mostra de Cordas Dedilhadas é uma realização da Ampliart Difusão Cultural e Rafa Music e é patrocinada pela Tecnoroad, através do Programa de Ação Cultural – PROAC e conta com o apoio cultural da Dama Infra, DOC, Nam Music, Apetesp, Teatro Ruth Escobar, UNESP, PIMA e Festival Internacional de Guitarra José Tomás Villa de Petrer. A entrada é gratuita.
Sobre a Mostra de Cordas Dedilhadas
Idealizada pelo violonista Rafael Altro a Mostra de Cordas Dedilhadas surgiu para valorizar o violão e os instrumentos de cordas dedilhadas, bem como seus intérpretes. Tem como objetivo trazer em sua programação de concertos, artistas já consagrados, bem como jovens talentos, que estão em início de carreira. A Mostra é considerada um dos maiores eventos de violão na cidade de São Paulo, onde se apresentam jovens violonistas vencedores de concursos internacionais, artistas experientes com carreiras internacionais e instrumentistas brasileiros de todos os gêneros e estilos musicais. O intuito desta iniciativa é apresentar os instrumentos de cordas dedilhadas dentro de suas possibilidades harmônicas e melódicas do ponto de vista das composições e execução para o público. Desde a primeira edição, a Mostra proporciona um espaço para jovens que estão iniciando sua carreira artística por meio de encontros, master classes e saraus.
Programação completa da Mostra:
22/08 – Concerto com Soledad Yaya – 19h30 – Teatro Ruth Escobar
24/08 – Workshop com Santa Maria Trio – 15h – Instituto de Artes da Unesp
24/08 – Concerto com Santa Maria Trio – 19h – Instituto de Artes da Unesp
26/08 – Concerto com Alexandre Ribeiro – 11h – Teatro Ruth Escobar
27/08 – Concerto com Trio Elipsoidal – 11h – Teatro Ruth Escobar
29/8 – Workshop com Enrique Gule – 15h – Instituto de Artes da Unesp
29/08 – Concerto com Jonas Egholm – 19h30 – Teatro Ruth Escobar
31/08 – Masterclass com Jonas Egholm – 15h – Instituto de Artes da Unesp
Serviço:
Mostra de Cordas Dedilhadas
Concertos:
Teatro Ruth Escobar – Sala Dina Sfat
Rua dos Ingleses, 209 – Bela Vista, São Paulo – SP
Workshops e Masterclass:
Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP
Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Barra Funda, São Paulo – SP
Retirada dos ingressos: https://www.bilheteria.com.br/evento/mostra_de_cordas_dedilhadas_teatro_ruth_escobar_sala_dina_sfat_48454