Uma das atrações da 28ª Bett Brasil (maio, em São Paulo), o metaverso educacional Realms Educverse transportou para outro mundo alunos e alunas do 6º e 8º anos do Ensino Fundamental da Escola Professora Cirene Maria Esmeralda, despertando o interesse pelo conhecimento. Universitários de Pedagogia da UFCA também experimentaram q sensação e aprovaram a nova plataforma. A imersão virtual aconteceu em Porteiras, cidade a 539 km de Fortaleza, onde está localizada a escola municipal.
A professora e doutora em Ciências da Educação, Karine Pinheiro do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), acompanhou e comentou a experiência.
— Com a inclusão do metaverso durante a aula, os estudantes foram estimulados a navegar pelo ambiente sobre o sistema nervoso. A novidade proposta não apresentou dificuldades e foi capaz de envolver estudantes a ponto de os deixarem interessados em descobrir os materiais, estudando o que foi proposto — analisou a professora.
O “mergulho” foi realizado tanto com o óculos Virtual Reality (VR) como sem a ferramenta. Segundo a professora, ao usarem os óculos a experiência se tornou mais estimulante..
— A sensação de imersão mental e emocional dos estudantes os fez sorrir quando conseguiram dominar o acesso a esse novo espaço tecnológico — observou Karine Pinheiro.
Com um ambiente lúdico e gamificado, que já faz parte do dia a dia de crianças e dos pré-adolescentes, o metaverso educacional torna o aprendizado mais agradável com direito a um “mergulho interativo”. A iniciativa é resultado de uma aliança internacional entre a IP.TV School — plataforma brasileira especializada em soluções de softwares — e a Smile and Learn, empresa espanhola que desenvolve atividades interativas para crianças dos 3 aos 12 anos em ambiente virtual.
Para completar o conteúdo do 1º ao 5º ano — a grade curricular da Espanha é diferente da brasileira — e cobrir a demanda relacionada aos estudantes da faixa etária do 6º ao 9º ano, a IP.TV School contou com a participação de mais de 80 profissionais, entre professores, pedagogos, programadores, produtores de vídeo e especialistas em games, que desenvolveram este metaverso. A nova tecnologia em 3D atende às etapas do Ensino Fundamental, completando o acervo de videoaulas e games da Smile and Learn.
— Os ambientes de metaverso já contam com milhares de objetos e imagens em 2D e 3D, mini vídeos e mini games de conteúdos educacionais, com mais de 360 metaversos associados a rotas de aprendizagem. Será o maior metaverso educacional do mundo — estima Leandro Patricio, CEO da IP.TV School, plataforma utilizada em mais de 10 mil salas de aula on-line no Brasil, o que permite o acesso à educação nos lugares mais remotos do país.
Entre as principais aplicações para o metaverso estão a possibilidade de docentes usaram a tecnologia em aulas presenciais assim como levar a aula ao aluno que não estejam na modalidade presencial; uso do metaverso no contraturno para complementação do aprendizado; incentivar o estudante na Cultura Maker e a realização de eventos como seminários.