Home Tecnologia Mergulho no metaverso leva estudantes do Ceará para outro mundo
Tecnologia

Mergulho no metaverso leva estudantes do Ceará para outro mundo

Envie
Mergulho no metaverso leva estudantes do Ceará para outro mundo
Envie

Uma das atrações da 28ª Bett Brasil (maio, em São Paulo), o metaverso educacional Realms Educverse transportou para outro mundo alunos e alunas do 6º e 8º anos do Ensino Fundamental da Escola Professora Cirene Maria Esmeralda, despertando o interesse pelo conhecimento. Universitários de Pedagogia da UFCA também experimentaram q sensação e aprovaram a nova plataforma. A imersão virtual aconteceu em Porteiras, cidade a 539 km de Fortaleza, onde está localizada a escola municipal.

A professora e doutora em Ciências da Educação, Karine Pinheiro do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), acompanhou e comentou a experiência.

— Com a inclusão do metaverso durante a aula, os estudantes foram estimulados a navegar pelo ambiente sobre o sistema nervoso. A novidade proposta não apresentou dificuldades e foi capaz de envolver estudantes a ponto de os deixarem interessados em descobrir os materiais, estudando o que foi proposto — analisou a professora.

O “mergulho” foi realizado tanto com o óculos Virtual Reality (VR) como sem a ferramenta. Segundo a professora, ao usarem os óculos a experiência se tornou mais estimulante..

— A sensação de imersão mental e emocional dos estudantes os fez sorrir quando conseguiram dominar o acesso a esse novo espaço tecnológico — observou Karine Pinheiro.

Com um ambiente lúdico e gamificado, que já faz parte do dia a dia de crianças e dos pré-adolescentes, o metaverso educacional torna o aprendizado mais agradável com direito a um “mergulho interativo”. A iniciativa é resultado de uma aliança internacional entre a IP.TV School — plataforma brasileira especializada em soluções de softwares — e a Smile and Learn, empresa espanhola que desenvolve atividades interativas para crianças dos 3 aos 12 anos em ambiente virtual.

Para completar o conteúdo do 1º ao 5º ano — a grade curricular da Espanha é diferente da brasileira — e cobrir a demanda relacionada aos estudantes da faixa etária do 6º ao 9º ano, a IP.TV School contou com a participação de mais de 80 profissionais, entre professores, pedagogos, programadores, produtores de vídeo e especialistas em games, que desenvolveram este metaverso. A nova tecnologia em 3D atende às etapas do Ensino Fundamental, completando o acervo de videoaulas e games da Smile and Learn.

— Os ambientes de metaverso já contam com milhares de objetos e imagens em 2D e 3D, mini vídeos e mini games de conteúdos educacionais, com mais de 360 metaversos associados a rotas de aprendizagem. Será o maior metaverso educacional do mundo — estima Leandro Patricio, CEO da IP.TV School, plataforma utilizada em mais de 10 mil salas de aula on-line no Brasil, o que permite o acesso à educação nos lugares mais remotos do país.

Entre as principais aplicações para o metaverso estão a possibilidade de docentes usaram a tecnologia em aulas presenciais assim como levar a aula ao aluno que não estejam na modalidade presencial; uso do metaverso no contraturno para complementação do aprendizado; incentivar o estudante na Cultura Maker e a realização de eventos como seminários.

Envie
Artigo relacionado
Vacaria: Uma Jornada para a Inclusão Digital e a Inovação Tecnológica
Tecnologia

Vacaria: Uma Jornada para a Inclusão Digital e a Inovação Tecnológica

Uma cidade no caminho do futuro Na porteira do Rio Grande do...

Boxware firma parceria nacional com a Teramind
Tecnologia

Boxware firma parceria nacional com a Teramind

A companhia paulista Boxware, referência nacional no ciclo de distribuição de tecnologias...

TeamViewer eleva nível de suporte de TI com integração de sua nova ferramenta baseada em IA ao Microsoft Teams e Copilot
Tecnologia

TeamViewer eleva nível de suporte de TI com integração de sua nova ferramenta baseada em IA ao Microsoft Teams e Copilot

A TeamViewer, fornecedora líder global de soluções de conectividade remota e digitalização...

Diretor de Tecnologia do Cartão de TODOS é indicado ao Prêmio Open Mind Brazil
Tecnologia

Diretor de Tecnologia do Cartão de TODOS é indicado ao Prêmio Open Mind Brazil

Empresa tem investido em tech para aprimorar processos internos e o desempenho...