Esportes
Medalhista paralímpico, Riskalla leva suspensão provisória por doping
Medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o cavaleiro brasileiro Rodolpho Riskalla foi suspenso provisoriamente por violação das regras antidoping, pela Agência Internacional de Testes (ITA). Ele testou positivo para a substância anabólica ligandrol (SARMS LGD-4033), proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada). A coleta da amostra ocorreu em 25 de fevereiro, após a participação de Riskalla no Grand Prix Freestyle Internacional, no Catar.
O atleta tem direito a solicitar a contraprova (análise de uma segunda amostra coletada no mesmo dia). Ele foi notificado pela ITA – agência parceira da Federação Internacional Equestre (FEI) – no último dia 30.
“O caso está em julgamento e sem definição. Ele tem direito a contraprova, que ainda não saiu. Antes disso e de acordo com a (ITA), parceira da FEI, o caso está sendo tratado sob sigilo e internamente, sem que tenhamos maiores informações e, por isso, não temos como nos pronunciarmos. Estamos atentos e aguardando o julgamento”, disse a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
Na medicina, a substância ligandrol é classificada como um modulador de receptor de androgênio (SARM, na sigla em inglês), que tem efeito anabolizante. Por aumentar os níveis de testosterona, o medicamento estimula o aumento massa óssea e muscular.
Além de vice-campeão em Tóquio, Riscalla faturou dois bronzes no Mundial, em agosto do ano passado, na Dinamarca. Dois meses depois, ele foi eleito para o Conselho de Atletas da Wada, cargo que passou a ocupar este ano (o mandato é de três anos).
Natural de São Paulo, Riskalla foi do hipismo convencional até 2015, quando migrou para o esporte olímpico após contrair meningite bacteriana. O cavaleiro compete na classe Grau IV (atletas com comprometimentos leves em um ou dois membros, ou com deficiência visual moderada).
Fonte: Agência Brasil
Esportes
Encontro em São Paulo (SP) marca nova fase da atuação do Bayer 04 Leverkusen no Brasil
Lendas brasileiras, representantes da mídia e integrantes do Bayer 04 Leverkusen e da Bayer AG estiveram reunidos no Clube de Bayer, na zona sul de São Paulo (SP), na terça-feira (26/11), para participar de um painel sobre a presença do clube no Brasil e acompanhar a vitória por 2 a 0 sobre o Manchester City pela Champions League.
Mais de 50 representantes de diversos veículos brasileiros estiveram presentes. O encontro também contou com um amistoso descontraído entre a mídia e convidados pouco antes da partida contra a equipe comandada pelo técnico Pep Guardiola.
O evento apresentou uma retrospectiva da temporada de ativações do Bayer 04 no Brasil e de como essas iniciativas se tornaram um ponto de partida para um engajamento contínuo e para a construção da marca nos próximos anos.
Após grandes ações realizadas em 2024/25 — como o Brazil Trophy Tour 2024, o lançamento da Bayer 04 Football Academy São Paulo e a inédita turnê de pré-temporada “Esquenta”, de dez dias, no Rio de Janeiro em julho — foram discutidos novos esforços estruturados de longo prazo em um dos mercados mais importantes do futebol mundial. A futura colaboração com o projeto social “Bola Pra Frente”, de Jorginho, em comunidades do Rio de Janeiro, já foi acordada.
O painel reuniu ícones do clube — Paulo Sérgio, Jorginho e França — além de Cristina Hegg (GM da Bayer Consumer Health Brasil), Robin Austermann (EVP Americas da Bundesliga International) e Holger Tromp (Diretor de Comunicação do Bayer 04), responsável pelo desenvolvimento global da marca Bayer 04.
Abrindo o painel, Robin Austermann, da Bundesliga, anunciou os parceiros brasileiros para o próximo ciclo de direitos de transmissão, a partir da temporada 2026–27: Globo (SporTV), CazeTV, Canal Goat e XSports.
“Trabalhar com múltiplos parceiros de transmissão em TV paga, TV aberta e plataformas digitais é a combinação ideal para a Bundesliga no Brasil”, afirmou Austermann. “Esse modelo gerou resultados expressivos em todos os indicadores, desde audiência até engajamento, apresentando o Football As It’s Meant To Be para milhões de brasileiros.”
A Bundesliga é a liga europeia mais assistida no Brasil e dobrou sua base de fãs no país, de 12 para 24 milhões nos últimos oito anos, proporcionando uma plataforma sólida para parceiros como a Bayer Brasil ativarem suas iniciativas.
Cristina Hegg destacou a colaboração contínua e bem-sucedida entre a Bayer e sua organização de futebol: “Tudo começou no ano passado com o Trophy Tour. Neste ano demos um passo muito maior com a pré-temporada e o período de treinamentos no Rio de Janeiro, quando pudemos trazer clientes, fortalecer relacionamentos e conectar o futebol ainda mais profundamente com o propósito da Bayer. O que estamos vivendo agora é a continuidade de um projeto que iniciamos e que queremos ampliar daqui para frente.”
Após o painel, a imprensa participou de uma videoconferência com o CEO do Bayer 04, Fernando Carro, que entrou ao vivo do Etihad Stadium antes da partida da fase de liga da Champions League entre Bayer 04 e Manchester City. Carro compartilhou insights sobre a estratégia internacional do clube e agradeceu aos parceiros no Brasil por um ano bem-sucedido e promissor.
“O futebol é um esporte global, e o Brasil é um país com uma paixão profunda pelo jogo”, afirmou Carro.
“Para nós, tanto no Bayer 04 Leverkusen quanto dentro da Bundesliga, é essencial estar presentes, mostrar nosso trabalho e fortalecer nossa marca mundialmente. E claro, o Brasil — com tantas conexões históricas conosco e um amor tão intenso pelo futebol — é extremamente importante para o nosso clube.”
O tetracampeão Paulo Sérgio — um dos jogadores brasileiros mais marcantes a vestir o preto e vermelho — destacou a importância da recém-lançada academia ao dar as boas-vindas aos convidados.
“Estamos muito satisfeitos em receber tantas pessoas no Clube de Bayer em um dia de vitória na Champions League e discutir diversos temas, incluindo a importância de fazer com que as crianças tenham contato com o Bayer 04 Leverkusen desde cedo por meio da academia, além da presença crescente da Bundesliga no Brasil.”
O também campeão da Copa do Mundo de 1994 Jorginho ressaltou o alinhamento entre o clube e seu projeto social de longa data no Rio de Janeiro. “Tive a honra de levar alunos do meu projeto social, Bola Pra Frente — que há anos trabalha para transformar a vida de crianças e jovens por meio do esporte — para a Alemanha. Quando vejo o Bayer 04 expandindo sua presença no Brasil e investindo em desenvolvimento, sinto que estamos caminhando na mesma direção: usar o futebol como ferramenta de educação, inclusão e oportunidade.”
Jornalistas, parceiros e representantes da Bayer no Brasil participaram das discussões, reforçando o posicionamento do Bayer 04 Leverkusen como um dos clubes internacionais mais comprometidos com ações estruturadas e de longo prazo no país.
“Todo o programa e a ampla colaboração entre nosso clube, a Bundesliga, os parceiros de mídia e os convidados só foram possíveis graças às pessoas que estiveram aqui no palco”, acrescentou Holger Tromp. “Ficamos satisfeitos por ter a oportunidade de reunir diferentes grupos de interesse e discutir conjuntamente o crescimento sustentável que estamos observando para o futebol da Bundesliga e para a marca Bayer 04 no Brasil.”
Com parcerias sólidas, um projeto de academia em expansão e apoiadores engajados, a presença do Bayer 04 no Brasil continua a se fortalecer — e a celebração de fim de ano em São Paulo (SP) estabeleceu um tom inspirador para o que vem pela frente.
Bayer 04 Football Academy em São Paulo
A Bayer 04 Football Academy São Paulo atende cerca de 300 alunos e segue o modelo de formação utilizado na Alemanha. Todos os treinadores passam por capacitações regulares para atender às diretrizes técnicas do clube. O projeto é liderado por Paulo Sérgio, ídolo do Leverkusen entre 1993 e 1997 e campeão mundial com a seleção brasileira em 1994.
Esportes
Seleção feminina inicia preparação para amistosos na Europa
A seleção feminina realizou, na tarde desta segunda-feira (24) no La Quinta Marbella Football Center, na Espanha, o seu primeiro treino de preparação para os amistosos contra Noruega e Portugal.

Uma publicação compartilhada por Seleção Feminina de Futebol (@selecaofemininadefutebol)
Nesta atividade inicial, o time comandado pelo técnico Arthur Elias não contou com o grupo completo, pois as últimas jogadoras convocadas se apresentarão até o final desta segunda.
O primeiro compromisso do Brasil na Europa será contra a Noruega, a partir das 15h (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (28) no Estádio Municipal de La Linea, na Espanha. Quatro dias depois, 2 de dezembro, a equipe canarinho mede forças com Portugal, a partir das 16h45 (horário de Brasília) no Estádio Municipal de Aveiro, em Portugal.
Esportes
CBF anuncia Calendário do Futebol Feminino para o ano de 2026
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (24) o Calendário do Futebol Feminino para o ano de 2026. Um dos destaques é o aumento do número de equipes da Série A1 do Campeonato Brasileiro (passando de 16 para 18 participantes), que será disputado entre 15 de fevereiro e 4 de outubro.

Outra competição que terá aumento de confrontos (indo de 64 para 72 jogos) é a Copa do Brasil, que passará a contar com jogos de ida e volta entre as quartas de final e a decisão da competição. O torneio, que envolverá 66 clubes das 27 unidades federativas do país, será disputado entre 22 de abril e 15 de novembro.
Com a ampliação da Copa do Brasil há uma mudança na Supercopa Feminina, que agora segue o modelo existente no futebol masculino, envolvendo apenas o vencedor da Série A1 do Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil. O título será definido em partida única, programada para o dia 8 de fevereiro.
Outro anúncio importante foi o apoio inédito às atletas mães e lactantes, que terão a oportunidade de levar filhos em viagens com custos pagos pela CBF, além de investimentos no futebol feminino de base.
Segundo a entidade máxima do futebol brasileiro, a reformulação do calendário do futebol feminino é um tema estratégico para fomento e consolidação da modalidade às vésperas da Copa do Mundo que o Brasil sediará em 2027.
“Assim como fizemos no futebol masculino, passamos os últimos meses analisando e estudando oportunidades de melhorar o calendário e o fomento do futebol feminino. Ouvimos especialistas, federações, clubes e jogadoras. E chegamos a um modelo que atende a demandas importantes, colocando o futebol feminino brasileiro onde merece estar. Vamos mexer em toda a estrutura das nossas competições, aumentando o número de clubes e de jogos”, declarou o presidente da CBF, Samir Xaud.
Segundo a CBF, ao todo, as mudanças promovidas representam um investimento de R$ 685 milhões nas competições femininas, com aumento de 41% de datas neste calendário, 84% no número de partidas e 69% de vagas no calendário nacional.
-
Comportamento1 semana atrásDa Penha (RJ) para o Brasil: Dalilla Rubim transforma autenticidade e carisma em marca seguida por milhares
-
Evento1 semana atrásComandado por megaempresários, evento aborda o poder nas mãos do consumidor
-
Moda e Beleza1 semana atrásOcta Fashion 2025 apresenta novas narrativas da moda catarinense e destaca o resgate das técnicas manuais
-
Saúde7 dias atrásUltraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros
-
Entretenimento2 dias atrásAlexandra Abrantes ganha destaque nas redes ao unir fé, lifestyle e relatos de superação
-
Entretenimento5 dias atrásCÊ TÁ DOÍDO’ CONFIRMA GRAVAÇÃO DE TERCEIRO DVD EM CLIMA DE PÔR DO SOL NO NORDESTE
-
Cultura6 dias atrásBlue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago
-
Saúde1 semana atrásTécnicas de rejuvenescimento do olhar impulsionam reconhecimento da Dra. Marília Andrade, no Amazonas



