Agronegócio
Manejo nas áreas de arroz e de grãos demandam tratores de maior potência
Durante a Expointer 2025, que ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro, em Esteio (RS), produtores gaúchos e de outras regiões do país focados na agricultura de larga escala, poderão conhecer de perto o portfólio completo LS Tractor, com destaque para os modelos da Série Plus e Série H
Na safra 2024/25, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou a produção brasileira de arroz em cerca de 12,3 milhões de toneladas, sendo 70% desse total produzido no Rio Grande do Sul. O resultado, superior ao ciclo passado, deve-se, em grande parte, à recuperação produtiva das lavouras gaúchas. Esse protagonismo reforça o papel estratégico do estado não apenas na cadeia do agronegócio, mas também na segurança alimentar nacional, garantindo o abastecimento de um alimento essencial à mesa dos brasileiros. Além do arroz, o RS também se destaca na produção de soja, milho e trigo.
Para auxiliar os produtores gaúchos nesse grande desafio, aliando eficiência, ganho de produtividade, sustentabilidade aos cuidados com o solo, a LS Tractor oferece um portfólio completo de tratores para diferentes necessidades, com destaque para a Série Plus, com três modelos de 80 a 105 cv, e a Série H, com dois modelos de 131 e 145 cv, equipamentos estes que estarão em exposição na Expointer 2025, de 30 de agosto a 7 de setembro, em Esteio (RS).
De acordo com Astor Kilpp, consultor de marketing da LS Tractor, esses 5 modelos se encaixam perfeitamente no perfil dos produtores gaúchos, pelas suas características técnicas, principalmente para os produtores de arroz. “Tradicionalmente, no estado, quando falamos desse cultivo, são basicamente dois modelos de produção: o extensivo, com plantio direto, e o sistematizado, com semente pré-germinada e plantio a lanço. Com a versatilidade de nossos equipamentos conseguimos atender a todos os sistemas”, explicou.
Para o plantio direto, por exemplo, segundo o especialista, os tratores mais indicados são os modelos da Série H (H125 e H145), que chegam a 145 cv de potência, requisito essencial para essa atividade. “Tratores muito maiores podem comprometer o desempenho em função da sustentação do solo. Nossos equipamentos, porém, são projetados para a cultura arrozeira, com rodados de garras mais altas e versões específicas para áreas alagadas”, destacou o especialista.
Diferenciais no campo da linha Plus
A Série Plus da LS Tractor reúne equipamentos de média potência equipados com motor Perkins de 4 cilindros de 80, 92 e 105 cv. Eles se diferenciam por oferecer o melhor torque disponível em sua categoria, 18% a mais em eficiência, economia de combustível, baixa emissão de poluentes e excelente desempenho operacional. Para melhorar a produtividade, os tratores contam com duas opções de transmissão: uma com Reversor Sincronizado (Synchro Shuttle) e super redutor Creeper integrado com 20Fx20R, e a outra com Reversor Eletro-Hidráulico (Power Shuttle), com super redutor integrado com 40Fx40R, que garantem agilidade e praticidade nas manobras.
Com tomada de força (TDP) com 15% a mais de potência disponível em relação à média dos principais concorrentes, conta com cinco (5) opções de velocidade. O acionamento independente pode ser feito no painel de controle, de forma manual ou automática, proporcionando segurança e rapidez. Além disso, os equipamentos contam com sistema hidráulico robusto, com alta capacidade de levante e fluxo do controle remoto, projetado para atender às necessidades dos implementos mais exigentes do mercado.
O produtor pode optar pela versão com plataforma aberta (ROPS), que garante praticidade e segurança operacional, ou pela versão com cabine original de fábrica, que oferece alto padrão de conforto, com ar-condicionado, ambiente pressurizado e filtros opcionais de carvão ativado. “Os tratores da LS Tractor saem de fábrica com proteção eletrônica do motor e podem ser equipados, sob solicitação, com piloto automático e telemetria para gestão da frota”, complementa Kilpp.
Potência e eficiência da Série H
A Série H reúne os modelos de maior potência da LS Tractor, produzidos no Brasil. Tanto o H125 quanto o H145 são equipados com motor Perkins de 4 cilindros turbo intercooler, tecnologia Tier 3 e sistema eletrônico de proteção do motor. O modelo H125 possui 131 cv de potência máxima a 2.200 rpm e torque máximo de 516 Nm a 1.400 rpm (Norma ISO TR 14.396).
Já o H145 entrega 145 cv de potência máxima a 2.200 rpm e torque de 558 Nm a 1.400 rpm. “A Série H foi desenvolvida sob medida para os diferentes desafios da agricultura brasileira. São ideais para quem busca força, economia de combustível, agilidade e conforto operacional”, ressalta o consultor.
Entre os principais diferenciais da série estão:
-
Transmissão LS: uma versão com reversor Synchro Shuttle e super redutor integrado com 20 velocidades à frente e 20 à ré (20Fx20R). Uma segunda opção, Power Shuttle, com reversor eletro-hidráulico, 24Fx24R (com super redutor Creeper integrado – 40Fx40R).
-
Cruise Control: tecnologia integrada à transmissão que possibilita o controle automático da velocidade, com duas opções de programação, uma velocidade para o trabalho e a outra para manobras, por exemplo.
-
Cabine original de fábrica: ar-condicionado, ambiente pressurizado, filtros de carvão ativado opcionais e ampla visão da área de trabalho.
-
Tanque de combustível: capacidade de 250 litros, que garante maior autonomia de trabalho e reduz a necessidade de reabastecimento durante a jornada.
-
Alta capacidade de tração: o seu projeto, com uma distância entre eixos ideal para este segmento, garante uma distribuição de peso equilibrada, proporcionando grande capacidade de tração.
Expointer 2025
Com o tema “Nosso futuro tem raízes fortes”, a Expointer 2025 promete ser uma das edições mais completas da história. Estão previstos:
-
Exposição de 5 mil animais;
-
Participação de mais de 2,5 mil expositores;
-
Presença de 456 agroindústrias familiares (recorde para o segmento);
-
Mais de 120 expositores do setor de máquinas e implementos agrícolas;
-
Programação intensa com 500 atividades distribuídas ao longo dos nove dias de feira.
“O nosso time de fábrica e as concessionárias estarão presentes durante todos os dias do evento, preparados para tirar dúvidas e apresentar todos os diferenciais e tecnologias dos tratores LS, com condições especiais. Este é o momento para conferir de perto todas as oportunidades. Fica o convite a todos os amigos e participantes para irem até nosso estande”, finaliza Kilpp.
Sobre a LS Tractor
A LS Tractor é a marca de tratores da sul-coreana LS Mtron, integrante do LS Group – o 13º maior grupo empresarial da Coreia do Sul, com presença global, mais de 21 mil colaboradores e vendas anuais acima de 30 bilhões de dólares. Presente no Brasil desde 2013, com fábrica em Garuva (SC), a empresa atua no setor de máquinas agrícolas com uma linha de tratores voltada a diferentes perfis de produtores. Com mais de 70 concessionárias em território nacional, a LS Tractor tem ampliado sua presença no mercado brasileiro por meio de estratégias baseadas nos dados de mercado, expansão da rede com foco na proximidade com os clientes e desenvolvimento de novas tecnologias em transmissão para atender as demandas do campo.
Agronegócio
Stéfanno Dias revisita o clássico “Essência da Adoração” com participação de Tawane Ricelly
O cantor e compositor mineiro Stéfanno Dias acaba de lançar sua versão de “Essência da Adoração”, um dos clássicos mais conhecidos do britânico Matthew James Redman, mundialmente interpretado por nomes como Michael W. Smith e David Quinlan. O single chegou às plataformas digitais no dia 20 de novembro, pelo selo The Bow. O artista vem se consolidando como uma das vozes mais expressivas e autênticas da música cristã contemporânea. Ouça aqui: https://www.thebow.ink/EssenciaDaAdoracao
Com arranjos modernos e uma interpretação intensa, Stéfanno traz para a faixa uma leitura pessoal, mantendo viva a essência da mensagem original, o retorno à pureza da fé e à verdadeira entrega espiritual. “Essa canção sempre fez parte da minha história. Ela fala sobre adoração genuína, sem distrações ou aparências, e convida a uma reflexão profunda sobre o que realmente importa”, explica o cantor.
Uma produção de excelência e conexões inspiradoras
O single conta com a participação especial da cantora Tawane Ricelly, voz marcante e presença de palco que complementam perfeitamente a emoção da música. A produção musical leva a assinatura de Ruan, que conseguiu equilibrar técnica, atmosfera e espiritualidade em uma sonoridade moderna e congregacional.
O videoclipe de “Essência da Adoração” reforça o compromisso do artista com a excelência audiovisual. Dirigido por Arno Spier, o vídeo contou com fotografia de Raquel Dias e uma equipe técnica composta por Denerson, Abraão, Kisten, Teilor, Hudson, Edy e Neylla, responsáveis por luzes, cenário e efeitos visuais que criam uma experiência imersiva e tocante. O resultado é um registro visual que amplifica a emoção e a mensagem central da canção.
Para Stéfanno, essa produção é fruto de união e propósito: “Nada disso seria possível sozinho. Cada pessoa envolvida nesse projeto é parte essencial de um sonho que está sendo realizado. Quando existe disposição e entrega verdadeira, o resultado é algo que toca o coração.”
Confira o videoclipe:
Uma jornada marcada por fé, talento e consistência
Natural de Abaeté (MG), Stéfanno Dias cresceu em um lar musical e de fé. Filho de pastor e ministra de louvor, aprendeu desde cedo o valor da arte como expressão espiritual. Em 2013, lançou seu primeiro CD, “Andarei na Tua Presença”, que ultrapassou a marca de 1 milhão de plays, projetando o artista nacionalmente e rendendo convites para programas como “Nunca é Tarde”, da Rede Super.
Dois anos depois, o sucesso se repetiu com o álbum “Deus Vivo”, produzido pelo mesmo produtor, responsável por trabalhos de César Menotti & Fabiano e Eduardo Costa. O projeto ampliou sua presença nos principais veículos de mídia, como TV RIT, Rádio Record e Rádio Globo, consolidando sua reputação como um artista de técnica apurada e conteúdo inspirador.
Em 2024, acompanhando as transformações do mercado musical, Stéfanno firmou contrato com o selo digital Nova Fase Music, que distribuiu suas músicas nas principais plataformas de streaming. Siga Stéfanno Dias nas redes sociais:
Siga o cantor Stéfanno Dias no Instagram:
https://www.instagram.com/stefanno.dias/
Agronegócio
Volumoso de qualidade exige cuidados da colheita da planta ao armazenamento
Forragem é determinante para o ganho de peso e produção de leite de bovinos
A silagem tem função importante na alimentação dos bovinos. Como volumoso essencial para a boa dieta, oferecida com a qualidade adequada ela colabora com o desempenho zootécnico do rebanho e o aumento da rentabilidade do negócio, seja na produção de leite ou na conversão alimentar e consequente ganho de peso do gado de corte.
“Quando a forragem é bem feita, o pecuarista tem em mãos um volumoso com elevada concentração de energia metabolizável, adequada fração proteica e fibra efetiva, além de estabilidade fermentativa – o que assegura melhor digestibilidade e conversão para os animais”, explica o zootecnista Kaio Souza Gomes, da Auster Nutrição Animal.
Ter silagem com qualidade envolve cuidados em diferentes fases, que vão da colheita ao armazenamento. Primeiro, a planta deve ser colhida no estágio correto. Depois, o material deve ser picado para que fique com comprimento entre 8 e 15 milímetros. Chegando ao armazenamento, o produtor deve respeitar a compactação e se atentar à fermentação e aos aditivos para inibir bactérias e reduzir perdas.
“É igualmente importante vedar o material corretamente e manejá-lo de maneira diária. Por fim, o monitoramento da forragem deve ser constante. Só assim o pecuarista a mantém com alto valor energético e garante que o bovino receberá um alimento de boa digestibilidade”, detalha o zootecnista.
Silagens que não recebem o necessário manejo podem sofrer alteração em sabor e cheiro e, nesse caso, parte será rejeitada pelos bovinos, já que forragens deterioradas tendem a apresentar odor desagradável, muitas vezes rançoso ou pútrido, acompanhado de sabor amargo ou excessivamente ácido – o que compromete a palatabilidade para o rebanho.
“Vale lembrar que a silagem pode sofrer com ações de fungos, bactérias butíricas e clostrídios que produzem metabólitos tóxicos capazes de provocar sérios distúrbios metabólicos, como redução da imunidade, aumento da suscetibilidade às infecções e até mesmo impacto na fertilidade dos bovinos”, conta Kaio.
Em termos econômicos, a fazenda sofre impactos severos com silagens de baixa qualidade, já que a perda de matéria seca em alimentos fora dos padrões fica entre 15 a 30%. Com isso, há redução do volume do alimento que poderá ser ofertado aos animais e da concentração de nutrientes, como energia e proteína. Com isso, o rebanho será mal nutrido e terá menor capacidade de converter o alimento em produção de leite e ganho de peso.
“Além de todo o processo de conservação, que é imprescindível para manter a qualidade da planta colhida no momento certo e transformada em forragem, o fazendeiro pode utilizar aditivos para reduzir distúrbios decorrentes de má conservação, como os adsorventes de micotoxinas e de levedura presentes em premixes minerais”, completa o especialista.
Empresa 100% brasileira, a Auster Nutrição Animal fornece ao mercado uma completa linha de premixes que impedem que toxinas presentes nas forragens sejam absorvidas pelos animais. Já as leveduras contribuem para a manutenção do consumo e fortalecem a imunidade do rebanho. Com seus premixes e demais soluções em nutrição, a Auster segue nutrindo a pecuária nacional e fomentando seu desenvolvimento e produtividade.
Agronegócio
8º Encontro de Mulheres na Roda de Samba Homenageia Nilze Carvalho e Dona Ivone Lara
No Recife, o evento que acontece neste sábado, será na Torre Malakoff
A 8ª edição do Encontro de Mulheres na Roda de Samba – Recife anuncia uma edição repleta de celebração, potência e sustentabilidade. O evento, que acontece no dia 22 de novembro na Torre Malakoff, segue firme em seu movimento cultural e, desta vez, une forças com o projeto artístico-ambiental Reage Plástico.
A parceria com o Reage Plástico incorpora novos valores e uma consciência ambiental à já tradicional festa do samba.
O evento em Recife integra o Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba, uma iniciativa anual de grande importância para a cultura brasileira, que teve sua primeira edição em 24 de novembro de 2018 idealizado pela cantora Dorina.
O principal objetivo é unir as rodas de samba femininas, bem como cantoras e instrumentistas de samba, de todo o país. A iniciativa visa criar uma rede entre as artistas, aumentar as trocas culturais e, fundamentalmente, fortalecer a divulgação da força feminina no samba para o público.
A estreia em 2018 reuniu diversas cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Juiz de Fora (MG), Brasília (DF), Curitiba, Londrina (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O encontro também cruzou fronteiras, com edições realizadas em La Plata e San Martín de los Andes, na Argentina.
Nesta edição, duas grandes damas do samba serão aclamadas: Nilze Carvalho e a eterna Dona Ivone Lara. Ambas são figuras centrais que, com sua arte e trajetória, inspiraram e sedimentaram os caminhos do samba feminino no Brasil. A homenagem reconhece o legado e a importância dessas artistas para a cultura nacional.
A festa começa a partir das 15h, com entrada gratuita, e promete uma tarde cheia de força e alegria. A programação é diversificada e vai além da música e conta com exposição, Feira de Empreendedoras e Palestra, e, claro, a Roda de Samba com um time de talentosas cantoras.
O evento contará com a participação de um impressionante elenco de sambistas e cantoras que prometem emocionar o público na Torre Malakoff.
Entre os nomes confirmados estão: Maria Pagodinho, Leyde do Banjo, Keka Villaverde, Carla Rio, Walkyria Mendes, Kira, Helena Cristina, Angélica Criss, Elaine Cristina, Alice Fernanda, Nena Queiroga, Manu Travassos, Surama Rheis, Gerlane Gell, Rousy Moraes, Elys Viana, Isa Lima, , Sue, Tereza Cristina, Rafaela Nascimento, Ana Fabiola, Katyucia, Nalva Silva, Lully Queiroz e Sara Flor.
A união da música, da arte e da consciência ambiental faz do Mulheres na Roda de Samba – Recife um dos eventos mais esperados do calendário cultural da cidade, reforçando o poder e a união das sambistas em nível nacional e internacional.
O evento encerrará com o show de Karynna Spinelli com apoio cultural da FUNDARPE/Secretaria de Cultura do Estado.
O acesso ao evento é gratuito, mas a organização pede a doação de alimentos não perecíveis.
-
Comportamento7 dias atrásDa Penha (RJ) para o Brasil: Dalilla Rubim transforma autenticidade e carisma em marca seguida por milhares
-
Moda e Beleza5 dias atrásOcta Fashion 2025 apresenta novas narrativas da moda catarinense e destaca o resgate das técnicas manuais
-
Saúde4 dias atrásUltraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros
-
Cultura3 dias atrásBlue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago
-
Saúde6 dias atrásTécnicas de rejuvenescimento do olhar impulsionam reconhecimento da Dra. Marília Andrade, no Amazonas
-
Esportes4 dias atrásJoão Fonseca concorre ao prêmio ATP Awards de maior evoluçao do ano
-
Saúde5 dias atrásPrimeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP
-
Saúde4 dias atrásNovembro Vermelho: câncer de boca está entre os mais incidentes no Brasil





