Home Estilo de vida Saúde Mãe de primeira viagem: Como cuidar da pele na fase de pós parto?
Saúde

Mãe de primeira viagem: Como cuidar da pele na fase de pós parto?

Envie
Mãe de primeira viagem: Como cuidar da pele na fase de pós parto?
Envie

Durante a gravidez a mulher sofre várias alterações no seu corpo visando a concepção. As alterações hormonais, o aumento de peso e as alterações de pele podem levar a problemas inestéticos no pós parto.

Segundo o Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Diretor Clínico da clínica Dermagynus, entre os mais importantes temos: o Melasma, que são aquelas manchas acastanhadas que aparecem na face, a queda de cabelo no pós parto chamado Eflúvio telógeno e o aparecimento de estrias em regiões do corpo que sofreram grande distensão, as áreas enegrecidas da pele do corpo que aparecem de forma fisiológica na gravidez e finalmente a flacidez principalmente nas ares que sofreram bastante distensão como o abdômen

Para o tratamento de estrias e Melasma, se a mulher estiver amamentando não podemos usar ácidos ou clareadores, visto que podem passar para a criança pelo leite materno, assim esperamos passar essa fase para só depois darmos início ao tratamento convencional. Nessa fase são utilizados lasers hidratantes e protetor solar. Para a queda de cabelo, usamos polivitamínicos voltados para o cabelo, mas o mais importante é orientar a paciente que essa queda é fisiológica e em poucos meses tudo voltara ao normal, o mesmo acontece com as manchas escurecidas da aréola e umbigo que também voltarão ao normal. Para a flacidez uma hidratação intensa e exercícios físicos fazem que ela melhore porem nunca como era antes”, explica o dermatologista.

O pós parto é uma revolução na rotina da mulher, sua atenção passa a ser quase que exclusiva para a criança, por isso o recomendado é fazer algo simples, rápido e eficaz, e o clássico é lavar, hidratar e proteger, que vem bem a calhar pois vai suprir todas as necessidades da pele.

Sempre orientamos que a mulher continue tomando a vitamina do pré natal no período da amamentação, para só depois usarmos algo mais voltado para a pele como o Silício Orgânico ou Verisol. E que principalmente tenha paciência, pois a maiorias das alterações são passageiras e tudo voltara ao normal em poucos meses”, finaliza.

Fonte:

Dr Jose Roberto Fraga Filho

Médico Dermatologista

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica

Médico Fundador e Diretor Clínico da Clínica Dermagynus desde 1992

Instagram: @dermagynus

Envie
Artigo relacionado
Saúde

A Psicologia por trás da harmonização facial: Como a estética afeta a autoestima e o comportamento social

A harmonização facial vai muito além da estética. Quando realizada com responsabilidade,...

Foto divulgação
Saúde

Hospital Dia da Holiste Psiquiatria se consolida como referência no tratamento da saúde mental

Unidade terapêutica celebra mais de uma década de atuação no tratamento de...

Divulgação
Saúde

Quality celebra 14 anos e inaugura nova fase no Terraço Shopping com experiências em encontros

Empresa anuncia mudança de endereço de quiosque premium e comemora conquistas com...

Iris Bazilio e Nélio Georgini da Comissão da Diversidade da OAB-Rio / Divulgação
Saúde

OAB-Rio e INCA promovem encontro sobre saúde, direito e diversidade com foco no câncer de mama

Evento reúne autoridades do Judiciário, Ministério da Saúde e especialistas para debater...