Home Notícias Levantamento mostra que mais de 8 milhões de pessoas deixaram seus empregos em 2024; especialistas explica motivos
Notícias

Levantamento mostra que mais de 8 milhões de pessoas deixaram seus empregos em 2024; especialistas explica motivos

Envie
Imagem: Divulgação
Envie

De cada 100 pedidos de demissão, 30 foram de jovens entre 18 e 24 anos

Com quase 8,5 milhões de pessoas que deixaram seus empregos no último ano, o Brasil alcançou um recorde histórico de pedidos de demissão. De acordo com o levantamento, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 30% dos pedidos de demissão foram feitos por pessoas com idade entre 18 e 24 anos. A especialista em Recursos Humanos e diretora da POP RH, Ana Carolina Guerra, explica quais são os fatores que podem ter contribuído para esse aumento e as consequências desse crescimento para o mercado.

“O aumento de demissões, especialmente entre os jovens dessa faixa etária, pode ser atribuído a vários fatores. Um deles foi a pandemia, que acelerou uma mudança na mentalidade dos profissionais, que passaram a buscar mais propósito, qualidade de vida e flexibilidade no trabalho. Muitos jovens não se identificam mais com modelos tradicionais de gestão e preferem investir em carreiras alinhadas aos seus valores pessoais ou buscar alternativas como o empreendedorismo”, comenta a especialista.

Segundo Ana Carolina, a principal consequência desses desligamentos é o aumento da rotatividade, que eleva os custos com recrutamento e seleção, treinamento e tempo de adaptação de novos colaboradores. “Isso impacta diretamente a produtividade e a entrega de resultados, além de criar um ambiente de instabilidade, que pode afetar a motivação das equipes remanescentes. As empresas precisam repensar estratégias para atrair e reter talentos, enquanto os profissionais enfrentam a pressão de se reposicionar rapidamente, muitas vezes sem experiência sólida”, afirma.

A especialista reforça que para tentar mudar essa realidade de demissões, as empresas precisam ir além de salários competitivos e benefícios tradicionais. “Os jovens valorizam clareza e oportunidades de crescimento, por isso, um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) bem estruturado pode ajudar a alinhar expectativas. Além disso, é fundamental investir na cultura organizacional, criar um ambiente que promova colaboração, diversidade e inovação, aumentando o engajamento e o sentimento de pertencimento”, relata, acrescentando a importância de realizar um feedback contínuo e valorizar conquistas.

“Estabelecer uma cultura de diálogo onde os colaboradores se sintam ouvidos e possam contribuir para as decisões organizacionais; oferecer capacitação constante para que os colaboradores se mantenham atualizados e percebam valor no aprendizado contínuo e celebrar resultados criam um vínculo mais forte com a organização, lembrando que cada caso é um caso e deve ser analisado com cautela”, pontua.

POP RH®  

 

A POP RH® realiza serviços como a elaboração de estratégias para atração, retenção e desenvolvimento de talentos, avaliação de desempenho, aplicação e análise de pesquisa de clima, implantação de programas para o desenvolvimento de líderes nas empresas, BPO de RH (Business Process Outsourcing) e planos para alavancamento de resultado por meio de pessoas.   

Envie

Arco

Mais notícias

Artigo relacionado
Notícias

Mais de 300 celulares são apreendidos em mercado popular do Rio

Agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial, com...

Notícias

Hoje é Dia: datas, fatos e feriados de agosto de 2025

Assim como julho, agosto de 2025 também não terá nenhum feriado. O...

Notícias

Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher

Para reduzir os números de feminicídios apontados pelo 19° Anuário Brasileiro de...

Notícias

Conferência de Políticas para Mulheres será em setembro, em Brasília

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, produzido pelo Canal Gov, da...