Com dramaturgia da premiada Cíntia Alves e direção de Eduardo Figueiredo, um dos diretores responsáveis por grandes sucessos do teatro nacional, “Hoje tem festa no céu!” baseia-se em contos populares, lendas e parlendas do país, com o objetivo de valorizar a fauna e a flora e estimular a consciência da necessidade de preservação ambiental.
A história se passa em um tempo remoto, quando não havia noite e a luz brilhava incessantemente. Nesse cenário, o Sol e a Lua vivem juntos e se apaixonam profundamente. Porém eles são impedidos de se casar. Determinados a encontrar uma solução, embarcam em uma jornada para buscar o coco de tucumã, onde está escondida a noite. Acreditam que, sob o manto escuro, poderão realizar seu casamento em segredo.
Contudo, o plano dos amantes enfrenta contratempos inesperados. É aí que eles encontram o Sapo Cururu, o Urubu e a Arara Vermelha, seres mágicos e sábios da fauna brasileira, que se tornam seus aliados. Juntos, eles enfrentam desafios e vivem aventuras emocionantes, superando obstáculos e aprendendo lições sobre amor e amizade.
Além disso, a peça foi elaborada desde a dramaturgia para ser acessível às pessoas surdas, com a presença de um personagem que se comunica em Libras.
Eduardo Figueiredo, que já teve grandes sucessos no teatro para crianças e jovens, como “O Mistério do Fantasma Apavorado”, de Walcyr Carrasco inspirado na obra “O fantasma de Canterville” de Oscar Wilde e o “Aprendiz de Feiticeiro” de Antonio Calmon, é responsável agora por uma versão musical infantil repleta de brasilidade “Hoje tem festa no Céu”, da premiada autora Cintia Alves.
Depois da realização do espetáculo em escolas públicas no interior de São Paulo (ABC, Francisco Morato, Osasco, Guarulhos e Barueri), totalmente gratuitas, segue agora para temporada no Teatro J. Safra. O projeto social no teatro, também terá sessões totalmente gratuitas! E tem como foco para atender escolas públicas, Ongs e a população de baixa renda em geral.
Sinopse
“Hoje tem festa no céu!” é uma peça de teatro baseada em contos populares e lendas brasileiras. Com direção de Eduardo Figueiredo e dramaturgia de Cintia Alves, a história narra a jornada do Sol e da Lua em busca do coco de tucumã, que esconde a noite. Com a ajuda de personagens mágicos da fauna brasileira, eles enfrentam desafios e aprendem importantes lições sobre amor e preservação ambiental. A peça é acessível às pessoas surdas, com um personagem se comunicando em Libras.
Serviço:
HOJE TEM FESTA NO CÉU!
Texto: Cintia Alves
Direção: Eduardo Figueiredo
Elenco:
Maira Cardoso
Victor Garbossa
Luan Frenk
Wesley Leal
Direção Musical e Trilha Original: Guga Stroeter
Datas
De 01 a 23 de Julho,Sábado e Domingo, às 16h
Dias 14 e 21 de Julho, sextas às 17h
Gênero: infantil
Duração: 60 min
Classificação: livre
Ingressos: Entrada Franca
Reserve seu lugar: https://www.eventim.com.br/artist/hoje-tem-festa-ceu/?affiliate=JSA
Bilheteria
Quartas e quintas – 14 às 21h
Sextas, Sábados e Domingos – 14h até o horário dos espetáculos
Aceita os cartões de débito e crédito: Amex, Dinners, Elo, Mastercard, Visa e Hipercard. Não aceita cheques.
Telefone da bilheteria: (11) 3611-3042
Teatro J. Safra
Endereço: Rua Josef Kryss, 318 – Barra Funda – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3611 3042 e 3611 2561
Abertura da casa: 2 horas antes de cada horário de espetáculo, com serviço de lounge-bar no saguão do Teatro.
Capacidade da casa: 627 lugares
Acessibilidade para deficiente físico
Estacionamento:
Valet Service (Estacionamento próprio do Teatro) – R$ 30,00
Ficha técnica
Texto: Cintia Alves
Direção: Eduardo Figueiredo
Elenco:
Maira Cardoso
Victor Garbossa
Luan Frenk
Wesley Leal
Direção Musical e Trilha Original: Guga Stroeter
Preparação vocal: Roberto Anzai
Cenário e figurinos: Marcio Vinícius
Visagismo/ maquiagem: Nicholas Cotrim
Boneco e máscaras: Anie Welter
Fotografia: Henrique Bucher
Programação Visual: Eduardo Chaves
Produção Executiva: Paulo Travassos
Assistente de Produção: Renan Correia
Contrarregra: Eduardo Portella
Operador de som: Deivison Nunes
Assessoria de imprensa: Flavia Fusco Comunicação
Direção de produção: Maurício Machado
Administração: Paulo Paixão
Financeiro: Thaiss Vasconcellos
Leis de Incentivo: Renata Vieira
Realização e produção: manhas & manias projetos culturais
Autora
Diretora e Dramaturga. Mestra em Pedagogia do Teatro pela ECA/USP (2018). Bacharela em Direção Teatral pela ECA-USP (1996). Licenciada em Pedagogia pela Anhembi Morumbi (2016). Pós-graduada em Jogos Cooperativos pela Unimonte (2011). Pós-graduanda em Gestão Cultural Contemporânea pelo Itaú Cultural/Instituto Singularidades (2019). Coordenadora dos projetos de acessibilidade estética do coletivo de artistas-educadores GRÃO – Arte e Cidadania. Responsável pela mediação em artes Coisolândia (2013) e Coisolância 2 – Silêncio e Sons (2015), em parceria com o Centro Cultural São Paulo. Coordenadora pedagógica das Oficinas de Teatro Acessível (2016) e Cinema Acessível (2017), em parceria com SESC Vila Mariana. Jurada do Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Juvenil (2013), membro do júri finalista do Prêmio São Paulo de Literatura (2017) e membro do júri do Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem (1998). Escreveu o livro de poesia para crianças: Poemas e Outros Bichos publicado pela Editora Quatro Cantos (2017). Principais premiações: Prêmio APCA – Melhor Direção – Pedro Paulo Pedregulho (1995); Troféu Mambembe de Melhor Espetáculo e Melhor Texto – Uma História que a Manhã contou ao Tempo para ganhar a Rosa Azul (1996); Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem – Melhor Texto – Moby Dick (1998); Festival Cultura Inglesa – Melhor Espetáculo Júri Popular – Fora do Bumbo (2012); Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem e APCA de Melhor espetáculo de Inclusão e Acessibilidade – Feio (2016). Parcerias em produções mais recentes: Política da Editora – diretora – parceria com Casa Brasileira de Dramaturgia (2018); Miguilim Mutum (2018), Quero ser Preto? (2016) e Mundomudo (2013) – dramaturga – parceria com Companhia Azul Celeste; Hansel e Gretel (2017) – dramaturga – parceria com Mulambo Teatro/Madrid; Aninha no Mundo do vão (2015) – parceria com Grupo Esparrama; De Escuros e Silêncios (2016) – roteiro e codireção com Geraldo Lima. Atualmente coordena a montagem do show musical Poemas e Outros Bichos”, acessível para Surdos e cegos e O Rouxinol e a Rosa”, contemplado no Cultura Inglesa Festival 2019. Docente do Laboratório de Dramaturgia do Teatro J. Safra (2014-2018). Escreveu o livro de poesia para crianças Poemas e Outros Bichos publicado pela Editora Quatro Cantos (2021).
Diretor
Eduardo Figueiredo, é diretor de teatro e mestre em teatro pela USP, encenador de diversos espetáculos e um dos principais produtores do atual teatro brasileiro – sócio da manhas & manias projetos culturais.
Sócio e curador do Teatro J Safra. Produtor de dezenas de espetáculos em seu currículo.
Autor e diretor de “Só os Doentes do Coração Deveriam ser Atores”, com Antonio Petrin e em 2012, repetiu sua parceria em outro solo com o ator em “Ser Ator”, Em 2008 diretor de produção do 7º FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens.
É idealizador e diretor de um dos maiores fenômenos do teatro brasileiro: “Mulheres Alteradas” adaptação do Best seller de Maitena, em cartaz desde 2010 com elenco de estrelas composto por: Luiza Tomé, Mel Lisboa, Adriane Galisteu, Samara Felippo entre outros.
Seus últimos trabalhos, podemos citar: o premiado “Frida Y Diego” com dramaturgia de Maria Adelaide Amaral, com Leona Cavalli e José Rubens Chachá. Em 2016, da obra de Goethe, “O Aprendiz de Feiticeiro”, primeira peça de teatro do premiado novelista Antonio Calmon.
Em 2017, a comédia “Gatão de Meia-Idade”, da obra de Miguel Paiva com Oscar Margini e Leona Cavalli no elenco.
Em 2018/2019 é diretor do espetáculo ‘Festa, a Comédia” um solo cômico com o ator Maurício Machado dos dramaturgos: Walcyr Carrasco, Alessandro Marson, Heloisa Perisse, Vicent Villari e Daniele Valente segue em turnê. Diretor geral do show inédito “Casos e canções”, que reúne os mais diversos nomes e gerações através da música, com a atriz Eva Wilma e banda.
Diretor do premiado espetáculo “Um beijo em Franz Kafka” de Sergio Roveri, com Anderson Di Rizzi e Maurício Machado no elenco.
Em 2020, dirige a adaptação do livro “O Elogio da Loucura” um ensaio escrito por Erasmo de Rotterdam em 1509 e publicado em 1511, com Leona Cavalli no elenco. E roteiriza e dirige o espetáculo musical “Toada do Bardo”, inspirado na obra de Shakespeare, com Maurício Machado e grande elenco, com direção musical de Guga Stroeter.
Em 2021/ 2022 a comédia “Procuro o homem de minha vida, marido já tive” da autora argentina Daniela Di Segni com grande elenco: Totia Meireles, Leona Cavalli Grace Gianoukas e Maurício Machado com dramaturgia de Claudia Valli, sucesso e público e crítica. E dirige a adaptação do livro “O Elogio da Loucura” um ensaio escrito por Erasmo de Rotterdam em 1509 e publicado em 1511, com Leona Cavalli interpretando a Loucura. Participa como diretor do projeto em homenagem ao centenário de Cacilda Becker “Cacilda, por ela mesma” com Leona Cavalli e grande elenco.
Em 2023 dirige o espetáculo ‘O Veneno do Teatro’, texto premiado em mais de 62 países do autor catalão Rodlf Sirera. E o espetáculo musical infantil “Hoje tem festa no Ceú” de Cintia Alves. E o espetáculo infanto – juvenil “Vamos comprar um poeta” do autor português Afonso Cruz e com estreia prevista em Lisboa/ Portugal.
E para 2024 O espetáculo “Shakespeare em crise” de Geraldo Carneiro, com Leona Cavalli no elenco e “O Mistério da boca do Inferno” de Alessandro Marson, inspirado em obra de Fernando Pessoa. E o musical em homenagem ao grande artista plástico francês “Toulouse Lautrec, boemia, amor e arte”. E uma versão inédita de “O beijo no Asfalto” de Nelson Rodrigues.