Grave, trombose arterial pode afetar cérebro e coração

Grave, trombose arterial pode afetar cérebro e coração

gazeta24h
Atualizado: 16/09 23:51
2 min de leitura 4.8k
Grave, trombose arterial pode afetar cérebro e coração

Caracterizada pela formação de coágulos (trombos) nos vasos sanguíneos ou artérias, a trombose é uma condição já afeta cerca de 180 milhões de pessoas no país, segundo a Sociedade Brasileira Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

A doença pode se manifestar de diferentes formas. Caso ela afete uma veia, é definida como trombose venosa, mas se o coágulo estiver numa artéria, surge a trombose arterial.

Apesar do primeiro caso ser mais comum, a trombose arterial apresenta consequências mais graves para saúde. Lucas Cirilo, cardiologista da Clínica Censo, localizada em Parauapebas (PA), alerta para a importância da prevenção.

“Na maioria das vezes, os sintomas da trombose arterial são o AVC ou o infarto, duas das maiores causas de morte no mundo”, explica o profissional.

“Nesse caso, os primeiros sinais já são graves. Isso porque o fluxo sanguíneo direcionado ao cérebro e coração – órgãos vitais – são interrompidos pela obstrução do trombo na artéria. Daí, surge a necessidade de prevenção”, complementa Lucas.

O alerta acontece na semana em que é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose, data que visa chamar atenção da população para os riscos e prevenção da doença.

Evite a trombose com hábitos saudáveis

Os riscos são maiores em idosos, mas a trombose pode afetar qualquer pessoa, especialmente mulheres. “Isso porque há o uso de anticoncepcionais sem prescrição médica, que influenciam fatores de coagulação, e a gravidez que causa o aumento de peso e redução de mobilidade, diminuindo o fluxo sanguíneo”, explica o cardiologista.

A trombose está relacionada a diversos hábitos e quadros como o sedentarismo, colesterol alto, diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo e histórico familiar. Por isso, a prevenção é fundamental. As principais recomendações são:

• Procure um especialista para saber se você pertence ao grupo de risco e adote as medidas preventivas recomendadas pelo profissional;

• Pare de fumar. O cigarro provocam lesões nas veias e artérias;

• Restrinja o consumo de bebidas alcoólicas;

• Faça exercícios regulares. Os sintomas podem ser atenuados se você praticar caminhadas, por exemplo;

• Se você trabalha muitas horas sentado, ande sempre que possível. Levante-se para tomar água, ir ao banheiro;

• Use meias elásticas, especialmente se você tem varizes;

• Não faça automedicação. Procure assistência médica mediante algum sintoma.

O que você achou?

Amei 72
Kkkk 23
Triste 4
Raiva 8
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.