Home Notícias Internacional Governo Trump ordena suspensão de prisões do ICE em fazendas, hotéis e restaurantes
Internacional

Governo Trump ordena suspensão de prisões do ICE em fazendas, hotéis e restaurantes

Envie
Especialista destaca que a política do governo Trump vem sendo confrontada diretamente com a realidade econômica dos EUA
Especialista destaca que a política do governo Trump vem sendo confrontada diretamente com a realidade econômica dos EUA
Envie

O governo Trump ordenou que o ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas) suspenda temporariamente as operações de prisão em locais como fazendas, hotéis e restaurantes. A decisão surge em meio a temores do impacto econômico causado pela repressão migratória em setores que dependem fortemente da mão de obra imigrante.

A medida representa uma mudança de rota diante da escalada nas ações contra imigrantes sem documentos. Dados apontam que a média diária de prisões em junho dobrou em relação ao início do mandato de Trump. O governo busca, agora, proteger setores-chave da economia, sem abrir mão da fiscalização sobre imigrantes com antecedentes criminais.

Para o advogado e professor Dr. Vinicius Bicalho, membro da American Immigration Lawyers Association (AILA), a decisão mostra claramente como a realidade econômica impõe limites à política migratória. “É uma sinalização clara de que, apesar do discurso duro contra a imigração, há um reconhecimento de que setores inteiros dependem da força de trabalho dos imigrantes, documentados ou não”, afirma Dr. Vinicius Bicalho.

Ele explica que a decisão não representa necessariamente uma mudança de postura humanitária, mas sim um ajuste forçado pela pressão econômica. “O foco permanece nos imigrantes com antecedentes criminais. O que muda, neste momento, é a estratégia para não prejudicar cadeias produtivas essenciais, especialmente na agricultura, hotelaria e serviços”, observa.

O especialista destaca que a política do governo Trump vem sendo confrontada diretamente com a realidade econômica do país. “Por mais que o governo queira combater a imigração ilegal, esse combate desmedido gera uma série de impactos econômicos. Naturalmente, ele é forçado a moderar o discurso e a ajustar a atuação dos oficiais de imigração e do ICE, alinhando essas operações aos interesses econômicos dos Estados Unidos. Caso contrário, essa caça desenfreada a imigrantes indocumentados pode levar o país a uma crise econômica profunda”, alerta Dr. Bicalho.

Envie
Artigo relacionado
Internacional

ONG denuncia manipulação em relatório dos EUA sobre direitos humanos

Uma das principais organizações não governamentais (ONG) de direitos humanos do mundo...

Internacional

Guarda Nacional chega a Washington DC; prefeita denuncia autoritarismo

Os militares da Guarda Nacional dos Estados Unidos destacados por Donald Trump...

Internacional

Amorim diz que diversificar comércio é a nova independência do país

O embaixador Celso Amorim, assessor especial para Assuntos Internacionais do presidente Luiz...