Entretenimento
Do diagnóstico à inspiração: Wallace D’ Lira conquista notoriedade e amplia o debate sobre o autismo no Brasil
Com mais de 134 mil seguidores nas redes sociais, Wallace D’ Lira vem se consolidando como uma das vozes mais autênticas e inspiradoras do cenário digital brasileiro. Criador de conteúdo, escritor e estudante de Psicologia pela FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas), Wallace utiliza suas plataformas para escrever “o que o mundo ignora” uma frase que define não apenas seu propósito, mas também o impacto que causa.
Diagnosticado com autismo, Wallaceencontrou na escrita e na comunicação uma forma de ampliar a compreensão sobre o espectro autista e desconstruir estigmas. Sua sinceridade e sensibilidade o transformaram em uma referência quando o assunto é representatividade e empatia.
Autor do livro “Eu não posso te ter”, Wallace transita entre a literatura, a reflexão e o ativismo social, compartilhando experiências que aproximam o público do cotidiano de uma pessoa autista adulta. Com uma linguagem acessível e emocional, ele inspira milhares de pessoas sejam neurodivergentes ou não a enxergar o mundo com mais respeito, empatia e humanidade.
Reconhecimento e notoriedade
Após sua emocionante palestra no Congresso Espectro, Wallace ganhou ainda mais notoriedade no cenário nacional. O momento foi marcante tanto para o público quanto para o palestrante, que se emocionou com o resultado e com o reconhecimento de sua trajetória.

“Foi uma palestra muito emocionante, e eu fiquei comovido com o carinho e a resposta das pessoas”, destacou Wallace, que segue fortalecendo sua missão de unir conhecimento, fé e inclusão.
Origem e trajetória
Nascido e residente em Diadema (SP), Wallace iniciou sua trajetória pública em 2022, motivado por orientações terapêuticas. Desde então, vem atuando na defesa dos direitos das pessoas autistas, abordando suas vivências em plataformas digitais e em participações em eventos.
Em 2022, Wallace começou a se destacar como influenciador digital, produzindo conteúdos sobre o diagnóstico e as vivências do autismo em seu perfil no Instagram, @wallacedelira, que se tornou um verdadeiro espaço de acolhimento.
No ano seguinte, atuou como diretor da torcida Autistas Alvinegros, do Sport Club Corinthians Paulista, a primeira torcida organizada por autistas do Brasil. Ainda em 2023, concedeu uma declaração ao portal Mídia Ninja, destacando a importância do Setor TEA na Neo Química Arena, estádio de seu clube do coração. Wallace deixou o movimento em 2025, mas sua contribuição marcou a história da inclusão no futebol.
Ativismo e representatividade
Em setembro de 2023, participou do programa Bem Viver, da TV Brasil de Fato, durante o mês de luta anticapacitista. Na reportagem, Wallace falou sobre o cordão de girassol, símbolo de identificação para pessoas com deficiências ocultas, como o autismo. Ele destacou a importância da visibilidade e da empatia no uso do acessório, defendendo políticas públicas que reconheçam as necessidades sensoriais da população neurodivergente.
Em 2024, publicou o artigo “Por um ativismo pragmático?”, em coautoria com Willian Chimura, na Revista Autismo, propondo uma abordagem realista e estratégica para o ativismo autista no Brasil.
Durante sua trajetória, Wallace também refletiu sobre a representação de autistas em produções audiovisuais, como a série Uma Advogada Extraordinária, em sua participação no podcast Introvertendo, e fez cobranças por políticas públicas, além de críticas a declarações governamentais sobre pessoas com deficiência.
O apresentador Marcos Mion, em 2023, afirmou:
“Wallace é um jovem autista que palestra sobre o espectro com muita clareza. Com uma visão motivadora e grande exemplo de união.”
Wallace também foi um dos convidados da série “O Som e a Sílaba”, da Disney, dirigida por Miguel Falabella, reforçando sua presença no debate sobre inclusão e representatividade.
Atuação pública e impacto social

Em outubro de 2024, Wallace participou de uma audiência pública no Senado Federal, promovida pela Comissão de Constituição e Justiça, que discutiu os efeitos nocivos do barulho provocado por fogos de artifício. O debate visava instruir o Projeto de Lei 5/2022, que propõe a proibição de artefatos pirotécnicos com estampido.
Na ocasião, Wallace contribuiu com reflexões sobre os impactos da poluição sonora em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando a hipersensibilidade sensorial e a necessidade de políticas inclusivas.
Fé, vulnerabilidade e propósito
Além de escritor e ativista, Wallace é um estudante de Psicologia comprometidocom a transformação social. Seu perfil nas redes combina mensagens de fé, superação e reflexões psicológicas, inspiradas em passagens bíblicas como 2 Coríntios 12:10, mostrando que vulnerabilidade e força podem coexistir.
Com uma trajetória marcada por propósito e autenticidade, Wallace D’ Lira segue inspirando milhares de pessoas a reconhecerem o valor da diversidade e a importância de dar voz a quem o mundo muitas vezes insiste em silenciar.
Streaming
Desenho infantil “Os Chocolix” de Jacqueline Shor, chega ao catálogo da Netflix
Uma das animações infantis de maior sucesso na atualidade “Os Chocolix”, chega ao catálogo da Netflix no próximo dia 17 de novembro.
A série 100% brasileira, criada por Jacqueline Shor, conquistou crianças de todas as idades na internet e na televisão, e agora fará sua estreia no streaming que é líder em audiência global.
Toda a família poderá acompanhar os divertidos episódios com as aventuras de Chocolyne, Chocomark, Docecookie e seus amigos no Reino da Chocolândia, na Netflix a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.
Entretenimento
Budweiser é a cerveja oficial do Festival Zepelim 2025, que acontece neste fim de semana em Fortaleza, e realiza ativações pela cidade
A cerveja dos fãs e dos ídolos antecede o evento com o “Desafio Bud: Fã Número Zero do Zepelim” com muita música e experiências exclusivas_
A Budweiser é a cerveja oficial do Festival Zepelim 2025, um dos eventos mais aguardados do calendário cultural de Fortaleza. Reconhecido por celebrar a música, a arte e o lifestyle urbano, o Zepelim reúne grandes nomes da cena nacional e local em um fim de semana de experiências únicas, liberdade criativa e muita conexão entre público e artistas.
Antes da abertura dos portões, Bud aquece o clima do festival com o “Desafio Bud: Fã Número Zero do Zepelim”, uma ação que convida o público a provar que é fã de música, com experiências exclusivas, muita interação e o sabor inconfundível da Bud Zero, versão sem álcool da Budweiser, ideal para quem quer curtir a noite com moderação. A dinâmica passou pela Bodega do Raul e na noite desta sexta-feira (14) acontece no Nomads, espalhando o espírito do festival por Fortaleza.
“Estar no Zepelim reforça um pilar que é parte do DNA de Bud: a música como plataforma de conexão entre fãs e ídolos. Além disso, reafirma que somos a cerveja oficial dos grandes eventos musicais de todo o país. Estamos muito felizes em estar presentes nesta edição especial em Fortaleza”, ressalta Mariana Santos, Diretora de Marketing de Budweiser no Brasil.
Entretenimento
Tarântula Transita, com Vulcani Pokaropa, terá apresentações gratuitas em São Paulo dias 15 e 16
O público de São Paulo poderá assistir gratuitamente neste sábado 15) e domingo (16) as últimas apresentações do espetáculo Tarântula Transita que une circo, humor e resistência, idealizado pela artista circense e visual Vulcanica Pokaropa. A peça é uma fábula sobre sonhos onde quatro amigas passam por adversidades e conflitos e, para chegar na tão sonhada ascensão que desejam, precisarão da ajuda do público. Neste sábado (15), às 20h30, a peça será encenada no Teatro La Mimo (Rua do Ouvidor, 63, Sé). Já no domingo (16), para encerrar a circulação, a peça será encenada às 15h na Ocupação 9 de Julho (Rua Major Quedinho, 224, Bela Vista). Os dois eventos são gratuitos e abertos ao público em geral.
Para levar o público para um universo lúdico, a história é contada de forma bem humorada, utilizando bambolê, malabares, mágica e manipulação de bonecos. A narrativa do espetáculo é inspirada em estudos feitos sobre a Operação Tarântula, ocorrida no final da ditadura militar no Brasil. A história tensiona essa realidade do passado que ainda se faz tão presente.
Com duração de 50 minutos e classificação indicativa livre, o Projeto Tarântula Transita contemplará nessa circulação, iniciada em 30/08, o total de 10 apresentações em teatros na cidade de São Paulo, 4 oficinas ‘Iniciação ao Bambolê’ e um minicurso sobre ‘Humor e Dissidência’, ambas ministradas por Vulcanica Pokaropa. Na quarta-feira (12), o Projeto Tarântula Transita exibiu o documentário ‘Circo em Transição’ seguida da roda de debate com artistas da Cia. Fundo Mundo – companhia de circo formada somente por pessoas trans – no Galpão Casa 1, na Bela Vista, em São Paulo. O encontro buscou aproximar público e artistas, criando um espaço de diálogo aberto e coletivo.
Já a quarta e última oficina com Vulcanica Pokaropa será no próximo dia 18/11, das 19 às 21h, na Rede Sociocultural Travas da Sul – R. Dr. Oscar Andrade Lemos, 1021 – Grajaú, São Paulo. Todos eventos são gratuitos. Acompanhe a programação nas redes sociais https://www.instagram.com/castanhoproducoes/ e https://www.instagram.com/vulknik/
A circulação Tarântula Transita é realizada pela Lui Castanho Produções Artísticas e por Vulcanica Pokaropa e foi contemplada pela 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Circo para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Serviço:
Espetáculo Tarântula Transita com Vulcania Pokaropa
– Sábado (15)
Horário: 20h30
Local: Teatro La Mimo (Rua do Ouvidor, 63, Sé) – Centro de São Paulo
Entrada Gratuita
Classificação livre
Informações: Redes sociais https://www.instagram.com/castanhoproducoes/ e https://www.instagram.com/vulknik/
– Domingo (16)
Horário: 15h
Local: Ocupação 9 de Julho (Rua Major Quedinho, 224, Bela Vista), em São Paulo
Entrada Gratuita
Classificação livre
Informações: Redes sociais https://www.instagram.com/castanhoproducoes/ e https://www.instagram.com/vulknik/
Conheça os realizadores:
Vulcanica Pokaropa: Performer, poeta, artista visual, produtora cultural. Travesti formada em Fotografia, Mestra em teatro pela UDESC, Doutoranda em Artes Cênicas pela UNESP. Sua pesquisa aborda a presença de pessoas Trans nas artes do corpo. Integra a Cia. Fundo Mundo de Circo.
Lui Castanho: Circense e produtor cultural. Graduação em Produção Cultural (Belas Artes/SP), formado em Técnico de Atuação na Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica. Membro-fundador da Cia. Fundo Mundo, grupo de circo formado por pessoas trans. Realizador do Encuentro Latinoamericano de Circo LGBTIA+ desde 2019 e Coordenador Artístico da 23ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo.
Ficha Técnica do projeto:
Realização: Lui Castanho Produções Artísticas e Vulcanica Pokaropa
Direção de Produção e Produção Executiva: Lui Castanho
Identidade Visual e Ilustração: Marcos Fellipe
Fotografia e Redes Sociais: Danny Voir
Registo audiovisual e teaser: CircoLab
Assessoria de Imprensa: EBF Comunicação
Acessibilidade em LIBRAS: Coragem Criativa
Consultoria em LIBRAS: Yanna Porcino
Ficha Técnica do espetáculo:
Concepção e Atuação: Vulcanica Pokaropa
Direção: Cibele Mateus.
Criação Dramatúrgica: Cibele Mateus, Vulcanica Pokaropa
Dramaturgia Textual: Vulcanica Pokaropa
Provocação em comicidade: Karla Concá
Sonoplastia: Caê Coragem
Produção mix e master: Quixote 027
Figurinos e Adereços: Bioncinha do Brasil, Vulcanica Pokaropa, Nana Simões.
Cenário: Bioncinha do Brasil, Igor Costacurta, Marcos Ferreira, Vulcanica Pokaropa
Direção de arte: Vulcanica Pokaropa
Produção do espetáculo: Vulcanica Pokaropa
Colaboração Cênica: Fagner Saraiva, Noam Scapin, Lui Castanho
Desenho de Luz: Luz Lopes
Operação de Luz: Nero Heike
-
Notícias1 semana atrásTornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever
-
Música1 semana atrás5OUND: o novo grupo pop do Brasil chega direto de São Paulo para reconectar o público com o poder das boas canções
-
Notícias1 semana atrásSaferNet tira dúvidas de pais e mães sobre segurança na internet
-
Gastronomia1 semana atrásVotação dos melhores da Salvador Restaurant Week segue aberta até 15 de novembro
-
Turismo1 semana atrásRio de Janeiro brilha no Festuris com estande e ativações inovadoras
-
Esportes6 dias atrásImprensa esportiva veste uniforme e chuteira para a disputa da Copa Rexona Aceesp de Futebol
-
Cultura5 dias atrásGuairinha (PR) recebe a aclamada comédia “A Manhã Seguinte”, com Carol Castro, Bruno Fagundes, Gustavo Mendes e Angela Rebello
-
Esportes6 dias atrásWine Run – Caminhos de Pedra garante festa dos competidores mesmo com chuva e frio na Serra Gaúcha




