– Os equipamentos visam reforçar o pioneirismo da companhia na oferta de soluções inovadoras, capazes de proporcionar maior eficiência e praticidade na detecção de vazamentos de ar comprimido, gases e vácuo, descargas parciais e anomalias mecânicas
– Entre as novidades destacam-se a conexão Wi-Fi, a redução do peso e a possibilidade de configurações por perfil de usuário ou ambiente
A Fluke Corporation, líder mundial em ferramentas de teste e medição, acaba de ampliar seu portfólio com o lançamento de três imageadores acústicos: ii915, ii905 e ii500. Os novos modelos, que chegam para suceder a atual linha de câmeras acústicas, reforçam o compromisso da companhia em oferecer tecnologia de ponta para a detecção de vazamentos de ar comprimido, gases e vácuo, inclusive com um modelo de entrada, especialmente projetado para aplicações simples de detecção de vazamentos.
Desde o lançamento da primeira câmera acústica em 2019, a Fluke foi pioneira nesse segmento e revolucionou a detecção de vazamentos de ar comprimido e gases, conforme relembra o Gerente de Produtos da Fluke para América Latina, Carlos Rubim. “Desde então, passamos a ouvir atentamente os feedbacks dos clientes para aprimorarmos nossas soluções cada vez mais. Nesse sentido, esses novos equipamentos chegam para suprir a demanda crescente dos profissionais por precisão, versatilidade e robustez”, afirma.
Novas funcionalidades
Para os profissionais que visam otimizar seus processos de manutenção em ambientes industriais, o modelo ii915 é o mais completo da linha, pois une um hardware robusto e eficiente às funcionalidades de detecção de gases (LeakQ™), descargas parciais (PDQ™) e anomalias mecânicas (MecQ™), tudo em um só lugar.
“Esses recursos oferecem maior valor agregado ao cliente, pois graças à interface de usuário inovadora e intuitiva, que permite a qualquer profissional aprender a utilizar o equipamento em poucos minutos, mais do que identificar o vazamento, é possível mensurar o real custo que ele teve para a empresa, trazendo uma visão ainda mais detalhada do impacto das perdas para fins de correções e priorizações mais assertivas”, pondera Rubim.
O especialista destaca também que a versatilidade dos novos imageadores acústicos é comprovada pela incorporação da conexão Wi-Fi, que permite upload instantâneo das imagens para o Fluke Connect, e pela possibilidade de salvar as configurações por perfil de usuário ou ambiente. “Assim, é possível otimizar ainda mais o trabalho, uma vez que não há necessidade de ajustar os parâmetros todos os dias, além de permitir que enquanto um colaborador realiza a medição, o outro possa emitir o relatório em tempo real”, sugere.
Com mais de 6 horas de autonomia de bateria, outra novidade é que os processadores são mais modernos e houve uma redução de peso dos equipamentos, que estão cerca de 250 gramas mais leves, aprimorando a ergonomia durante o trabalho. “Não menos importante está o cuidado com a segurança, dado que o ii915 tem uma faixa de detecção de 120 metros e o estimador de emissão de CO2, capaz de quantificar cada vazamento, avaliando seu impacto ambiental e financeiro”, reforça Rubim.
Além disso, os equipamentos ii905 e ii915 vêm acompanhados de um carregador USB-C, para otimizar o carregamento, e um conector de tripé, para melhor estabilidade de medição em diferentes ambientes.
Aos que precisam exclusivamente da função de detecção de gases, o modelo ii905 é o equipamento ideal, enquanto o ii500 é recomendado para aqueles que desejam conhecer a tecnologia de imageamento acústico da Fluke. “Com ele, o usuário consegue quantificar o tamanho do vazamento em uma escala de 1 a 10 com uma distância de até 50 metros, ideal para aplicações simples”, explica.
Para Rubim, essas inovações refletem o compromisso contínuo da Fluke em estar sempre na vanguarda das inovações em teste e medição para a indústria. “Nossa missão é apoiar os profissionais de manutenção e operação a manter o mundo funcionando com maior eficiência energética e menores custos operacionais e os novos imageadores acústicos entregam exatamente isso”, finaliza.