Cibersegurança
Especialista do IEEE afirma que Inteligência Artificial terá papel fundamental no combate a ataques cibernéticos
Mas também pode ser usada como porta de entrada para possíveis ataques, alerta Raul Colcher, membro sênior do IEEE (Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade
O uso da Inteligência Artificial na segurança pode tornar os sistemas mais robustos, mas também representa uma possível porta de entrada para possíveis ataques cibernéticos. Quem alerta é Raul Colcher, membro sênior do IEEE (Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade. “O problema é que, assim como esta tecnologia pode ser usada na prevenção de ataques, o oposto também se aplica”, adverte Colcher. Segundo ele, “a inteligência artificial está sendo encarada pelas arquiteturas de segurança de várias maneiras, mas uma bem importante é identificar previamente perfis que caracterizam acessos suspeitos, por exemplo”.
Colcher explica que o mecanismo usado nos cada vez mais frequentes ataques com IA é o de engenharia social, na qual “um ator malicioso pode conseguir de alguma maneira informações sigilosas de um funcionário ou parceiro de negócios da empresa, que conseguem penetrar no perímetro da organização.” A partir daí, eles podem obter todas as informações necessárias para acessar os sistemas. Ele alerta que isto nem sempre acontece da noite para o dia. Em suas palavras, “esses ataques frequentemente têm longos períodos silenciosos. Assim, se você não tiver uma uma defesa estruturada, nem saberá o que está acontecendo. Quando o ataque for consumado, você já terá pouca coisa a fazer.”
Hoje, a maioria dos ataques nas organizações de grande porte são ransomware, e muitos nem são notificados, pois não geram muitas consequências. O problema é que nos casos mais graves, mesmo que o resgate seja pago, não existe a garantia de que o sistema poderá ser reposto para continuar funcionando de forma imediata. “Muitas vezes, temos a ilusão de que existe um backup, mas nos esquecemos que, dependendo da forma como você alimenta esse backup, ele próprio pode ser atingido por um ataque,” conta Colcher.
Para ele, “a inteligência artificial pode ser usada para fazer a coleta dessas informações, mostrando tentativas de acessos bem sucedidos, e fazendo o algoritmo aprender a identificar possíveis brechas. O melhor é tentar se antecipar para ter mais sucesso na prevenção, que é a melhor forma de causar menos prejuízo.” O especialista explica que “este movimento é responsável por um incremento grande dos orçamentos de segurança, que é a parte que mais cresce nos orçamentos de TI das organizações.”
Colcher acredita que, na área de segurança, “a bola da vez é a Inteligência Artificial, que está presente em todas as áreas, mas aqui é absolutamente fundamental.” Ela tem sido usada para “o desenvolvimento de arquiteturas computacionais que já levam nativamente a questão de segurança, tornando elas mais robustas,” explica Colcher. E continua: “antigamente, você tinha um sistema de autenticação que partia de um pressuposto que alguns atores eram mais confiáveis que outros. Hoje, existe uma filosofia chamada Zero Trust, na qual você assume que ninguém é confiável. Mesmo que você tenha acessado o sistema no passado, quando acessar novamente será tratado como se estivesse começando do zero, verificando todos os aspectos. Desta forma, é possível prevenir acessos por meio de tecnologias como o deepfake ou características biométricas falsificadas.”
Além desta metodologia, “a questão da educação e da conscientização são fundamentais,” diz Colcher. “Se você recebe uma mensagem ou e-mail do seu banco, a primeira coisa que deve fazer é olhar o endereço e qual é o domínio. Isto parece básico, mas muitas vezes as pessoas caem em golpes grosseiros. Quem está atento, sabe que aquilo é um ataque, e simplesmente descarta a mensagem, mas quem estiver distraído, pode clicar e gerar uma brecha de segurança.”
Sobre IEEE
O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.
Cibersegurança
Trend Micro é nomeada Líder em Soluções de Análise e Visibilidade de Rede pela Forrester
Relatório classificou Trend Vision One™ entre os principais fornecedores do mercado de soluções NAV, com desempenho máximo na categoria em que foi analisada
A Trend Micro, líder global em cibersegurança, foi reconhecida como Líder em Soluções de Análise e Visibilidade de Rede (Network Analysis and Visibility – NAV) pela Forrester. A avaliação independente conduzida pela empresa de análise posicionou a plataforma Trend Vision One™ com a maior pontuação na categoria “oferta atual” entre as 12 soluções avaliadas.
De acordo com o relatório, “a Trend Micro é mais adequada para empresas com restrições orçamentárias ou de recursos, bem como para clientes atuais que desejam uma experiência unificada e integrada em uma única interface (‘single pane of glass’)”.
Para Rachel Jin, Chief Platform and Business Officer da Trend Micro, o momento exige uma nova forma de enxergar a segurança digital. “À medida que as organizações aceleram a adoção da nuvem, a integração de IoT e a inovação impulsionada por IA, a necessidade de uma visibilidade profunda baseada em rede nunca foi tão importante”, afirma.
Segundo a executiva, “por meio da plataforma, a Trend capacita os clientes a reduzir a exposição ao risco, detectar e responder mais rapidamente, e aplicar o modelo de Zero Trust em toda a organização antes que as ameaças se intensifiquem”.
O relatório da Forrester também destaca os diferenciais da Trend Vision One™, como:
- “Excelentes recursos de detecção de ameaças em tráfego leste-oeste e norte-sul, com uma abordagem best-of-breed”;
- “Fluxo de trabalho e recursos de threat hunting intuitivos, que permitem investigações e visualizações personalizadas”;
- “Extensa capacidade de personalização na lógica de detecção, graças à sua rica telemetria”;
- Monitoramento de conformidade “altamente robusto”, com suporte a uma ampla variedade de frameworks e possibilidade de criação de frameworks personalizados;
- Suporte à “administração granular para RBAC”.
A Trend Vision One™ combina Network Detection and Response (NDR) com Cyber Risk Exposure Management (CREM) para oferecer:
- XDR para Visibilidade Completa: correlaciona telemetria de endpoints, redes, identidades, e-mails, nuvem e dados, garantindo detecção mais rápida, investigações mais profundas e respostas aceleradas;
- Gestão Proativa de Exposição a Riscos Cibernéticos: o CREM descobre continuamente ativos, avalia riscos em tempo real e automatiza a mitigação para reduzir proativamente o risco cibernético.
A Forrester reforça que não endossa nenhuma empresa, produto, marca ou serviço incluído em suas publicações de pesquisa, nem recomenda que qualquer pessoa escolha produtos ou serviços com base nas classificações apresentadas. As informações são baseadas nos melhores recursos disponíveis, e as opiniões refletem o julgamento do momento, estando sujeitas a alterações.
Para mais informações, acesse o relatório The Forrester Wave™: Network Analysis and Visibility Solutions, Q4 2025, disponível em: https://www.trendmicro.com/explore/forrester-wave-nav
Sobre a Trend Micro
A Trend Micro, líder global em cibersegurança, ajuda a tornar o mundo mais seguro para a troca de informações digitais entre empresas, governos e consumidores. Impulsionada por décadas de experiência em segurança, pesquisa global de ameaças e inovação contínua, a Trend utiliza inteligência artificial para proteger centenas de milhares de organizações e milhões de pessoas em nuvens, redes, dispositivos e endpoints. O Trend Vision One™ é a única plataforma de cibersegurança corporativa que centraliza a gestão da exposição ao risco cibernético, as operações de segurança e uma proteção em camadas robustas em ambientes locais, híbridos e multicloud. A Trend capacita líderes de segurança a prever e prevenir ameaças, acelerando resultados proativos de proteção em todo o ecossistema digital — incluindo ambientes como AWS, Google, Microsoft e NVIDIA. Segurança proativa começa aqui. TrendMicro.com .
Cibersegurança
Os horários em que o Brasil mais deseja: o que revelam os picos de acesso em plataformas adultas
Levantamento interno da Vibx revela quando, como e por que os brasileiros buscam prazer online — e como a rotina influencia o comportamento do desejo digital
Cibersegurança
CEO da SN Informática representa revendas brasileiras em evento global da Sophos, em Nova Orleans
O executivo Luiz Maurício Barcelos, CEO da SN Informática — revenda Gold da Sophos com atuação nacional — será um dos representantes brasileiros no Sophos Partner Kickoff 2025/2026, evento global promovido pela renomada empresa de cibersegurança. A edição deste ano acontece entre os dias 19 e 22 de maio, em Nova Orleans, Louisiana (EUA), reunindo os principais parceiros de destaque da Sophos ao redor do mundo.
A presença de Barcelos no encontro foi confirmada a convite direto de André Carneiro, country manager da Sophos no Brasil. A participação reforça o reconhecimento do desempenho da SN Informática ao longo do último ciclo fiscal, especialmente no que diz respeito à entrega de soluções avançadas em segurança digital para empresas de diversos portes e setores.
O Partner Kickoff é considerado um dos principais eventos estratégicos da Sophos, oferecendo conteúdo técnico, atualizações sobre o portfólio global da marca, treinamentos e oportunidades de networking com líderes da indústria de segurança cibernética. “Estar entre os convidados é o reflexo do trabalho consistente que temos realizado no Brasil, levando soluções robustas e atualizadas aos nossos clientes, com foco em proteção, desempenho e confiança”, afirma Barcelos.
-
Notícias1 semana atrásFragmentação de Placas Tectônicas Revela Novos Riscos Sísmicos nas Américas
-
Saúde7 dias atrásAnsiedade sazonal: por que o fim do ano aumenta o estresse — e como preparar corpo e mente para o verão
-
Notícias7 dias atrásArtista plástico Gerson Fogaça estreia exposição “Caos In Itinere” na Argentina
-
São Paulo15 horas atrásAstronauta Brasileiro, Marcos Pontes recebe troféu #BrazilsBest Peace Award
-
Notícias1 semana atrásMovimento negro exige investigação independente após operação policial no Rio com 121 mortos
-
Gospel4 dias atrásMake America Revival Again: O clamor pelo retorno ao altar
-
Entretenimento3 dias atrásTrader brasileiro Rafael Schroeder se destaca entre os investidores internacionais da NASDAQ
-
Internacional4 dias atrásSinais de trégua em Washington: Senado dos EUA esboça movimentos para encerrar paralisação recorde do governo





