Siga-nos nas Redes Sociais

Educação

Enem 2025: prazo para solicitar reaplicação de prova termina hoje

Publicado

em

© Tomaz Silva/Agência Brasil

 

 

O prazo para solicitar a reaplicação de prova de um ou dos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 termina às 12h desta sexta-feira (21).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avisa que haverá apenas uma reaplicação do Enem.

Como solicitar

O pedido deve ser feito exclusivamente na Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o acesso pela plataforma Gov.br, com o CAPF e senha cadastrados.

Para a análise, o participante deverá inserir um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento, com a data que contemple o dia perdido de aplicação do Enem 2025. 

Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30 

Situações

O edital de abertura do Enem prevê que o participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas no primeiro ou no segundo dia de aplicação das provas poderá solicitar a reaplicação do exame.

O direito à reaplicação é assegurado também a quem foi afetado por desastres naturais. É o caso dos inscritos confirmados, moradores de Rio Bonito do Iguaçu (PR), impactados por um tornado em 7 de novembro de 2025, um dos mais intensos já registrados no estado do Paraná.

O participante só poderá fazer as provas referentes ao dia em que ficou inviabilizado de realizar na agenda regular do exame.

Doenças infecciosas

De acordo com o edital do Enem 2025, o participante infectado por uma das doenças a seguir deverá solicitar reaplicação: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela (catapora) ou covid-19.

Problemas logísticos

Para reaplicação, são considerados problemas logísticos que prejudicaram o solicitante fatores como: desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local; falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural ou outro erro de execução de procedimento de aplicação.

Análise

Cada caso será analisado individualmente pela equipe do Inep. Somente a aprovação do documento comprobatório garante a participação na reaplicação do Exame.

Para os casos em que o pedido for aceito (deferido), as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.

O inscrito fará a prova somente no dia em que sua participação foi inviabilizada no Enem.

 

 

Fonte

Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo Leia Mais

Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo

iStock Leia Mais

Começar um curso de pós-graduação é o desejo de 56% dos profissionais para 2026, mostra estudo

Inscrito no Enade deve preencher questionário do estudante até sábado Leia Mais

Inscrito no Enade deve preencher questionário do estudante até sábado

Afya Leia Mais

Afya Ribeirão Preto anuncia black friday inédita nos cursos de pós-graduação médica

Anulação de 3 questões do Enem ocorre por “precaução”, diz ministro Leia Mais

Anulação de 3 questões do Enem ocorre por “precaução”, diz ministro

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo

Publicado

em

© Marcello Casal jr/Agência Brasil

A edição de 2025 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que vai avaliar cursos de bacharelado e cursos superiores de tecnologia, será aplicada no neste domingo (23).

A abertura dos portões será às 12h, no horário de Brasília, e fechamento às 13 horas. A prova terá quatro horas de duração, com início às 13h30 e término às 17h30.

Realizado anualmente, o Enade é uma prova do governo federal que avalia a qualidade dos cursos da educação superior, por intermédio do desempenho dos estudantes da graduação (bacharelados e superiores de tecnologia).

Áreas avaliadas

O exame é obrigatório para todos os alunos de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas.

Nesta edição, participam estudantes habilitados vinculados às áreas relativas ao grau de bacharel listadas no edital, como administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais.

Para os cursos superiores de tecnologia, o exame abrangerá as áreas de design gráfico, tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Os locais de prova já foram divulgados no Sistema Enade. O estudante deverá acessar o Portal Gov.br, com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados.

O que levar

O participante deverá apresentar um documento oficial de identificação com foto, conforme listado no edital. A ausência sem justificativa no exame torna o participante irregular, impedindo a colação de grau.

A prova

As provas do Enade serão compostas por uma parte de formação geral e uma de componente específico próprio de cada área de avaliação.

A parte de formação geral terá 15 questões de múltipla escolha. Os itens se baseiam em princípios dos direitos humanos.

A parte de componente específico de cada área de avaliação terá 30 questões de múltipla escolha e uma questão discursiva. Serão avaliadas a clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas do texto redigido pelo candidato.

A divulgação dos gabaritos preliminares das provas objetivas está prevista para 5 de dezembro, no portal do Inep.

Enade

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) contribuindo para o monitoramento da qualidade da graduação no país.

Os resultados de desempenho individuais nas avaliações teóricas do Enade 2025 serão disponibilizados ao estudante no Sistema Enade, por meio do boletim de desempenho do estudante em 18 de setembro de 2026.

 

Fonte

Enem 2025: prazo para solicitar reaplicação de prova termina hoje Leia Mais

Enem 2025: prazo para solicitar reaplicação de prova termina hoje

iStock Leia Mais

Começar um curso de pós-graduação é o desejo de 56% dos profissionais para 2026, mostra estudo

Inscrito no Enade deve preencher questionário do estudante até sábado Leia Mais

Inscrito no Enade deve preencher questionário do estudante até sábado

Afya Leia Mais

Afya Ribeirão Preto anuncia black friday inédita nos cursos de pós-graduação médica

Anulação de 3 questões do Enem ocorre por “precaução”, diz ministro Leia Mais

Anulação de 3 questões do Enem ocorre por “precaução”, diz ministro

Continue Lendo

Educação

Começar um curso de pós-graduação é o desejo de 56% dos profissionais para 2026, mostra estudo

Publicado

em

iStock
iStock

Para 2026, quais os planos dos profissionais brasileiros quando o assunto são os cursos de pós-graduação? Uma pesquisa recente, divulgada pela escola de negócios Conquer, questionou centenas de pessoas de diferentes áreas e descobriu a resposta: 56% dos entrevistados gostariam de iniciar uma pós no ano que vem… e já têm algumas áreas de interesse em mente.  

 

Cursos voltados à Tecnologia e Inovação (72%) e Liderança e Gestão (44%) aparecem no topo do ranking dos mais desejados, refletindo o avanço das IAs no último ano, a crescente demanda por especialistas e a busca por líderes capazes de conduzir equipes em meio às transformações digitais.

 

O desejo de investir nos estudos em 2026, no entanto, pode esbarrar em algumas limitações práticas. Isso porque, segundo os respondentes, o custo elevado das mensalidades (52%), a falta de tempo (41%) e a dificuldade de encontrar cursos que se conectem à realidade profissional (20%) seguem como os principais obstáculos hoje, impedindo muitos profissionais de seguir com o plano de iniciar uma pós.

 

Pós-graduações: quais as expectativas dos profissionais para 2026?

Com o mercado cada vez mais competitivo e em constante transformação, crescer profissionalmente exige, junto da experiência, atualização constante — algo que os ouvidos pela Conquer reconhecem na prática. 

 

Não por acaso, quando indagados sobre como enxergam o papel da uma pós hoje, uma parcela considerável de respondentes afirmaram considerá-la fundamental para crescer no ambiente de trabalho (57%), sendo especialmente necessária para cargos estratégicos, de gestão e liderança (45%). 

 

“Os entrevistados não estão errados: em um mercado que exige diversas habilidades ligadas à visão sistêmica, condução de equipes e pensamento analítico, as pós entram como o suporte que garantirá mais repertório a quem se encaminha para cargos de liderança”, afirma Juliana Alencar, Diretora de Marketing da Conquer. “Mais do que um diploma ou certificado, trata-se de uma oportunidade de ampliar conhecimentos técnicos, aumentar a maturidade profissional e, ainda, desenvolver competências para liderar com mais segurança, assertividade e impacto.”

 

Em meio a metas e expectativas de desenvolvimento nas empresas, os planos para 2026, aliás, são muitos: seja visando um aumento de salário, mais conhecimento ou ganho de desempenho — os principais motivos para se investir em uma pós hoje —, 56% deles desejam iniciar um novo curso no próximo ano. Enquanto isso, 2 em cada 10 seguem pesquisando opções, embora admitam ainda não ter se decidido. 

 

O desafio? Três fatores, destacados pelos profissionais como os grandes obstáculos para a realização desse desejo: os custos elevados dos cursos (52%), a falta de tempo (41%) e a dificuldade de encontrar opções aplicáveis à própria realidade (20%). 

 

A menção aos altos custos, vale dizer, faz sentido: hoje, apenas 2 em cada 10 entrevistados declararam receber algum tipo de apoio financeiro de suas empresas para realizar uma pós-graduação, como bolsas ou parcerias institucionais. Já 40% descreveriam o incentivo corporativo como “médio”: até são estimulados onde trabalham, mas sem qualquer suporte financeiro — ajuda que, na opinião da maioria, os faria se sentir mais pertencentes à organização, motivados a permanecer na empresa  e dedicados ao trabalho.

 

image.png

 

Os cursos de pós-graduação mais promissores em 2026 — e como escolhê-los 

 

Da relevância para o próprio currículo às aplicações práticas das aulas, escolher um curso de pós-graduação não é uma tarefa simples… mas os entrevistados no estudo da Conquer já têm suas grandes apostas para o próximo ano — com opções que vão da Sustentabilidade à Comunicação. 

 

Diante das projeções de que dominar a IA será um diferencial ainda maior em 2026, como já antecipou o “Guia Salarial 2026”, da consultoria Robert Half, a área de maior interesse dos respondentes é a de Tecnologia e Inovação (72%), cujos cursos já focam no uso estratégico de big data, inteligência artificial e automação. 

 

Ela é seguida pelas pós-graduações em Liderança e Gestão (44%), bem como cursos diversos de aperfeiçoamento na própria área (33%), refletindo o interesse em se qualificar para posições de maior responsabilidade, trabalhar com mais autonomia e antecipar as mudanças organizacionais que tendem a se acelerar no futuro.

 

image.png

 

Independentemente da escolha da área, o que definirá a decisão final por uma pós nos próximos meses será, como indicam as respostas ao levantamento, a confiança na instituição e a percepção de retorno. Isso porque, entre os critérios mais avaliados pelos profissionais hoje, estão o reconhecimento do curso de pós-graduação pelo MEC (66%), a reputação e o feedback de ex-alunos (49%) e o valor acessível (48%) — fatores que reforçam a importância da credibilidade na escolha por uma especialização.

 

image.png

 

Metodologia 

 

Para entender as expectativas dos profissionais brasileiros em relação a pós-graduações, nas últimas semanas, foram entrevistados 500 adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet. O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.

 

Ao todo, os respondentes tiveram acesso ao total de 8 questões, que exploraram as áreas mais promissoras em 2026, os critérios considerados durante a escolha de um curso e, ainda, o papel de suas empresas na capacitação profissional dos colaboradores hoje. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados. 

 

Sobre a Conquer 

 

Fundada em 2016, a Conquer Business School é uma escola de negócios cujo objetivo é transformar a educação corporativa no Brasil, formando profissionais que fazem a diferença. Nascida da insatisfação com o ensino tradicional, hoje, a empresa conta com dezenas de cursos livres, pós-graduações e imersões práticas voltadas às competências mais exigidas pelo mercado de trabalho, como Liderança e Gestão em Tecnologia — alguns deles com módulos específicos sobre Inteligência Artificial e o suporte de ferramentas de IA, que dão feedbacks personalizados, treinam os alunos e trazem dicas do que melhorar. Até o momento, mais de 5 milhões de alunos de 125 países já foram impactados por suas aulas, ministradas por nomes de referência nas modalidades online e presencial.

Enem 2025: prazo para solicitar reaplicação de prova termina hoje Leia Mais

Enem 2025: prazo para solicitar reaplicação de prova termina hoje

Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo Leia Mais

Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo

Inscrito no Enade deve preencher questionário do estudante até sábado Leia Mais

Inscrito no Enade deve preencher questionário do estudante até sábado

Afya Leia Mais

Afya Ribeirão Preto anuncia black friday inédita nos cursos de pós-graduação médica

Anulação de 3 questões do Enem ocorre por “precaução”, diz ministro Leia Mais

Anulação de 3 questões do Enem ocorre por “precaução”, diz ministro

Continue Lendo

Educação

Inscrito no Enade deve preencher questionário do estudante até sábado

Publicado

em

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2025 para os cursos de bacharelado e superiores de tecnologia será aplicada no próximo domingo (23).

O Enade é voltado aos estudantes que estão concluindo o curso. A participação no exame é obrigatória e condição indispensável para a conclusão do curso de graduação.

Os inscritos pelas instituições de ensino superior onde estudam devem, obrigatoriamente, preencher o questionário do estudante até este sábado (22).

Realizado anualmente, o Enade é uma prova do governo federal que avalia a qualidade dos cursos da educação superior, por intermédio do desempenho dos estudantes da graduação (bacharelados e superiores de tecnologia).

Áreas avaliadas

Nesta edição, participam estudantes habilitados vinculados às áreas relativas ao grau de bacharel listadas no edital, como administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais.

Para os cursos superiores de tecnologia, o exame abrangerá as áreas de design gráfico, tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Os locais de prova já foram divulgados no Sistema Enade. O estudante deverá acessar o Portal Gov.br, com CPF e senha cadastrados.

Aplicação

A aplicação da prova seguirá o horário de Brasília e terá quatro horas de duração, conforme descrito abaixo:

  • Abertura dos portões: 12h;
  • Fechamento dos portões: 13h;
  • Início da prova: 13h30;
  • Término da prova: 17h30.

O Inep somente vai atestar a efetiva participação do estudante inscrito como concluinte habilitado ao Enade de curso de bacharelado e superiores de tecnologia a partir do preenchimento do questionário do estudante e assinatura da lista de presença na sala de prova, desde que não haja registro de eliminação.

Questionário do estudante

Para os estudantes inscritos como concluintes habilitados ao Enade de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia, o preenchimento completo do questionário do estudante é requisito necessário para a visualização do local da prova, que estará disponível para consulta no Sistema Enade.

O questionário do estudante está disponível aos inscritos no Sistema Enade para preenchimento obrigatório até este sábado.

O documento tem a função de levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos de formação.

O Inep considera os dados relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e das instituições de ensino.

A prova

As provas do Enade serão compostas por uma parte de formação geral e uma de componente específico próprio de cada área de avaliação.

A parte de formação geral terá 15 questões de múltipla escolha. Os itens se baseiam em princípios dos direitos humanos.

A parte de componente específico de cada área de avaliação terá 30 questões de múltipla escolha e uma questão discursiva. Serão avaliadas a clareza, coerência, coesão e estratégias argumentativas do texto redigido pelo candidato.

A divulgação dos gabaritos preliminares das provas objetivas está agendada para 5 de dezembro, no portal do Inep.

Resultados

Os resultados de desempenho individual nas avaliações teóricas do Enade 2025 serão disponibilizados ao estudante no Sistema Enade, por meio do boletim de desempenho do estudante em 18 de setembro de 2026.

Fonte

Enem 2025: prazo para solicitar reaplicação de prova termina hoje Leia Mais

Enem 2025: prazo para solicitar reaplicação de prova termina hoje

Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo Leia Mais

Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo

iStock Leia Mais

Começar um curso de pós-graduação é o desejo de 56% dos profissionais para 2026, mostra estudo

Afya Leia Mais

Afya Ribeirão Preto anuncia black friday inédita nos cursos de pós-graduação médica

Anulação de 3 questões do Enem ocorre por “precaução”, diz ministro Leia Mais

Anulação de 3 questões do Enem ocorre por “precaução”, diz ministro

Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.