Home Notícias Economia Economia do Amapá deve crescer 3,3% em 2024, acima do Brasil, estima Santander
Economia

Economia do Amapá deve crescer 3,3% em 2024, acima do Brasil, estima Santander

Envie
Agência Parque 10 Manaus
Santander/Divulgação
Envie

Seguindo o bom desempenho mostrado no período pós-pandemia, o Produto Interno Bruto (PIB) do Amapá deve crescer 3,3% neste ano, estima o Santander. Se confirmada a expectativa, o Estado terá crescimento acima do previsto para o PIB brasileiro, de 2% em 2024, e no mesmo patamar da média da região Norte (3,3%), a de maior crescimento percentual.

Em 2025, enquanto a economia brasileira deve se expandir em 1,8% e na região Norte 2,7%, a alta prevista para o PIB amapaense é superior: 3,3%. Os números estão em estudo especial que apresenta estimativas do Santander por estados e regiões para o horizonte de 2022 a 2025. Os últimos dados oficiais do IBGE para as economias estaduais foram publicados em 2021.

Nas projeções da instituição para os amapaenses, o PIB dos serviços vai avançar 3% neste ano e em 2025. O patamar é um pouco inferior à projeção para a região Norte (3,3%) e superior ao país (2,5%). De acordo com informações mais recentes do IBGE, os serviços são o segmento mais importante na economia do Amapá, com peso de 85,9% do total.

“Há uma expectativa de taxas de crescimento elevadas para o setor em todos os estados da região, e o Amapá está dentro deste contexto, sobretudo no segmento do varejista”, afirma Gabriel Couto, economista responsável pelo levantamento ao lado dos economistas Henrique Danyi e Rodolfo Pavan. A previsão de alta da Região Norte é de 2,6%, em 2025, enquanto a perspectiva da média nacional, no mesmo período, é de 2%.

A indústria, que responde por 12,2% da economia do estado, também vai contribuir positivamente com o PIB amapaense, que, no período de 2023 a 2025, só deve ficar atrás de Tocantins entre os estados com patamares mais elevados de crescimento no setor na região Norte. As altas são, respectivamente, de 5,2%, 5% e 5%, calcula o Santander. Os números são acima da média do Brasil e próxima da região Norte neste triênio.

Por fim, para o PIB agropecuário do Amapá, o Santander espera um crescimento em 2024 e 2025 de, respectivamente, 6% (melhor desempenho percentual da região Norte) e 3%, após uma baixa de 1% projetada para 2023. Neste ano, a expectativa da média regional é de 2,2% e a nacional é retração de 1%. Apesar dos números positivos, eles não causam um grande impacto no conjunto do PIB amapaense porque o setor agropecuário corresponde a apenas 1,9% da economia local.

Envie

Arco

Mais notícias

Artigo relacionado
Economia

Prévia da inflação oficial de agosto recua 0,14%, diz IBGE

Desconto na conta de luz, queda no preço dos alimentos e gasolina...

Economia

Hitachi anuncia nova fábrica visando data centers e energia renovável

A companhia Hitachi Energy inicia nesta terça-feira (26) a construção de nova fábrica...

Economia

Chile e Arábia Saudita retiram restrição à carne de frango do Brasil

O Chile e a Arábia Saudita retiraram as restrições para a compra...

Economia

Áreas de jazidas do pré-sal serão leiloadas em dezembro

A Pré-Sal Petróleo (PPSA) irá leiloar, no dia 4 de dezembro de...