Home Notícias Economia Economia do Amapá deve crescer 3,3% em 2024, acima do Brasil, estima Santander
Economia

Economia do Amapá deve crescer 3,3% em 2024, acima do Brasil, estima Santander

Envie
Agência Parque 10 Manaus
Santander/Divulgação
Envie

Seguindo o bom desempenho mostrado no período pós-pandemia, o Produto Interno Bruto (PIB) do Amapá deve crescer 3,3% neste ano, estima o Santander. Se confirmada a expectativa, o Estado terá crescimento acima do previsto para o PIB brasileiro, de 2% em 2024, e no mesmo patamar da média da região Norte (3,3%), a de maior crescimento percentual.

Em 2025, enquanto a economia brasileira deve se expandir em 1,8% e na região Norte 2,7%, a alta prevista para o PIB amapaense é superior: 3,3%. Os números estão em estudo especial que apresenta estimativas do Santander por estados e regiões para o horizonte de 2022 a 2025. Os últimos dados oficiais do IBGE para as economias estaduais foram publicados em 2021.

Nas projeções da instituição para os amapaenses, o PIB dos serviços vai avançar 3% neste ano e em 2025. O patamar é um pouco inferior à projeção para a região Norte (3,3%) e superior ao país (2,5%). De acordo com informações mais recentes do IBGE, os serviços são o segmento mais importante na economia do Amapá, com peso de 85,9% do total.

“Há uma expectativa de taxas de crescimento elevadas para o setor em todos os estados da região, e o Amapá está dentro deste contexto, sobretudo no segmento do varejista”, afirma Gabriel Couto, economista responsável pelo levantamento ao lado dos economistas Henrique Danyi e Rodolfo Pavan. A previsão de alta da Região Norte é de 2,6%, em 2025, enquanto a perspectiva da média nacional, no mesmo período, é de 2%.

A indústria, que responde por 12,2% da economia do estado, também vai contribuir positivamente com o PIB amapaense, que, no período de 2023 a 2025, só deve ficar atrás de Tocantins entre os estados com patamares mais elevados de crescimento no setor na região Norte. As altas são, respectivamente, de 5,2%, 5% e 5%, calcula o Santander. Os números são acima da média do Brasil e próxima da região Norte neste triênio.

Por fim, para o PIB agropecuário do Amapá, o Santander espera um crescimento em 2024 e 2025 de, respectivamente, 6% (melhor desempenho percentual da região Norte) e 3%, após uma baixa de 1% projetada para 2023. Neste ano, a expectativa da média regional é de 2,2% e a nacional é retração de 1%. Apesar dos números positivos, eles não causam um grande impacto no conjunto do PIB amapaense porque o setor agropecuário corresponde a apenas 1,9% da economia local.

Envie
Artigo relacionado
Santander inicia atendimento aos 65,8 mil servidores municipais e aposentados de Fortaleza
Economia

Santander inicia atendimento aos 65,8 mil servidores municipais e aposentados de Fortaleza

O Santander Brasil dá mais um passo para estreitar os laços com...

XP seleciona profissionais para assessoria de investimentos em João Pessoa
Economia

XP seleciona profissionais para assessoria de investimentos em João Pessoa

Programa XP Future, que transforma pessoas com perfil comercial em assessores de...

Novidades para o setor de festas na Expo Noivas e Debutantes no RioMar Recife
Economia

Novidades para o setor de festas na Expo Noivas e Debutantes no RioMar Recife

Pela primeira vez, a Expo Noivas e Debutantes, uma das feiras mais...