Home Notícias EBC apresenta comunicação integrada para profissionais do governo
Notícias

EBC apresenta comunicação integrada para profissionais do governo

Envie
© Divulgação/Secom-PR
Envie

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) organizou evento nesta quarta-feira (16) em que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) apresentou seu trabalho e expertise em comunicação integrada às equipes que formam o Sistema de Comunicação do Governo Federal (SICOM).

Intitulado de ‘Conexões SICOM – a transformação começa aqui’, o evento foi o primeiro de uma série realizada pela Secom e aconteceu no anexo do Palácio do Planalto em Brasília (DF).

O ‘Conexões SICOM’ é uma iniciativa da Secom volta à formação continuada, troca de experiências e fortalecimento da atuação estratégica da comunicação pública e governamental para funcionários do governo. A EBC foi a instituição que inaugurou o ciclo de palestras.

“O início desse ciclo com a participação da EBC é um grande marco. A EBC faz a comunicação chegar na ponta e consegue levar conteúdos para veículos do interior do país, por exemplo. Trata-se de um grande disseminador da comunicação pública e tem suma importância na comunicação brasileira como um todo”, afirmou o secretário de Comunicação Institucional da Secom/PR, Paulo Brito.

Redes Sociais 

A superintendente de Comunicação Digital e Mídias Sociais da EBC, Nicole Briones, falou sobre a estratégia da empresa nas plataformas digitais, destacando a importância do conteúdo público de qualidade nas redes.

Ela apresentou dados de alcance e engajamento, ressaltando a necessidade de adaptar a linguagem para diferentes públicos e formatos.

“A EBC opera mais de 30 perfis nas redes sociais. Temos um verdadeiro ecossistema online e essa capilaridade é a base da nossa estratégia”, frisou Nicole Briones, pontuando que atualmente são mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais da EBC, e 500 milhões de visualizações apenas no último trimestre.

Foram apresentados cases de sucesso de conteúdos que ganharam notoriedade nas plataformas e conquistaram o público. Um deles é o trabalho realizado no TikTok para engajar os mais jovens.

No braço governamental, com a atuação de perfis como o do Canal GOV, destacam-se as transmissões ao vivo dos atos do Presidente da República, tutoriais que explicam como acessar políticas públicas e conteúdos informativos que promovem o engajamento cidadão.

A EBC é finalista na 3ª edição do Prêmio Social Media Gov, principal premiação de comunicação em redes sociais do setor público. Organizado pela plataforma WeGov, o prêmio seleciona as principais referências em boas práticas na comunicação pública.

Jornalismo público 

O gerente executivo de Jornalismo da TV Brasil, Marcio Motta, compartilhou experiências do telejornalismo público e os desafios enfrentados para garantir uma cobertura plural, equilibrada e de interesse social.

“Atualmente, são cerca de duas horas diárias de notícias na programação da TV Brasil, incluindo os carros-chefes Repórter Brasil Tarde, Repórter Brasil e os boletins que são produzidos ao longo do dia”, informou Motta.

A importância das Rádio Nacional, Rádio MEC e da Agência Brasil foi mencionada, com números que demonstram o crescimento dos veículos. Na Agência Brasil, por exemplo, houve um crescimento de 20% no número de usuários e 91 milhões de visualizações em 2024.

As coberturas especiais realizadas pela EBC, como a da Cúpula do G20 e do G20 Social, no ano passado, foram destacadas como evidências da capacidade da empresa de pautar grandes debates e contribuir para a formação da consciência crítica das pessoas.

Serviços de Comunicação

O gerente executivo de Serviços de Jornalismo, Humberto Rezende, apresentou a Rede Gov.

“Essa á uma estrutura oficial de comunicação do governo federal, responsável por ampliar o alcance das ações do Executivo junto à sociedade e aos veículos de imprensa, por meio de uma programação multiplataforma e entrega de conteúdo confiável, estratégico e de interesse público”, comentou Rezende.

A Rede Gov é formada pelo Canal Gov, Rádio Gov, Agência Gov e A Voz do Brasil.  

Durante a apresentação, Rezende destacou os principais programas voltados à divulgação de governo, a exemplo do Bom Dia, Ministro, Brasil em Dia e a própria A Voz do Brasil.

Também foi apresentado o catálogo de serviços e as oportunidades de convergência com pautas de todo o governo federal.

Fonte

Envie
Artigo relacionado
Notícias

Auddas estreia no G4 Day Fortaleza com bate papo e livro gratuito para empreendedores

Presença no maior evento de negócios da cidade vai gerar aproximação com...

Notícias

Mega-Sena: Dupla de Páscoa pagará R$ 50 milhões

Já está em R$ 50 milhões a estimativa da Caixa Loterias para...

Notícias

Agentes da PRF morrem durante perseguição no Rio de Janeiro

Três agentes da Polícia Rodoviária Federal do Rio de Janeiro morreram em...

Notícias

Abril Verde alerta para alta de afastamentos por transtornos mentais

“Segurança no trabalho também é emocional”, destaca terapeuta Mario Lopes O mês...