Manutenção, documentos e boas fotos são indispensáveis para a revenda de uma moto seminova
O comércio de automóveis seminovos nunca esteve tão movimentado quanto nos últimos anos, especialmente no segmento de motocicletas. Segundo um levantamento feito pela OLX, apenas no ano de 2020 houve um aumento de 12% no volume de negociações de veículos seminovos, e esses números crescem a cada ano.
Para quem procura se desfazer de uma motocicleta, seja por não usar com tanta frequência, para reduzir custos, ou para juntar dinheiro e investir em um modelo mais novo, é preciso seguir algumas dicas essenciais para ter sucesso na revenda de sua moto pelo melhor preço possível. Confira algumas dessas dicas:
Defina qual será a estratégia de venda
Para revender uma moto, existem diversas maneiras, cada uma com suas vantagens e desvantagens, e todas devem ser muito bem analisadas para realizar o melhor negócio. Uma das maneiras mais comuns é vender diretamente a uma concessionária de veículos seminovos. A vantagem é que a venda está praticamente garantida – a não ser que existam problemas sérios mecânicos e de aparência na moto que impeçam a venda; a desvantagem é que a concessionária sempre irá pagar abaixo do valor de tabela do veículo.
Outra maneira é anunciar a moto em sites especializados de compra e venda de veículos, pois nesses sites o proprietário pode escolher o preço que quiser de venda, salvo uma pequena porcentagem da venda, que fica retida no site. No entanto, deve se empenhar mais para a divulgação do anúncio para concluir a venda.
Manutenção e aparência da moto
Um ponto muito importante para a revenda de qualquer veículo é cuidar da aparência e da manutenção do bem. Uma moto toda arranhada, com escapamento furado, quadro torto, sem freio e com o farol queimado tem um poder apelativo de venda muito inferior, se comparado com uma moto que teve todas as suas revisões feitas com cuidado, com poucas avarias estéticas e está segura para rodar sem quebrar no meio do caminho.
Em muitos casos, vale a pena desembolsar uma quantia de dinheiro para deixar o veículo apresentável e poder revendê-lo por um valor maior.
Fotos bem tiradas
Em qualquer anúncio online, quanto maior for a qualidade das fotos, maior será a atenção do público interessado em comprar o veículo. Portanto, investir em uma boa sessão de fotos, com boa iluminação e atenção aos detalhes, pode ser a diferença no sucesso da venda.
Fotos que mostram em detalhes a qualidade do escapamento, a conservação da pintura e de partes plásticas do veículo, o painel e o motor garantem maior segurança para quem está comprando o veículo, para não ter nenhuma surpresa após a compra.
Documentação em dia
Esse ponto é de extrema importância, pois é preciso ter muita atenção para a revenda de qualquer veículo para que toda a sua documentação esteja atualizada, em dia e com todos os débitos pagos – isso vale inclusive para quem tem uma moto de leilão para vender. Todo o processo, desde o edital até o arremate, deve constar junto dos documentos do veículo.
É preciso se atentar a datas de vencimento e pagamento do IPVA, licenciamento, DPVAT, transferência veicular e CRV, além de constar uma cópia da CNH e comprovante de residência do antigo proprietário para a venda do veículo. A dica essencial é sempre procurar um despachante confiável para executar toda a checagem de documentos e taxas para não deixar nada passar em branco.