Home Notícias Ceará DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO
CearáSaúde

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

Envie
DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO
Envie

Atendimento da medicina do trabalho age rápido e salva vida de colaborador

Tudo começou com um suor frio, mandíbula travada e um incômodo no peito. Esses sintomas fizeram Ricardo Barcelos, coordenador de desenvolvimento, a buscar ajuda profissional no SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). Os sintomas não eram os mais comuns, mas a equipe médica do trabalho, sugeriu que o coordenador fosse a uma emergência hospitalar, pois já existia a suspeita de infarto.

“O colaborador nos procurou com indicativos de que poderia ser um infarto. Ele foi prontamente atendido e encaminhado ao pronto socorro. Já no Hospital o diagnóstico de infarto foi constatado e os procedimentos necessários para a sua recuperação, iniciados”, relata o médico do trabalho, Rômulo Rodrigues.

Popularmente conhecido como ataque do coração, o infarto agudo do miocárdio pode chegar de repente e levar o paciente à morte. Ele acontece quando há a obstrução de uma das artérias coronárias que irrigam o coração. 

Um levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) mostra que, entre 2008 e 2022, o número de internações por infarto aumentou no Brasil. Entre os homens, a média mensal passou de 5.282 para 13.645, alta de 158%. Entre as mulheres, a média foi de 1.930 para 4.973, aumento de 157%.

Alguns fatores aumentam os riscos de infarto,explica o médico do trabalho, Rômulo Rodrigues. “O infarto do miocárdio normalmente acontece em populações mais idosas, acima do peso, com pressão alta, diabetes mellitus, elevações do colesterol, sedentarismo e tabagismo”, diz.

No entanto, Barcelos alerta que teve a doença mesmo sem fazer parte do grupo de risco, já que mantém uma alimentação balanceada, faz atividades físicas, não bebe, não fuma e nem tem histórico na família. “Por não ter o perfil de um cardiopata, nunca me preocupei em fazer exames de coração. Sempre fiquei atento em cuidar da minha alimentação, fazer atividade física e manter uma vida saudável. Agora, além de incluir os exames de coração no meu check-up, indico que todos façam também”, diz o colaborador.

Hoje, 29 de setembro, é a data criada para alertar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares e dar dicas de como preveni-las. Neste ano, a campanha tem como tema: “Use seu coração para se conectar com a sua saúde”.

Após o retorno ao trabalho, o coordenador de desenvolvimento continua sendo  acompanhado pelo SESMT.  “Eu queria voltar a trabalhar um pouco antes, mas o médico do trabalho não deixou. Quando retornei, fiz o ASO e levei os exames que tinha feito recentemente com o cardiologista. Estamos sempre em comunicação”, relata.

Aliviado por esse desafio vencido em sua vida, Barcelos demonstra uma imensa gratidão por todo o carinho e cuidado que recebeu nos 25 dias de internação. “Agradeço a Deus, minha adorada esposa, que foi uma guerreira, meus familiares, meus companheiros do ISGH pela orações e todos que torceram pela minha recuperação”, finaliza.

Envie
Artigo relacionado
Saúde

Leve Saúde realiza evento gratuito nesse sábado (26) para celebrar o mês da saúde

A Arena Leve contará com aulas, café da manhã, serviços de odontologia,...

Saúde

Famílias reagem a veto de terapias hormonais para menores

Chloe Stanley tem 12 anos de idade e mora com a mãe,...

Saúde

Governo quer conectar todas Unidades de Saúde Indígena até 2026

O governo federal planeja interconectar todas as unidades de saúde indígena do...

Saúde

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Três decisões estratégicas, anunciadas há cerca de dez dias, vão ao encontro...