Para mostrar a força e união entre trancistas e admiradores dessa arte, no dia 06 de junho, a partir das 10h, o Museu da História da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) será palco da festa de comemoração ao Dia da Pessoa Trancista. O evento organizado pela iniciativa Trançaterapia, tem como objetivo acolher esses profissionais, promover networking, além da troca de energia positiva para celebrar este dia.
Com uma programação elaborada para destacar a ascendência negra, o evento acontecerá até às 17h e vai contar com café da manhã colaborativo, workshop, almoço, roda de conversa, desfile e uma roda de samba. Vale destacar que cada participante deve levar algo para contribuir com essa primeira refeição do dia e a venda para almoço será feita no local.
Gabriela Azevedo, idealizadora do projeto, falou sobre a importância e alegria de realizar um evento como esse, que servirá como fator de força e união, principalmente entre trancistas.
“Acredito muito no coletivo e é isso que tem feito com que o mundo das tranças prospere. Essa edição especial e colaborativa foi criada e realizada por trancistas e admiradores bem como por amigos e parceiros, que mostram a força da união, que tanto me deixa feliz” expressou Gabriela.
Durante esse primeiro momento de contato, será apresentado o projeto voltado para a maternidade, lançando um olhar para a importância da rede de apoio e para os cuidados com a saúde mental dessas mulheres, liderado por Pollyne.
O workshop será dividido em duas partes, sendo teoria e prática. No modo
teórico, as pessoas presentes contarão com a presença da matriarca da Casa Mulheres de Pedra, Leila, que levará um um novo olhar para o consumo, refletindo sobre o combate ao racismo, a partir de uma perspectiva da economia criativa, solidária e comunitária. Haverá, ainda, a participação de Drika Santos abordando a questão da sustentabilidade em um negócio lucrativo.
Já no módulo prático, Gabriela Azevedo abordará a questão do impacto
socioambiental no trabalho das trancistas e para isso, ela utilizará dreads sintéticos removíveis, para proporcionar maior entendimento entre os participantes. Ressaltando que a oficina será realizada com material reutilizado e cada trancista deve levar material próprio, recomenda-se agulha 0.6 ou 0.75 e fibra. Após a manhã solidária, terá início o “Tô Contigo, Trancista”, momento que contará com sorteios.
A Roda de Conversa com o tema: “Tranças como ferramenta para uma educação antirracista” acontecerá na período da tarde, com a participação de Marcele Oliver,
Cássia Marinho e Patricia Albino. Ainda durante a segunda parte do dia, o desfile de penteados, intitulado “Realeza combina com uma Preta”, por Elaine Martins, promete prender a atenção de todos e levar muito conhecimento e entretenimento.
Quem for prestigiar o evento também vai contar com muita música, porque vai acontecer o “Samba da Trancista” com Bruna de Paula, Tati Gomes e Grupo Dois Toques. É importante destacar que todas as atividades serão totalmente gratuitas.
Confira a programação completa:
Ascendência Negra
Tema: Dia da Pessoa Trancista
Programação:
10:00h – Abertura do Evento com o Café da Manhã Colaborativo com as Mães de
Wakanda
11:00h – Workshop Solidário
12:00 – Almoço
13:30h – Roda de Conversa
14:30h – Desfile
15:30h – Samba da Trancista
17h – Encerramento da Atividade
Serviço:
Dia da Pessoa Trancista
Local: Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira(MUHCAB)
Endereço: Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa – Rio de Janeiro (próximo à Central do Brasil e Cidade do Samba)
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/dia-da-pessoa-trancista/2002570?fbclid=PAAaZBN4Rr0TQeZLlyVRIPJZFT7CSfwrHFxigJZk9AYSZukwELHejnBEKdQ3Q
Evento gratuito