Home Cultura Dia da Pessoa Trancista será realizado com festa e troca de conhecimentos no Rio de Janeiro
Cultura

Dia da Pessoa Trancista será realizado com festa e troca de conhecimentos no Rio de Janeiro

Envie
Dia da Pessoa Trancista será realizado com festa e troca de conhecimentos no Rio de Janeiro
Envie

Para mostrar a força e união entre trancistas e admiradores dessa arte, no dia 06 de junho, a partir das 10h, o Museu da História da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) será palco da festa de comemoração ao Dia da Pessoa Trancista. O evento organizado pela iniciativa Trançaterapia, tem como objetivo acolher esses profissionais, promover networking, além da troca de energia positiva para celebrar este dia.

Com uma programação elaborada para destacar a ascendência negra, o evento acontecerá até às 17h e vai contar com café da manhã colaborativo, workshop, almoço, roda de conversa, desfile e uma roda de samba. Vale destacar que cada participante deve levar algo para contribuir com essa primeira refeição do dia e a venda para almoço será feita no local.

Gabriela Azevedo, idealizadora do projeto, falou sobre a importância e alegria de realizar um evento como esse, que servirá como fator de força e união, principalmente entre trancistas.

“Acredito muito no coletivo e é isso que tem feito com que o mundo das tranças prospere. Essa edição especial e colaborativa foi criada e realizada por trancistas e admiradores bem como por amigos e parceiros, que mostram a força da união, que tanto me deixa feliz” expressou Gabriela.

Durante esse primeiro momento de contato, será apresentado o projeto voltado para a maternidade, lançando um olhar para a importância da rede de apoio e para os cuidados com a saúde mental dessas mulheres, liderado por Pollyne.

O workshop será dividido em duas partes, sendo teoria e prática. No modo
teórico, as pessoas presentes contarão com a presença da matriarca da Casa Mulheres de Pedra, Leila, que levará um um novo olhar para o consumo, refletindo sobre o combate ao racismo, a partir de uma perspectiva da economia criativa, solidária e comunitária. Haverá, ainda, a participação de Drika Santos abordando a questão da sustentabilidade em um negócio lucrativo.

Já no módulo prático, Gabriela Azevedo abordará a questão do impacto
socioambiental no trabalho das trancistas e para isso, ela utilizará dreads sintéticos removíveis, para proporcionar maior entendimento entre os participantes. Ressaltando que a oficina será realizada com material reutilizado e cada trancista deve levar material próprio, recomenda-se agulha 0.6 ou 0.75 e fibra. Após a manhã solidária, terá início o “Tô Contigo, Trancista”, momento que contará com sorteios.

A Roda de Conversa com o tema: “Tranças como ferramenta para uma educação antirracista” acontecerá na período da tarde, com a participação de Marcele Oliver,
Cássia Marinho e Patricia Albino. Ainda durante a segunda parte do dia, o desfile de penteados, intitulado “Realeza combina com uma Preta”, por Elaine Martins, promete prender a atenção de todos e levar muito conhecimento e entretenimento.

Quem for prestigiar o evento também vai contar com muita música, porque vai acontecer o “Samba da Trancista” com Bruna de Paula, Tati Gomes e Grupo Dois Toques. É importante destacar que todas as atividades serão totalmente gratuitas.

Confira a programação completa:

Ascendência Negra

Tema: Dia da Pessoa Trancista

Programação:

10:00h – Abertura do Evento com o Café da Manhã Colaborativo com as Mães de
Wakanda
11:00h – Workshop Solidário
12:00 – Almoço
13:30h – Roda de Conversa
14:30h – Desfile
15:30h – Samba da Trancista
17h – Encerramento da Atividade

Serviço:

Dia da Pessoa Trancista

Local: Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira(MUHCAB)

Endereço: Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa – Rio de Janeiro (próximo à Central do Brasil e Cidade do Samba)

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/dia-da-pessoa-trancista/2002570?fbclid=PAAaZBN4Rr0TQeZLlyVRIPJZFT7CSfwrHFxigJZk9AYSZukwELHejnBEKdQ3Q

Evento gratuito

Envie
Artigo relacionado
Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”
Cultura

Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”

Publicado pela editora FinAppLab, a obra conta como a autora transformou desafios...

Capa do EP SOUL EU, de João Loroza
CulturaEntretenimentoFamososMúsica

João Loroza navega entre o amor e o desejo em seu novo EP: “SOUL EU”

Multiartista reflete sobre as subjetividades das relações afetivas, em especial do povo...

Juntas Conference reúne mais de 12 mil mulheres no Maracanãzinho
Cultura

Juntas Conference reúne mais de 12 mil mulheres no Maracanãzinho

(Foto: Marlon Falcão) 2ª edição do evento foi promovida pelas pastoras Camila...