Home Notícias Educação Dia da Escola – Como otimizar a gestão escolar?
Educação

Dia da Escola – Como otimizar a gestão escolar?

Envie
Foto Imagem
Divulgação
Envie

Competências como a liderança, o engajamento e a inteligência emocional podem auxiliar neste desafio

É preciso mergulhar na essência comportamental e em técnicas práticas da pedagógica, com exemplos aplicáveis, narrativas inspiradoras, frases impactantes e dicas para que possamos ter, de fato, uma abordagem criativa e eficaz no processo ensino-aprendizagem.

Estudar a prática pedagógica no Brasil é adentrar um universo vasto e complexo. Só a Educação Básica – que engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio — tem cerca de 180 mil escolas, 2 milhões de professores e 48 milhões de alunos, uma magnitude inegável, pelo menos foi o que o Censo Escolar de 2020, realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) levantou, e as dificuldades se amplificam diante da infraestrutura precária em muitas escolas, da formação profissional insuficiente e da baixa remuneração dos docentes.

Realmente, a rotina educacional não é fácil, mas cheia de agruras, e uma frase de Leon Tolstói talvez explique a desistência de muitos gestores e docentes: “Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira”. Mas qual seria o caminho então? Abandonar essa missão? Bem, há uma frase do Walt Disney que diz: “A diferença de ganhar e perder, na maioria das vezes, é não desistir”.

A verdadeira essência da educação não reside apenas no ato de ensinar, mas na efetividade da aprendizagem. E em meio a esse panorama desafiador, Erik Penna, que é palestrante e escritor com forte atuação do segmento de educação, compartilha 3 competências essenciais que podem otimizar a gestão escolar. Confira:

1- Gestão das pessoas

Um gestor deve atuar como um grande líder, aquele que dá o exemplo, inspira e transforma pessoas e resultados. E mesmo diante de tantos afazeres do cotidiano escolar, deve privilegiar atividades que motive e reconheça as boas práticas de docentes e alunos. O gestor de sucesso é um especialista em pessoas, aquele que propicia uma troca saudável de experiências, alternando momentos de cobrança com os de celebração. O psicanalista francês Jacques Lacan disse uma vez: a fonte de todo desejo é ser desejado. Cobre muito, mas reconheça e celebre as vitórias. Quando foi a última vez que você enalteceu as conquistas e comemorou com sua equipe?

2- Gestão do conteúdo

A educação não acontece quando o professor ensina, ela é efetiva quando o aluno aprende. Há no Brasil escolas do século 19, professores do século 20 e alunos do século 21, por isso o processo ensino-aprendizagem deve estar em constante evolução e o gestor deve incentivar cada vez mais a apresentação de Aulas 3is:

Interessante: ensinando com exemplos práticos, atuando com poder de síntese e destacando para os alunos o assunto mais relevante de cada aula; Interativa: na qual o aluno possa ser protagonista, deixando de ser apenas um ouvinte, afinal, é quando os olhos param, que a aprendizagem começa; Inesquecível: com um conteúdo humanizado, com histórias, e que valorize o que mais importa, as pessoas.

Vale lembrar que, o melhor professor não é aquele que mais sabe, é o que melhor ensina.

3- Gestão das emoções

Há escolas com muito conteúdo e pouca alegria, muitas páginas e nenhum sorriso. É fundamental engajar e cuidar de quem cuida dos alunos. Valorizar a acolhida, dedicar um precioso tempo para conversar olho no olho, afinal, com a pressa e a correria na escola, tem gente que olha, mas não vê. O ambiente escolar deve ser um lugar no qual o conhecimento caminha com a alegria. O gestor como o professor, deve ser um multiplicador do otimismo, encorajador de sonhos, afinal, liderar é sobre ensinar, inspirar e transformar vidas.

Erik Penna é empreendedor, palestrante, escritor, especialista em empreendedorismo e autor best-seller. 

É responsável por obras como Motivação Nota 10, O Dom de Motivar na Arte de Educar e lança neste mês de março ‘Alegria para ensinar e transformar vidas’.

Mais que um livro, a obra representa um verdadeiro guia que mergulha na essência pedagógica, traz uma reflexão capaz de resgatar a paixão pela prática docente e dicas incríveis e práticas para o profissional criar aulas 3is: interessantes, interativas e inesquecíveis.

 

 

Envie
Artigo relacionado
Educação

Mulheres terão pelo menos metade das vagas na segunda fase do CNU 2025

Uma das novidades da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU),...

Educação

Olimpíada de Matemática premia quase 8.500 estudantes de todo o país

A cerimônia nacional de premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das...

Educação

CNU dos Professores: prazo para solicitar isenção de taxa começa hoje

O prazo para os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição...

Educação

Inscrição para certificador de provas do Inep é prorrogada até dia 7

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou...