Nove peças teatrais em um só dia!
Uma maratona teatral em favor dos estudantes que vão prestar vestibular
Nove peças teatrais das obras literárias da Fuvest 2025 serão encenadas em um único dia, os estudantes terão acesso a obras de Machado de Assis, Eça de Queiroz, Milton Hatoum Cecília Meireles e demais autores
Dia 15 de setembro, domingo, no Teatro Bradesco, das 8h às 21h30
Ampliar o repertório cultural dos estudantes com ênfase nos clássicos da literatura é o principal argumento da comissão que seleciona as obras para a prova da FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular) responsável pela seleção de estudantes para a Universidade de São Paulo (USP), uma das universidades mais renomadas da América Latina.
A literatura acompanha os fluxos comportamentais da sociedade e neles temáticas plurais como exclusão e inclusão, diversidade e conflitos identitários estarão na pauta da prova.
O reflexo na literatura, sua compreensão, capacidade de interpretação e análise
crítica das obras são habilidades testadas no vestibular.
Pensando nos alunos que nem sempre conseguem ler todas as obras indicadas e na aproximação com a plateia que só o teatro é capaz, o ator paulista Jefferson Brito Delgado, mais conhecido pelo nome artístico Jeffé, fundador da Cia de Teatro Letra Jovem, dedicada à pesquisa da linguagem teatral nas suas diversas formas de expressão estética, concebeu a Maratona Teatral Fuvest 2025, que acontece no dia 15 de setembro, domingo, das 8h às 21h30, no Teatro Bradesco.
Nesse dia, estudantes de estados diversos do País vem a São Paulo para conhecer de perto o enredo dos livros obrigatórios na lista da Fuvest.
Após cada apresentação, uma equipe de professores de literatura faz análise das obras encenadas com o público respondendo a questões das duas fases do vestibular.
Programação:
08h – Quincas Borba – Machado de Assis
09:30h – A ilustre casa de Ramires – Eça de Queirós
11h – Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana
13h – Show do Drummond – Alguma Poesia
14:30h – Dois irmãos – Milton Hatoum
16h – Romanceiro da inconfidência – Cecília Meireles
17:30h – Os ratos – Dyonélio Machado
19h – Marília de Dirceu – Tomás Antônio Gonzaga
20:30h – Água funda – Ruth Guimarães
Cia de Teatro Letra Jovem – Com 30 anos de existência a Cia mantém um trabalho contínuo de investigação, produção, montagens e apresentações de espetáculos nos mais diversos estilos e técnicas. Também realizam Cursos, oficinas e workshops. É a única companhia teatral do Brasil a encenar todas as
obras exigidas pela FUVEST com espetáculos pensados para maximizar a compreensão e retenção dos temas literários.